Acesse o conteúdo

Construção civil no Brasil: mercado aquecido ou em crise? – Tuiuti

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Construção civil no Brasil: mercado aquecido ou em crise? – Tuiuti

Qual é o cenário da construção civil no Brasil? Se você já pensou em estudar engenharia civil, arquitetura ou até engenharia de produção, com certeza, já se perguntou sobre o momento da construção civil no país, não é verdade?

Sabemos que os últimos anos não foram tão gentis para o setor, visto que a pandemia obrigou muitas empresas a ter operações remotas e, infelizmente, não tem como construir coisas “a distância”. 

Mas esse cenário já está mudando e as expectativas para os próximos anos são bem positivas! É exatamente sobre isso que vamos falar neste post, vamos lá? 

O que é construção civil?

A área da construção civil envolve todas as atividades relacionadas ao processo de construção de obras. E engana-se quem pensa que isso está relacionado apenas à parte “manual” da construção. 

Se você quer trabalhar com construção civil, saiba que a área envolve planejamento, projeto, execução, manutenção e restauração dos diferentes tipos de projetos de construção (casas, prédios, salas comerciais, pontes, canais de navegação, túneis etc).

Atualmente, podemos dizer que a construção civil é um dos principais setores industriais do país. Isso porque as obras da construção civil estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento estruturado e bem-estar da sociedade. 

Como a construção civil está relacionada a todo o processo de construção de uma ponta a outra, são diversos os profissionais envolvidos em um projeto, tais como engenheiros civis, arquitetos, engenheiros de produção e muitos outros. Vamos explicar um pouco melhor a diferença entre eles. 

Qual é a diferença entre Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia de Produção?

Você já deve ter se perguntado o que um arquiteto faz, certo? O profissional de arquitetura (ou arquitetura e urbanismo) está diretamente envolvido na área da construção civil, ele projeta e realiza diversas estruturas de acordo com a necessidade do demandante e do local que receberá essa construção. 

O arquiteto costuma ser conhecido por atuar com uma parte mais relacionada ao design das edificações, mas é bem mais do que isso. 

Este profissional tem o objetivo de oferecer a melhor solução de projeto para obter o melhor aproveitamento do local, levando em consideração todas as variáveis necessárias (tempo, solo, tamanho da construção, necessidades de otimização, resistência de materiais necessários etc).

A mesma pergunta é válida para outras áreas da engenhariao que um engenheiro de produção faz? O profissional formado em engenharia de produção é capacitado para atuar nos processos de melhoria dos sistemas de produção, e isso envolve as mais diversas áreas, não só a engenharia civil

As principais áreas do engenheiro de produção são: engenharia de produto, planejamento e controle de produção, custos de produção, ergonomia e segurança do trabalho, logística e distribuição, área de projetos e processos e muito mais. 

A atuação desse projeto sempre envolve verificar a viabilização de um projeto, planejamento e distribuição de insumos e, até mesmo, a implantação. Esse profissional garante que tudo esteja no seu devido lugar, conforme as necessidades, e pode, aliás, aplicar todos esses conhecimentos nos processos civis. 

Já o engenheiro civil é o profissional responsável por projetar, gerenciar e executar obras de construção civil, atuando em todas as etapas de uma construção. Ele é a pessoa responsável por fazer atividades como análise do solo, definir tipos de fundação, estrutura, impermeabilização do solo, acabamentos e itens relacionados. 

Esse profissional pode, também, estar à frente de todo o time que irá atuar na obra, garantindo os padrões de qualidade e segurança necessários. 

Dito isso, como está o mercado para a área da engenharia e tecnologia e o que podemos esperar para os próximos anos? Aqui vai um apanhado de tudo o que você precisa saber! 

Veja também:

Como está o mercado da Engenharia Civil?

Conhecido por oferecer excelentes oportunidades e condições para os profissionais da área, a engenharia civil vem passando por muitas mudanças nos últimos anos. 

Atualmente, não podemos afirmar que existe um mercado de trabalho aquecido, mas podemos dizer que é um mercado em recuperação com boas expectativas para o futuro. 

Analisando os dados do Ministério do trabalho, identificamos que, no último trimestre, o número de admissões de profissionais da área de construção civil foi maior do que o número de profissionais desligados. E esse número já pode ser observado com muito otimismo, visto que, no ano de 2020, o número de admitidos ou desligados foi bem próximo.  

Esse dado mostra que mesmo após a pandemia, a área está se recuperando bem e mantém a média salarial entre os iniciais em torno de R$ 4.000,00 (para profissionais recém-formados), chegando até a números em torno de R$ 20.000,00 para diretores de obra. 

Depois de crescer cerca de 7,6% em 2021, a previsão é que, em 2022, o setor tenha um crescimento de 2%. 

Essa perspectiva está atrelada tanto à projeção de crescimento do PIB nacional quanto do aumento da busca por imóveis ter aumentado significativamente durante a própria pandemia. Nesse cenário, cerca de 90% das empresas da área já estão com projetos para serem lançados ainda em 2022. 

Com todo esse cenário, é importante salientar que, entre as mudanças esperadas para o setor, está o investimento em estratégias de omnichannel, tais como chatbots; automação de demandas, como acompanhamentos de entregas e gestão de documentos; personalização de conteúdo via redes sociais e e-mails/mensagens; e uso de realidade aumentada e itens relacionados. 

Também não podemos deixar de mencionar novos campos de envolvimentos dos profissionais da área civil, como a modernização de estruturas já existentes para o uso de novas tecnologias, eficiência energética nas construções, a atuação em sustentabilidade ambiental e outros. 

Ou seja, se você quer trabalhar no mercado da construção no futuro, já deu para notar que a transformação digital está chegando na área e que será necessário entender mais sobre a tecnologia aplicada à gestão de obras, certo? 

Mas não se preocupe! Aqui na Tuiuti, sua faculdade do Paraná, no curso de Engenharia Civil, você vai aprender tudo o que precisa para ser um profissional de destaque na área.

Esperamos que este post tenha te ajudado a entender um pouco melhor o mercado de atuação da engenharia civil, bem como o que podemos esperar do mercado para o futuro! 

Agora, que tal aprender um pouco mais sobre a profissão de arquitetura? Confira aqui: O que faz um arquiteto e quais suas áreas de atuação?

O que faz um arquiteto e quais suas áreas de atuação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *