Como será o mercado de trabalho com os avanços tecnológicos?

Como será o mercado de trabalho com os avanços tecnológicos?

Você consegue se imaginar sem os avanços tecnológicos que temos no nosso dia a dia? Você passou por mudanças para conseguir se adaptar a essas novas tecnologias, não é mesmo? Mas já não consegue mais ficar sem e, muitas vezes, tornou-se refém dessa evolução.

Assim também é no mercado de trabalho. Há muitos anos, acompanhando as Revoluções Industriais, a tecnologia mudou os negócios e as formas de trabalhar das empresas. A modernização chegou ao ambiente de trabalho há algum tempo, mas agora quem mais precisa enfrentar essas mudanças são os profissionais que vão desenvolver novas competências.

Eles têm que saber aproveitar todos os desafios e as oportunidades do avanço da tecnologia no trabalho. As empresas já estão preparadas para recebê-los, mas encontram dificuldades nessa busca por profissionais capacitados e qualificados para as novas funções.

É preciso que os profissionais dêem alguns passos para aproveitar todas essas vantagens da tecnologia no mercado.

Veja Também:

Requalificação profissional

Segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mais de dez milhões de trabalhadores precisam ser requalificados até 2023. Esse dado mostra a influência da tecnologia no trabalho e os desafios que todos enfrentam para fazer a economia crescer. É preciso investir no negócio e nos funcionários para ter maior rentabilidade e competitividade no mercado.

Com essa requalificação profissional vem também a dúvida sobre quais são as perspectivas para o futuro das profissões? Pois são várias as mudanças que temos pela frente e é preciso saber como enfrentá-las.

Sair da zona de conforto

É chegada a hora que os profissionais precisam sair da famosa zona de conforto. É preciso que entendam que a tecnologia não veio para atrapalhar e, sim, facilitar o desenvolvimento de funções antes inexistentes.

E como sair dessa zona de conforto? Os trabalhadores têm que entender que precisam ter uma educação continuada para sobreviver. A formação superior é apenas o primeiro passo para dar sequência a essa evolução.

Por outro lado, as universidades também já estão se adaptando a essa realidade e as graduações e especializações não são mais as mesmas. As grades curriculares são alteradas semestralmente para acompanhar a evolução tecnológica e conseguir, cada vez mais, inserir seus alunos neste competitivo mercado de trabalho.

Papel do funcionário dentro da empresa

Com as novas tecnologias e os novos instrumentos de trabalho, o papel dos profissionais se modificam dentro das empresas. Precisam estar capacitados para desenvolver as atividades que ainda não foram automatizadas.

As máquinas passam a exercer funções antes desempenhadas por pessoas, mas são engessadas e preparadas para apenas uma atividade. Por isso temos os funcionários, que quando desenvolvem as competências socioemocionais e relações interpessoais, conseguem ter destaque e bem desempenhar suas funções e, claro, suas habilidades técnicas.

Novas relações de trabalho

Não apenas o mercado de trabalho está passando por mudanças com esse avanço tecnológico. As relações de trabalho também são outras. Hoje, o funcionário não mais tem apenas uma contratação de trabalho fixa (CLT), exercendo  uma única carga horária.

O profissional é contratado por eventos, projetos e/ou ações que exigem flexibilidade de horário e muita dedicação. Saber gerir o tempo e ter capacidade profissional é essencial para esse mercado.

O futuro já está bem próximo. Prepare-se bem para essas mudanças!

Quer saber mais sobre quais as perspectivas para o futuro das profissões? Confira nosso artigo sobre este tema e fique ainda mais antenado!