Acesse o conteúdo

Conheça a carreira de um perito criminal

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Conheça a carreira de um perito criminal

Você é daqueles que adora séries e filmes investigativos e vive se perguntando o que faz um perito criminal e como ingressar nessa área? Pois saiba que esse profissional não existe somente na ficção, ele é responsável por investigar as cenas de um crime e buscar as evidências que auxiliam na solução das ocorrências criminais.

Sua existência é indispensável para reunir as provas que serão entregues ao tribunal. Explicando de uma forma mais clara, o trabalho do perito é fotografar e recolher vestígios de materiais que possam ajudar nas investigações. E para conseguir atuar nessa área é preciso se especializar no curso de Ciências Forenses. 

A partir disso, elaborei este conteúdo com o alguns aspectos da profissão e do mercado para sanar as suas principais dúvidas. 

Entenda mais sobre essa área 

Ao contrário do que é mostrado nos filmes e nos seriados, o trabalho de investigação forense e perícia criminal é apenas uma das etapas do processo que leva ao tribunal; um perito criminal não pode concluir qual crime foi cometido ou quem foi o culpado. Tudo é realizado em equipe, então, as provas são sempre enviadas para outros departamentos de análise. 

As principais tarefas do perito consistem no exame de locais de crime em busca de evidências, encaminhamento do material colhido para análise, reconstrução dos fatos e estudo dos documentos e elaboração do laudo pericial com base nas provas e fatos organizados. 

Conheça o mercado de trabalho

Se você deseja se capacitar nesse ramo, saiba que precisará desenvolver certas habilidades para atingir o sucesso nessa profissão. Em suma, um perito competente possui alta capacidade de observação, dinamismo, foco, conhecimento em diferentes áreas, persistência e dedicação.

Além dessas qualidades, é importantíssimo se manter atualizado sobre as novidades técnicas do ramo. Então, recomendo acompanhar congressos, palestras, workshops, cursos livres, investir em uma especialização extra ou qualquer outra formação adicional que contribua para seu crescimento profissional. 

Saiba como se especializar

Conforme citei mais acima, você precisará fazer uma pós-graduação específica caso queira se tornar perito criminal. O curso é de grau tecnológico e suas disciplinas oferecem um amplo conhecimento teórico e prático sobre as áreas jurídicas, de investigação e perícia forense

Depois de concluir a capacitação, a principal forma de entrar para o mercado é prestando um concurso público para trabalhar em um órgão do estado. Se você já possui uma formação em Química, Medicina, Engenharia ou Enfermagem poderá participar do concurso, sem problemas.

Após ser aprovado no processo seletivo, você precisará fazer um curso de técnico-pericial em uma Academia de Polícia para adquirir as habilidades necessárias ao seu novo cargo. 

Ao fazer o curso de Ciências Forenses você terá inúmeras oportunidades de trabalho, afinal, esse setor abrange diversas áreas criminais, como o campo da informática, das finanças, da química, engenharia, meio ambiente, e genética. Contudo, estamos falando de um setor extremamente restrito, com uma grande carga de responsabilidades e que exige um nível de conhecimento altíssimo. Porém, a remuneração é proporcional às exigências.

Tem uma veia investigativa? Então, conheça a pós-graduação em Ciências Forenses e se torne um perito criminal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *