Curso EaD: as 8 percepções sobre a modalidade de ensino

Curso EaD: as 8 percepções sobre a modalidade de ensino

O curso EaD é uma nova modalidade de ensino que surgiu com os avanços tecnológicos e a invenção da internet, certo? Errado! Saiba que o ensino a distância existe antes mesmo da invenção do computador. Os primeiros cursos a distância no Brasil eram realizados por meio de correspondências. Dessa forma, com a criação de novos recursos tecnológicos, essa modalidade de ensino foi se aprimorando e se tornando cada vez mais popular.

De acordo com os dados do Censo de Educação Superior 2018, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o número de vagas do ensino superior a distância superou pela primeira vez o número de vagas da modalidade presencial.

Sendo assim, as instituições de ensino e o mercado de trabalho estão preparados para essa modalidade que ganha cada vez mais interesse por parte dos alunos. Por isso, conheça as 8 percepções sobre a modalidade de ensino EaD no Brasil.

O que é o curso EaD

A sigla EaD é a abreviação de “educação a distância”, ou seja, é a modalidade de ensino em que o aluno não precisa estar presente fisicamente no mesmo lugar e hora que o professor e outros colegas.

Atualmente, é possível que o processo de ensino-aprendizagem aconteça por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Portanto, o aluno pode assistir às aulas em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar, desde que tenha acesso à internet e um dispositivo eletrônico como computador, smartphone ou tablet.

O que não é o curso EaD

A educação a distância não é apenas um conjunto de videoaulas. O aluno do ensino superior EaD não se limita apenas a assistir videoaulas  gravadas, pois a instituição de ensino fornece uma experiência completa ao estudante. Logo, os cursos de graduação a distância possibilitam a interação com professores e colegas, o contato com tutores, acesso à fóruns, e-mails, conteúdo teórico e prático, aulas ao vivo, encontros presenciais, entre outros.

Dessa forma, o futuro profissional conta com um curso completo, com a mesma carga horária, matriz curricular e qualidade do ensino presencial.

A democratização do ensino superior

Acredita-se que os cursos a distância são uma ótima ferramenta para a democratização do ensino. Afinal, a flexibilidade do curso e as mensalidades mais econômicas transformam a modalidade em uma ótima opção de qualificação profissional para quem precisa conciliar os estudos com uma rotina de trabalho e também para quem não pode pagar mensalidades mais caras.

É exatamente por isso que a educação a distância democratiza o ensino superior, pois permite maior qualificação profissional para todas as classes sociais e econômicas.

A autonomia no processo de ensino-aprendizagem

O ensino a distância oferece autonomia ao aluno no processo de ensino-aprendizagem. Isso porque é o aluno quem determina o seu tempo e ambiente de estudo, pode rever as aulas quantas vezes quiser e se organizar de acordo com sua rotina e a sua melhor maneira de aprender.

Portanto, é fundamental que o aluno seja disciplinado e faça um bom gerenciamento do seu tempo.

A valorização do curso EaD pelo mercado de trabalho

Algumas pessoas podem acreditar que o mercado de trabalho não enxerga com bons olhos os profissionais formados por um curso EaD, mas isso não é uma verdade! Os recrutadores dão o mesmo valor para o diploma de ensino superior presencial e a distância.

Além disso, o Ministério da Educação (MEC) exige que não haja diferença entre os diplomas de graduação das diferentes modalidades.

O curso EaD prepara os profissionais do futuro

De acordo com tudo o que já foi dito, está claro que os profissionais formados em cursos de graduação EaD precisam desenvolver habilidades como a disciplina, autogestão, organização, gestão do tempo, familiaridade com a tecnologia e com o trabalho remoto.

Sendo assim, os alunos dos cursos EaD são preparados para o mercado de trabalho do futuro, uma vez que o home office é uma tendência cada vez mais forte e as tecnologias ocupam um espaço importante nas tarefas do dia a dia.

A confiança cada vez maior no ensino a distância

A educação a distância ganha cada vez mais espaço e confiança por parte de toda a população, pois as pessoas estão cada vez mais informadas e os profissionais dos cursos EaD se mostram cada vez mais qualificados para o mercado, de forma que a valorização dos cursos dessa modalidade só aumenta.

Além disso, o isolamento social causado pelo Covid-19 fez com que muitos alunos tivessem contato com o ensino online, o que acabou desmistificando preconceitos e demonstrando a ótima qualidade do ensino EaD.

Os cursos a distância são uma tendência

A modalidade EaD é uma forte tendência entre as instituições de ensino e os estudantes. Afinal, no Brasil, já são mais de 9 milhões de alunos matriculados em algum curso de educação a distância e esse número não para de crescer.

Com as mudanças no mercado de trabalho, no comportamento social e na tecnologia, a tendência é que mais e mais pessoas busquem por cursos EaD para a formação profissional, tornando essa modalidade cada vez mais comum.

Portanto, com essas informações sobre a modalidade de ensino superior a distância, podemos afirmar que a instituição de ensino, o aluno e o mercado de trabalho se beneficiam com o curso EaD e as percepções dessa modalidade são cada vez mais positivas.