Conheça agora os principais mitos sobre a modalidade EaD

Conheça agora os principais mitos sobre a modalidade EaD

A modalidade EaD permite que muitos realizem o sonho de conquistar o diploma de um curso de graduação. Afinal, essa modalidade de ensino oferece a oportunidade de estudar de forma flexível e com uma mensalidade mais acessível, sendo ideal para quem precisa conciliar trabalho, estudos e família e procura uma opção mais econômica.

Porém, alguns mitos sobre o curso a distância podem afastar algumas pessoas da realização do ensino superior. Por isso, conheça agora os principais mitos sobre os cursos EaD e descubra se essa é a modalidade de ensino ideal para você.

O mito da desvalorização pelo mercado de trabalho

Algumas pessoas acreditam que os profissionais formados em cursos superiores a distância não são valorizados no mercado de trabalho e, portanto, enfrentam maiores dificuldades para conseguir um emprego ou crescer na carreira. Entretanto, isso é um mito!

Os diplomas de ensino superior presencial e a distância têm o mesmo valor para o Ministério da Educação (MEC) e para o mercado de trabalho. Tanto que não há nenhuma indicação no diploma que diferencie os tipos de curso.

Além disso, os profissionais formados na modalidade EaD possuem características cada vez mais valorizadas pelas empresas. Afinal, esse profissional tende a ser disciplinado, organizado e ótimo em gerenciar o seu tempo, além de ser familiarizado com recursos digitais e encontrar maior facilidade no trabalho home office, que é uma tendência no mercado atual.

O mito de que a modalidade EaD é mais fácil

Alguns desvalorizam o curso de graduação a distância por acreditarem que ele é mais fácil do que a modalidade presencial. Porém, isso não é verdade. O curso a distância exige o mesmo grau de conhecimento do ensino presencial.

Além dos desafios em comum para os dois tipos de curso, o aluno da modalidade EaD precisa ser ainda mais organizado, dedicado e disciplinado para cumprir com suas atividades acadêmicas em casa ou onde optar por estudar.

O mito da falta de interação com professores e outros alunos

tecnologia cada vez mais avançada permite uma experiência completa aos estudantes dos cursos superiores a distância. Sendo assim, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) proporciona ótimas experiências de interação entre alunos e professores por meio de fóruns, e-mails, chats, entre outros.

Portanto, não é verdade que falta interação com professores e outros alunos nos cursos EaD. É possível interagir com os docentes e colegas, trocar conhecimentos e criar networking.

O mito da qualidade de ensino inferior

Por ser uma nova modalidade de cursos superiores, é normal que existam algumas dúvidas e desconfianças, entre elas o questionamento em relação à qualidade do ensino. Muitos acreditam que o curso de graduação a distância oferece um ensino inferior do que a modalidade presencial, mas isso não é verdade.

As exigências do MEC garantem que as instituições de ensino ofereçam um curso de alta qualidade na modalidade EaD, além disso, os recursos tecnológicos possibilitam ótimas experiências de ensino-aprendizagem. No mais, a grade curricular e a carga horária é a mesma do curso presencial.

O mito da necessidade de tecnologia avançada

Muitos acreditam que é necessário contar com tecnologia de ponta para assistir às aulas e realizar as atividades dos cursos EaD. Porém, isso é um mito. Afinal, é possível assistir às aulas do curso a distância em diversos dispositivos, como celular, tablets e notebooks.

Sendo assim, é possível otimizar o tempo e assistir às aulas até mesmo no ônibus, durante uma viagem, enquanto espera em um consultório médico, entre outras situações. Por isso, a modalidade de ensino a distância oferece muita flexibilidade para a rotina de estudos do aluno.

O mito de que o curso é feito apenas por videoaulas

Você pode pensar que o ensino superior na modalidade EaD se resume em videoaulas, mas a verdade é que, além das aulas gravadas existem muitas outras atividades propostas pela instituição de ensino. Afinal, o curso é elaborado por profissionais qualificados que buscam a formação completa do aluno. Por isso, além das videoaulas, o aluno conta com palestras, conteúdos escritos, exercícios, vasta bibliografia, aulas ao vivo, entre outros.

Descubra se a modalidade EaD é ideal para você

Agora que você já desvendou todos os mitos sobre os cursos de graduação a distância e não existem mais preconceitos que afastam você dessa modalidade de ensino, descubra se o EaD é a escolha certa para a realização do seu sonho de conquistar o diploma de ensino superior.

Você precisa de maior flexibilidade na sua rotina?

Se você precisa conciliar estudos, trabalho e família, então o EaD pode ser a escolha certa! Afinal, com o ensino a distância, você pode controlar e definir os seus horários e rotina de estudos de acordo com as suas outras atividades.

Você busca por uma opção mais econômica?

Por ser um curso oferecido de forma online, os gastos da instituição de ensino são menores do que na modalidade presencial. Portanto, as mensalidades dos cursos a distância costumam ser significativamente mais econômicas.

Você quer ter maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem?

O aluno do ensino a distância é quem determina sua rotina e sua forma de estudar, o que garante uma maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, com o acesso às aulas gravadas, o estudante pode assistir as aulas quantas vezes achar necessário.

Dessa forma, está claro quais são os principais mitos sobre a modalidade EaD e por que você não deve acreditar neles. E se você descobriu que o curso a distância é ideal para os seus estudos, não perca tempo com preconceitos e aproveite essa oportunidade para realizar o seu sonho da graduação.