Acesse o conteúdo

Curso semipresencial: como funciona? Entenda essa modalidade!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Curso semipresencial: como funciona? Entenda essa modalidade!

Na hora de se matricular no ensino superior, uma dúvida surge: apostar na modalidade EaD ou na modalidade presencial? Essa dúvida é comum porque, enquanto uma modalidade de ensino oferece flexibilidade de horário e economia, a outra proporciona a experiência da sala de aula. Mas e se você puder aproveitar as vantagens dessas duas modalidades ao mesmo tempo? É isso o que acontece em um curso semipresencial.

Por isso, essa modalidade semipresencial é ideal para quem precisa de uma maior flexibilidade de horário, porém sem perder o contato com colegas e professores em encontros presenciais. Se esse é o seu caso, continue a leitura e entenda o que é e como funciona a faculdade semipresencial em Curitiba e por que investir nessa modalidade de ensino é uma boa ideia. Confira agora!

O que é um curso semipresencial

Um curso com aula semipresencial é uma modalidade de ensino que une os maiores benefícios de uma graduação EaD (flexibilidade de horário, mensalidade mais acessível, desenvolvimento de habilidades socioemocionais relevantes para o mercado, protagonismo do aluno, etc.) e de um curso presencial (experiência de sala de aula, contato presencial com professores e colegas, uso da infraestrutura do campus, entre outros).

Portanto, um curso semipresencial proporciona alguns encontros presenciais aos alunos, assim como conteúdos online para serem estudados em casa. Dessa forma, o estudante deve frequentar o campus apenas alguns dias da semana e assumir o compromisso de estudar, em casa, o material online disponível para cumprir a carga horária do curso.

Confira algumas informações relevantes que vale a pena destacarmos sobre a modalidade semipresencial:

  • é obrigatório estar nos encontros presenciais;
  • é essencial que o aluno estude a distância, além do estudo das aulas presenciais;
  • o diploma tem o mesmo reconhecimento do curso presencial e da modalidade EaD;
  • o aluno pode contar com toda a estrutura física do campus sempre que quiser.

Agora que você já entendeu o que é uma graduação semipresencial, siga com a leitura e entenda como funciona a faculdade semipresencial em Curitiba. Leia até o final e tire todas as suas dúvidas!

Como funciona a faculdade semipresencial

Quem opta pela modalidade semipresencial na Universidade Tuiuti do Paraná conta com aulas 40% EaD e 60% presenciais. Dessa forma, o estudante é protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem ao estudar o conteúdo em casa, utilizando os materiais fornecidos na plataforma online, e reforçar e discutir os assuntos aprendidos nas aulas presenciais com os seus colegas e professores.

Ou seja, a faculdade semipresencial funciona da seguinte forma: o estudante tem acesso a um ambiente online com diversos materiais que o auxiliam nos estudos. Logo, o estudante acessa esse ambiente e estuda de acordo com a sua agenda e flexibilidade de horário, respeitando a sua própria forma de se organizar e aprender. Então, durante os encontros presenciais, o aluno reforça o que aprendeu, tira dúvidas, conta com o apoio presencial do professor, usufrui da infraestrutura do campus e coloca a teoria em prática. 

É importante enfatizarmos que a carga horária de todos os cursos semipresenciais da Tuiuti são cumpridas com 40% de aulas EaD e 60% de aulas presenciais. Por isso, nos dias em que não houver aula presencial, o aluno deverá continuar os estudos por meio do ambiente virtual de aprendizagem.

A Tuiuti conta com opções de cursos com encontros presenciais durante a semana (segunda a quarta-feira) ou aos finais de semana (sexta e sábado). Sendo assim, confira a relação de cursos semipresenciais da Tuiuti e os dias dos encontros presenciais, bem como as opções de graduação semipresencial tanto durante a semana quanto aos finais de semana.

Cursos semipresenciais com encontros presenciais durante a semana

Conheça as opções de curso para quem deseja fazer uma faculdade semipresencial em Curitiba e prefere realizar os encontros presenciais de segunda a quarta-feira.

Cursos semipresenciais com encontros presenciais aos finais de semana

Conheça as opções de curso para quem deseja fazer uma faculdade semipresencial em Curitiba e prefere realizar os encontros presenciais aos finais de semana (sexta e sábado).

Portanto, quem deseja fazer uma faculdade semipresencial em Curitiba conta com uma ampla gama de cursos e toda a qualidade e eficiência da Tuiuti, tanto no período de estudos online quanto nos encontros presenciais. Além do mais, vale a pena ressaltarmos que os alunos do curso semipresencial da Tuiuti podem usufruir da infraestrutura do campus sempre que necessário.

Por que fazer uma graduação semipresencial

Muitos alunos do ensino superior optam por um curso semipresencial, e existem diversos motivos para isso. Afinal, como dito neste texto, essa modalidade de ensino proporciona os principais benefícios dos cursos EaD e dos cursos presenciais de uma só vez.

Mas se você ainda está em dúvidas quanto à escolha certa para você, confira alguns dos principais motivos para fazer uma graduação semipresencial:

  • maior flexibilidade de horário;
  • interação de forma presencial com os professores e com os outros alunos;
  • experiências presenciais que enriquecem o aprendizado;
  • autonomia no processo de ensino-aprendizagem por meio do estudo online;
  • não existe a necessidade de ir à faculdade todos os dias;
  • economia de tempo e dinheiro gastos com a locomoção;
  • possibilidade de acessar os conteúdos do curso em qualquer hora e em qualquer lugar;
  • economia financeira, pois as mensalidades são mais econômicas quando comparadas com um curso 100% presencial;
  • é possível usufruir da infraestrutura da universidade sempre que necessário;
  • o diploma é valorizado no mercado de trabalho;

Logo, está claro o que é e como funciona um curso semipresencial, bem como quais são os principais motivos para optar por essa modalidade na hora de conquistar o seu diploma de ensino superior em Curitiba.

Não espere mais! Faça, agora mesmo, a sua inscrição no vestibular da Universidade Tuiuti do Paraná!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *