Como posso ser um dentista

Como posso ser um dentista

Se a Odontologia é uma carreira que desperta seu interesse, mas você ainda não sabe exatamente quais passos dar para se tornar um dentista, ou até mesmo em que direção caminhar, o primeiro passo é escolher um bom curso.

Então, antes de seguirmos a caminhada e entendermos melhor como ser um profissional desta área, fica aqui a nossa dica sobre formas de você dar este primeiro passo: matricular-se no curso de Odontologia.

A Universidade Tuiuti do Paraná oferece um Curso de Odontologia com algumas características que certamente vão chamar a sua atenção. Para saber mais detalhes basta clicar neste link e você será direcionado para uma página explicando tudo direitinho.

Muita gente não sabe…

Agora vamos ao segundo passo: você já parou pra pensar o que faz um profissional da Odontologia? A maioria das pessoas tem contato direto somente com uma das áreas desta profissão, e isso acontece quando vai fazer consulta com o seu dentista.

Mas, na verdade, o universo desta área é muito mais amplo, e há  11 áreas nas quais você poderá atuar profissionalmente após se formar. Elas são as seguintes:

• Cirurgia geral: é a atividade mais generalista da Odontologia. Quem seguir este caminho será  aquele dentista que tradicionalmente conhecemos, tratando dentes, língua, bochechas, gengivas e lábios, tirando e examinando radiografias, fazendo limpeza, aplicando flúor, removendo partes deterioradas e realizando pequenas cirurgias.
  • Ortodontia: trata da arcada dentária para que o paciente tenha uma mordedura mais saudável através do uso de aparelhos fixos ou móveis nos dentes.
  • Saúde coletiva: em franca expansão, esta área é mais voltada para a prevenção, atuando junto ao paciente de forma mais humanista.
  • Implantodontia: aqui você vai trabalhar com cirurgias e implantes de próteses móveis ou removíveis
  • Odontologia legal:  é uma área relativamente nova e menos conhecida, onde você fará laudos técnicos e atestados em exames e perícias judiciais.
  • Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial: além de identificar lesões, traumatismos e anomalias na boca, atuando nesta área você também poderá realizar cirurgias, transplantes, implantes e enxertos.
  • Odontopediatria: neste segmento atuam os profissionais especializados no atendimento às crianças.
  • Periodontia: aqui o foco do seu trabalho será a gengiva e os ossos que sustentam os dentes.
  • Odontologia Estética: mais voltada para a beleza e a satisfação pessoal do paciente através do uso de resinas, facetas, peelings gengivais, clareamentos e restaurações estéticas.
  • Endodontia: reúne os profissionais que fazem tratamentos de canal e outras intervenções na região da polpa dentária e na raiz dos dentes.
  • Odontologia do Trabalho: trata de questões de saúde bucal que tiveram sua origem no ambiente de trabalho do paciente.

Referência, representatividade e um grande motivo

A Odontologia é uma categoria organizada e entre as principais entidades do setor os profissionais da área contam o apoio da:

Dentro da Odontologia você poderá ter as mais variadas opções de caminhos para ajudar a fazer o sorriso se manter presente no rosto de seus pacientes. E isto, por si só, é um excelente motivo para escolher esta profissão.