Como ser um designer gráfico de sucesso

Como ser um designer gráfico de sucesso

Conquistar o reconhecimento profissional é o sonho do egresso de qualquer curso universitário. Se, depois da orientação vocacional, você fica pensando em como ser um designer gráfico, continue a leitura de nosso post.

A seguir, nós apresentamos algumas das características mais valorizadas pelos empregadores que estão buscando por esse profissional. Esperamos que o texto ajude você a perceber quais seriam as suas chances de ser contratado. Boa leitura!

O que faz o designer gráfico?

Antes de mais nada, é importante esclarecer o que faz o designer gráfico: este é profissional responsável por conceber ou reformular a comunicação e identidade visual de jornais e materiais publicitários, além de criar vinhetas para rádio, tv e cinema.

O logotipo da sua série de TV favorita, o tipo de fonte utilizada em cada um dos jornais que circulam em sua cidade ou os elementos que compõem o panfleto de divulgação dos próximos shows: todas essas são decisões que passam pela mão deste tecnólogo.

Nova call to action

Apoiando-se em imagens, textos e ilustrações, sua missão é desenvolver artes que traduzam os valores e mensagens que o cliente deseja transmitir com exatidão e criatividade. Veja agora algumas das competências necessárias para construir uma carreira de sucesso em qualquer uma das áreas do Design Gráfico:

Desenvolva um estilo próprio

A primeira dica para que o designer consiga se destacar no mercado é desenvolver um estilo próprio. É válido inspirar-se em projetos bem-sucedidos, mas a partir das referências, o designer deve buscar imprimir um estilo pessoal a seu trabalho.

Em termos práticos, precisa adicionar elementos – um traço, uma combinação de cores, uma tipografia ou qualquer outro efeito – que se tornem uma espécie de assinatura visual.

A ideia, com o passar do tempo e a consolidação do nome no mercado, é que esses elementos sejam automaticamente reconhecidos e associados ao criador, ainda que a informação oficial sobre a autoria do projeto não tenha sido previamente divulgada.