Acesse o conteúdo

Conheça 8 áreas de atuação do curso de Engenharia Elétrica

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Conheça 8 áreas de atuação do curso de Engenharia Elétrica

Considerada uma das carreiras da próxima década, a Engenharia Elétrica está relacionada a capacidade de produção de ação e movimento, sendo indispensável para o andamento de outras áreas, pois está intimamente relacionada com a tecnologia, e faz parte ativa do dia a dia do homem.

O Brasil tem um grande destaque na área da energia e elétrica, pois possui uma das maiores hidrelétricas do mundo, a Itaipu Binacional, assim como as energias renováveis que estão chegando com força no país, como é o caso da energia solar e eólica.

Neste post, o curso de Engenharia Elétrica capacita seus estudantes com os fundamentos, técnicas e habilidades para compreender os usos da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Assim, o Engenheiro Eletricista projeta, desenvolve e faz a manutenção de sistemas elétricos.  

Engenharia Elétrica: uma profissão futurista

Com os avanços tecnológicos presentes atualmente, você consegue imaginar um mundo ser energia elétrica? É difícil, não é mesmo? Por isso, o curso de Engenharia Elétrica ganha força e promete um grande crescimento juntamente com o desenvolvimento tecnológico.

Como explicamos em nosso blog, graças a participação do Brasil na Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), o mercado da energia eólica e solar cresceu, pois esta ação permitiu novos investimentos e geração de empregos na área da Engenharia Elétrica. 

Outra área que marca a Engenharia Elétrica é o ensino e a pesquisa, buscando a inovação, a investigação de novas tecnologias e soluções. Quem estuda Engenharia Elétrica pode entrar na área acadêmica, repassando seus conhecimentos e experiências no ramo. 

Também, quem decide estudar Engenharia Elétrica dá os primeiros passos para uma carreira promissora. Continue lendo para conhecer os principais setores de atividades na Engenharia Elétrica, assim como o mercado de trabalho e salário. 

Áreas de Atuação de um Engenheiro Eletricista

Ao pensar em Engenharia Elétrica, geralmente evocamos a imagem de um trabalhador rodeado de cabos, fios e com mapas de instalações elétricas. No entanto, quem decide estudar o curso de Engenharia Elétrica pode atuar em diversas áreas, com um mercado de trabalho muito extenso. 

As áreas de atuação de um Engenheiro Eletricista podem variar de acordo com sua posição dentro da organização. Entre os principais setores de atividades, estão:

  • coordenar todas as fases de elaboração de um sistema elétrico, estudando as possíveis modificações desde o ponto de vista econômico, social, sustentável e priorizando a funcionalidade;
  • monitorar e realizar a manutenção da geração e utilização de energia, como geradores e transformadores;
  • planejar, construir e realizar a manutenção de redes elétricas de distribuição; 
  • projetar e dirigir a instalação, funcionamento e controle de sistemas elétricos através do uso de computadores; 
  • desenhar e aplicar o controle de qualidade a materiais e equipos elétricos;
  • administrar os recursos humanos e materiais utilizados em obras elétricas;
  • proporcionar assessoria e fiscalização;
  • participar dos processos de fabricação e produção na indústria elétrica. 

Sendo assim, um Engenheiro Eletricista pode atuar em todas as áreas onde a transmissão de sinais elétricos se faça presente, como instalar uma rede de transmissão de energia em uma casa ou a transmissão de um sinal por telefone. O mercado de trabalho é amplo e extenso. 

Mercado de trabalho do Engenheiro Eletricista

Um Engenheiro Eletricista pode atuar nas diversas áreas, porém é muito requisitado em:

Automatização: 

Encarregados de definir o tipo de hardware a ser utilizado. Além disso, o Engenheiro Eletricista projeta o funcionamento lógico do sistema com o objetivo de eliminar a realização de tarefas repetitivas, otimizando o processo. 

Indústria da Construção: 

Trabalhando em conjunto com o engenheiro civil e o arquiteto, planeja a instalação elétrica de casa e edifícios de pequeno e grande porte, tendo em consideração as normas de segurança e as necessidades do cliente. 

Telecomunicações: 

Planificando e organizando a transmissão de dados e imagens, assim como oferecendo manutenção e assessoria. 

Além disso, o Engenheiro Eletricista tem oportunidades no setor público, em empresas de geração e transmissão de energia, indústria petroquímica e consultorias, podendo desenvolver sua carreira no exterior ou trabalhar como autônomo, tendo seu próprio negócio no ramo da energia e eletricidade, realizando instalações, manutenções e assessorias. 

teto salarial do Engenheiro Eletricista pode chegar a R$ 12.079,84 no Brasil, sendo que o base do salário em Engenharia Elétrica é de R$ 7.295,47. Os valores variam de acordo com o porte da empresa e o cargo.    

Veja também:

O curso de Engenharia Elétrica

curso de Engenharia Elétrica da Universidade Tuiuti é ofertado no Campus Barigui, em Curitiba, no período noturno. Durante o curso, você aprenderá os fundamentos de eletricidade, instalações, armazenamento e transmissão, adquirindo assim os conhecimentos teóricos e práticos necessários para ser um engenheiro de destaque. 

grade curricular do curso apresenta conteúdos como química, física, cálculos, circuitos e outras matérias específicas da área elétrica. O curso de Engenharia Elétrica tem duração de 10 semestres, onde o aluno deve realizar o estágio supervisionado, momento em que coloca em prática a teoria, com o suporte de professores experientes na área.

Agora que você conhece o curso de Engenharia Elétrica, o mercado de trabalho, as áreas de atuação, salário e a projeção da carreira a longo prazo, comece seu futuro com o curso de Engenharia Elétrica da Universidade Tuiuti, e aproveite tudo o que ela tem a oferecer para a construção do seu futuro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *