<a href=Conheça as novas áreas de atuação do Direito" uk-img>

faculdade de Direito aparece em destaque entre as mais buscadas por estudantes no Brasil. E isso não acontece somente por se tratar de uma área tradicional. É também pelo fato do curso de Direito acompanhar novas demandas da sociedade, criando novas possibilidades para o profissional.

Saber se a profissão escolhida tem espaço no mercado e será relevante no futuro é crucial para a escolha da graduação. Por isso, fizemos este post especial para quem pensa em advogar e deseja conhecer novas áreas de atuação.

Biodireito

A evolução da medicina e da tecnologia, que resulta no avanço biotecnológico, abriu espaço para a atuação do advogado especializado em biodireito.

Esse ramo do Direito Público está relacionado às ações jurídicas relativas aos processos de fertilização, reprodução assistida e ao corpo humano como um todo. Seu papel é garantir a dignidade dos indivíduos, visto que a atuação também está relacionada ao que podemos chamar de bioética.

CTA Banner - Direito

Direito Ambiental

O entendimento daquilo o que é Direito Ambiental não é novo. Trata-se de uma área do conhecimento jurídico voltada para a proteção do meio ambiente nas relações entre o homem (ou a atuação humana) e a natureza.

O que há de novo é a crescente preocupação com o desenvolvimento sustentável. A sociedade e o fortalecimento de uma consciência coletiva fazem com que empresas já nasçam preparando-se para atender a essa demanda. Enquanto isso, empresas consolidadas buscam medidas para se adequar a essa realidade.

Assim, a área do Direito Ambiental ganha mais relevância, o que a torna uma opção promissora para aqueles que desejam construir uma carreira bem-sucedida. Não sem motivo, tem disciplina específica em muitas faculdades de Direito, como é o caso da graduação da Tuiuti.

Direito do Consumidor

Outra área que não é nova, mas é promissora para quem se forma em uma faculdade de Direito é a do Direito do Consumidor.

A internet promoveu e segue promovendo importantes mudanças em nossa sociedade, como o acesso mais fácil à informação e as novas formas de consumo. Combinados, esses fatores fazem com que consumidores estejam cada vez mais conscientes de seus direitos ou da possibilidade de buscá-los, ao passo que consomem mais produtos e serviços.

É com base nessas e em outras questões que o portal Brasil Jurídico aponta diferentes razões pelas quais atuar na defesa do consumidor. A ideia proteger os consumidores em relações de compra e venda que acontecem também em meios diferentes, como o Instagram ou o Facebook Shop, e atreladas a serviços inovadores que nem sempre surgem com a devida regulamentação, como foi o caso dos aplicativos de transporte.