Acesse o conteúdo

Conheça as tendências e as transformações no mercado de trabalho

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Conheça as tendências e as transformações no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em constante transformação. Porém, a pandemia causada pelo COVID-19 antecipou as mudanças que estavam previstas apenas para os próximos 5 ou 10 anos.

Dessa forma, entenda quais são as principais transformações e tendências no mercado e como se preparar para uma carreira de sucesso no contexto atual.

O mercado de trabalho pós-pandemia

Já era previsto que o mercado de trabalho fosse cada vez mais digital, mas a pandemia do coronavírus antecipou o futuro. Por isso, empresas, colaboradores e líderes precisaram se adaptar de uma vez por todas ao cenário virtual. Afinal, por conta do isolamento social obrigatório, o trabalho remoto — ou home office — passou a ser uma realidade em todo o país.

O home office se tornou uma necessidade neste período, mas é uma tendência que veio para ficar mesmo após a pandemia. Isso porque empresas e colaboradores perceberam que não precisam estar fisicamente no local de trabalho para produzir. Dessa forma, os colaboradores que trabalham em casa podem representar uma economia para a empresa, pois teria menos gastos com infraestrutura.

Por sua vez, os trabalhadores economizam tempo e dinheiro gastos com a locomoção até o ambiente de trabalho, além de possivelmente se sentirem mais confortáveis trabalhando em seu próprio lar. Por isso, ainda que o trabalho remoto não seja uma regra, certamente é uma forte tendência.

Mas, não é só na forma de trabalhar que a pandemia trouxe mudanças. A economia no país sofreu bastante neste período e, portanto, outras transformações ocorreram. Por exemplo, o aumento de desemprego e maior necessidade por mão de obra qualificada.

O que fazer em caso de desemprego

Por conta da crise econômica causada pelo COVID-19 houveram muitas demissões, levando a um aumento de desemprego no Brasil. Mas não se desespere! Lembre-se que toda crise passa e que esse pode ser um momento de grandes oportunidades.

Pense em soluções e como ajudar as empresas nesse período ou invista em um negócio próprioAproveite para estudar e se qualificar, mantenha-se atualizado e entenda o que o mercado precisa.

Não se esqueça que a procura por mão de obra qualificada tende a aumentar, ou seja, um curso superior é ideal para conseguir um emprego mesmo durante crises econômicas.

Quais profissões são tendências no mercado de trabalho

Durante e após um período de crises econômicas, é natural que algumas profissões ganhem destaque. Podemos destacar especialmente as áreas da saúde, recursos humanos, tecnologia e marketing.

Sendo assim, se você quer ser um dos profissionais na ponta do progresso econômico após a pandemia, investir em uma graduação em alguma dessas áreas é uma ótima ideia.

Área da saúde

área da saúde se destaca tanto pelo trabalho em hospitais e clínicas quanto pelo trabalho de pesquisa. Por exemplo, ficou evidente a necessidade de profissionais qualificados para o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus. Portanto, a procura por profissionais de BiomedicinaEnfermagemFarmácia e Psicologia tende a aumentar.

Recursos Humanos

O profissional de Recursos Humanos é extremamente necessário durante um período de crise e após ter sido superada esse profissional age de forma estratégica para a gestão do capital mais valioso de uma empresa: as pessoas.

Dessa forma, toda organização deve procurar por um bom gestor de Recursos Humanos, transformando essa profissão em uma das principais tendências do mercado. A Universidade Tuiuti oferece o curso superior em Recursos Humanos na modalidade presencial e também EaD.

Veja também:

Tecnologia

O mercado está cada vez mais digital. No período de isolamento social, as pessoas passaram a consumir mais produtos e serviços oferecidos virtualmente. Por isso, os profissionais de Ciência da ComputaçãoAnálise e Desenvolvimento de Sistemas e de Gestão da Tecnologia da Informação ganharam ainda mais espaço no mercado.

A graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode ser feita tanto na modalidade presencial quanto na modalidade EaD na Universidade Tuiuti.

Marketing

A área de marketing cresce cada vez mais e, com a pandemia causada pelo COVID-19, o trabalho desse profissional se mostrou ainda mais fundamental para as empresas, pois, foi por meio do marketing digital que empresas conseguiram vender seus produtos ou serviços e continuarem de portas abertas.

Sendo assim, oportunidades para profissionais da área de Marketing e Publicidade e Propaganda não vão faltar.

Essas são as profissões em alta, mas qual é o perfil do profissional que o mercado quer?

O perfil do profissional ideal

Com tantas mudanças acontecendo no cenário econômico, as empresas querem um profissional que atenda às suas necessidades nesse novo momento do mercado. Por isso, entenda quais características são importantes para que você tenha uma carreira de sucesso.

Familiaridade com o digital

É extremamente importante ter familiaridade com o meio digital, afinal, como já foi dito, o mercado está cada vez mais inserido no mundo virtual e os profissionais que não são capazes de manejar ferramentas digitais serão ultrapassados.

Criatividade e inovação

Com tantas mudanças, é necessário um profissional capaz de criar e inovar, pois isso permite que as empresas consigam se adaptar aos novos comportamentos dos consumidores.

Pensamento crítico

Possuir um pensamento crítico pode fazer toda a diferença, uma vez que isso é necessário para analisar o novo cenário econômico e tomar decisões mais assertivas.

Assim, essas são as principais tendências e transformações no mercado de trabalho, e para construir uma carreira de sucesso é fundamental se qualificar por meio de uma graduação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *