Curso de Ciências Contábeis: qual a importância no mercado?

Curso de Ciências Contábeis: qual a importância no mercado?

Está pensando em fazer um curso de Ciências Contábeis, mas está em dúvida quanto ao mercado de trabalho?

A Contabilidade pode ser uma saída para esse mundo em crise. Assim, vamos explicar neste post como um profissional formado em ciências contábeis é importante para o mercado, trazendo dados relevantes.

O passado e o futuro das Ciências Contábeis no mercado de trabalho

A história das Ciências Contábeis se inicia já desde tempos antigos!

Ainda na época do Brasil colônia já era necessária a presença de um contador e, no cenário econômico atual, esse profissional se mostra cada vez mais importante no mercado.

Quem se forma bacharelado em Ciências Contábeis é o responsável por gerir todas as contas de uma empresa. Você com certeza sabe o quanto o financeiro de uma empresa é importante, certo? Afinal, uma má gestão das contas poderá levar o negócio à falência. Sendo assim, não é difícil entender o quanto o contador é fundamental no mercado.

Talvez você esteja se perguntando: o quão essencial é alguém que faça contas se temos tecnologia capaz de fazer isso?

Ainda é necessário um contador se empresas têm acesso a softwares completos capazes de fazer todo o tipo de cálculo?

Essas dúvidas podem ser decisivas na hora de escolher fazer uma graduação em Ciências Contábeis ou não.

É um erro pensar que a tecnologia irá substituir o bacharelado em Ciências Contábeis! Na verdade, os softwares são grandes amigos do contador!

A tecnologia permite que o profissional gaste menos tempo em trabalhos manuais e mais tempo em atividades que exigem uma capacidade analítica.

É justamente esta capacidade analítica que faz com que a contabilidade esteja entre as carreiras mais promissoras do País. Afinal, o software não é capaz de fazer uma análise crítica do cenário econômico, por exemplo.

Temos boas perspectivas futuras para um trabalho de um contador no mercado, uma vez que as responsabilidades do contador, atualmente, estão ficando cada vez mais importantes.

Como a Contabilidade pode ser uma saída para esse mundo em crise

Imagine a seguinte situação: você quer fazer um curso superior, porém a grana está curta. Então você começa a avaliar o preço da mensalidade do curso, as possibilidades de financiamento, como conciliar trabalho com estudos e etc.

Enquanto faz as pesquisas você se preocupa, a conta parece não bater e você não se sente capaz de criar uma estratégia que possibilite pagar as contas. Você está em crise!

Você acredita que o conhecimento em Ciências Contábeis lhe ajudaria nessa situação? Ou, quem sabe, se um amigo contador lhe ajudasse, você encontraria uma solução?

Possivelmente, sim.

Afinal, um contador é capaz de levantar os dados corretos e necessários e criar um planejamento a partir disso. Não é a toa que após a crise de 2015 houve um aumento significativo na contratação desses profissionais.

O contador é um profissional cada vez mais analítico e estratégico.

Por isso, o profissional de Ciências Contábeis está se tornando ainda mais importante nas tomadas de decisão de uma empresa. Ele pode ser o responsável por evitar que uma empresa declare falência e/ou também pode ser o responsável pelos lucros abundantes de um negócio.

Fiz um curso de Ciências Contábeis. E agora?

Um contador pode atuar no setor público, privado ou até mesmo como autônomo. Assim sendo, iremos falar sobre essas três áreas nas quais você pode atuar após se formar em uma faculdade de Ciências Contábeis.

Contabilidade Pública

A contabilidade pública é referente à gestão contábil do patrimônio público.

Os objetivos do contador público são:

• verificar se a entidade prestou serviços à sociedade de maneira eficiente e eficaz;
  • avaliar quais são os recursos atualmente disponíveis para gastos futuros;
  • mudanças na carga tributária;
  • analisar se a capacidade da entidade para prestar serviços melhorou ou piorou em comparação com exercícios anteriores

Ou seja, é dever do contador gerir a contabilidade pública de maneira que esta beneficie da melhor forma possível a sociedade.

O contador em uma empresa privada

Em uma empresa privada é função do contador gerar retorno financeiro e elevar os ganhos.

Dessa forma, a figura do contador é extremamente importante em uma empresa privada, pois ele deve trabalhar ao lado do dono do negócio em busca de lucros.