Acesse o conteúdo

Como se programar para os custos de uma formação acadêmica

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Como se programar para os custos de uma formação acadêmica

Se você chegou até aqui, imagino que esteja ansioso para investir na sua formação acadêmica. Aliás, quem não sonha em conquistar o diploma de ensino superior? Esse é o objetivo da grande maioria dos estudantes após sair do Ensino Médio.

Mas na hora de começar uma graduação, muitos custos são necessários para entrar na universidade. Ao colocar na ponta do lápis, nós sabemos que um curso vai muito além da mensalidade, existem as despesas com transporte, materiais, alimentação etc., e é aí que os alunos enfrentam um grande desafio: como arcar com tudo isso?

Neste post, você vai descobrir que, com uma boa gestão financeira, é possível SIM realizar o seu sonho da graduação sem pesar no seu bolso ou fazer grandes sacrifícios. Vem com a gente, pois vamos lhe mostrar, passo a passo, como fazer um planejamento financeiro.

Confira nesse post:

Qual a importância de um planejamento financeiro?

Muitas vezes, a preocupação financeira é uma barreira entre o estudante e sua futura especialização, podendo interferir na sua tomada de decisões. Há até quem perca o sono pensando em como arcar com os custos da faculdade, mas temos uma boa notícia para você! Pode dormir tranquilo, porque esse não precisa mais ser um problema. 

Com um bom planejamento financeiro você pode ter maior controle do seu dinheiro e das suas despesas. Após ter tudo anotado e bem calculado, é possível destinar uma quantia a cada setor, analisar o que precisa de um maior investimento ou identificar onde você pode poupar um pouco mais. 

Além disso, o planejamento pode ajudar você a se organizar antecipadamente, estipular suas metas financeirasmanter tudo sob controle ao longo do curso superior e evitar gastos supérfluos que façam você ultrapassar seu limite, sabe? 

Então, anota aí, esse primeiro passo é essencial se quiser estudar em uma faculdade renomada sem dores de cabeça. Quanto antes você começar a programar as suas futuras despesas e fazer a sua reserva financeira, mais fácil será o caminho entre você e uma pós-graduação. 

5 dicas para se planejar para as despesas da graduação

Agora que você já sabe qual a importância do planejamento financeiro, vamos colocar em prática? A seguir, vamos listar tudo que você precisa para uma boa gestão das suas despesas.

Analise sua situação financeira

Para começar com o pé direito, o primeiro passo é analisar a sua situação financeira. Ter em mente o quanto ganha e o quanto gasta é fundamental. Faça uma planilha de gastos pessoais e anote tudo, desde suas despesas variáveis, que tem seu valor ajustado mensalmente, até as suas despesas fixas, que, mês a mês, apresentam o mesmo valor. 

Não se esqueça de manter essas anotações atualizadas mensalmente, afinal, seus gastos podem variar. Após colocar essas despesas na ponta do lápis, você pode começar a se planejar para os custos da faculdade. 

Veja também:

E-book Reserva Financeira

Pense nas suas prioridades

O foco aqui é economizar! Ao definir suas prioridades, você pode diminuir os seus gastos e, no final do mês, ver o seu dinheiro render mais. Comece analisando, dentro da sua planilha, o que é essencial e onde você pode poupar mais. 

Por exemplo, na sua rotina, dá para economizar no transporte? Quem sabe se você optar mais pelo transporte público em vez de pedir um carro por aplicativo? E já que você está analisando todas as suas despesas, comece a pensar se tem algo supérfluo na sua planilha e que pode ser cortado. 

Quais suas despesas com a graduação?

Chegou a hora de anotar todas as suas futuras despesas! Sabe aqueles gastos que citamos no início do texto? Aqui, você vai colocar tudo registrado, custo com transporte, alimentação etc.

Nesse ponto, é importante que você tenha em mente o curso que pretende começar. Pesquise o valor da mensalidade, a instituição, os materiais e tudo que for necessário. Com essas anotações em mãos, você saberá quanto destinar a cada área e estipular metas financeiras para sua graduação.

Busque um financiamento estudantil

Você já pensou em financiar o seu curso? Outra dica valiosa para quem quer conquistar o seu diploma é o financiamento estudantil.

O financiamento é aquela chance única de estudar sem pesar no seu bolso, sabe? Para lhe explicar melhor o assunto, a seguir, separamos três opções de financiamento e os seus benefícios. Vamos lá?

Pravaler

Para veteranos e calouros, o Pravaler é um financiamento estudantil sem burocracia que pode ser feito 100% online. Com o Pravaler, o estudante paga somente 50% da mensalidade ao decorrer do curso e o restante somente após a sua formação. 

CredIES

Com o financiamento estudantil CredIES, o aluno tem a possibilidade de pagar somente metade da mensalidade e o restante só após a conclusão da graduação. Ou seja, você tem o dobro de tempo para pagar o seu curso. A solicitação do CredIES é feita 100% online e não há cobrança de juros remuneratórios. 

Fies

Se você já ouviu falar de alguns programas de financiamento, mas não sabe exatamente o que é Fies, hoje, estamos aqui para lhe explicar. Com o foco em promover uma universidade para todos, o Fies é um programa do Ministério da Educação que financia de 50% até 100% do curso. 

Caso você queira saber como funciona o Fies, podemos adiantar que, para contratar o programa, é fácil. As inscrições para o Fies abrem no início de cada semestre letivo e os alunos podem fazer a sua inscrição online por meio do site do Ministério da Educação

Procure formas de aumentar a sua renda

Se você quer investir na sua especialização em uma faculdade no Paraná, mas a grana está curta para começar a sua graduação, é hora de pensar em alternativas para aumentar a sua renda.

Existem diversas possibilidades de serviços que podem ajudar você a guardar um dinheiro a mais e, ainda, conciliar com uma graduação. É só descobrir quais são suas habilidades e começar a colocá-las em prática.

Você pode dar aulas particulares, vender doces e salgados ou, até mesmo, trabalhar como freelancer na internet. Seja qual for a opção, são formas de ganhar aquele dinheiro extra e, ainda, ter a flexibilidade para fazer o seu horário. 

E aí, gostou das dicas? Agora é só colocar em prática e ingressar em uma das instituições de ensino superior. E já que estamos falando da sua carreira, aproveite para conferir o nosso último post sobre Oportunidades de trabalho: Cursos rápidos e reconhecidos. Descubra como conquistar uma especialização em menor tempo e se destacar na sua área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *