Acesse o conteúdo

Como passar no vestibular sem se perder no caminho?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Como passar no vestibular sem se perder no caminho?

Está no último ano do ensino médio e precisa de alguns toques sobre como passar no vestibular?

Nada como dicas práticas de técnicas e metodologias simples para lhe ajudar a estudar para o vestibular. Mesmo porque essa não é uma tarefa fácil e muitas vezes você pode se “perder” pelo caminho.

Adotar uma estratégia para focar nos estudos é a melhor opção para passar pelas provas de vestibular e entrar em uma boa universidade. Conheça algumas dicas que irão lhe ajudar nesse caminho.

Descubra qual é o seu estilo de aprender

Alguns estudantes preferem estudar escrevendo os pontos principais da matéria; já outros fixam melhor desenhando esquemas. Também há aqueles que precisam ler tudo em voz alta, enquanto outros começam pelos exercícios, para só depois consultar a matéria.

Entender qual estilo de aprendizado é o seu preferido vai lhe ajudar muito. Seus estudos serão melhores e mais produtivos. Tudo isso lhe motivará ainda mais a continuar estudando.

É claro que não precisa ser um único estilo de estudo. Há quem adote mais de um. O importante é entender quais formas de estudar funcionam melhor para cada estudante. Se ainda não sabe, continue com a leitura com a gente.

Veja também:

Monte um plano de estudos de acordo com o seu perfil

Essa dica é um complemento da primeira. É preciso escolher e montar um plano de estudos que se encaixe com o seu perfil.

Essa é uma dica de estudantes que passaram no vestibular que queriam. Eles afirmaram que encontrar os próprios métodos permitiu com que fossem aprovados.

Planeje os estudos de modo que você consiga pô-los em prática de acordo com seu perfil e seu estilo de aprendizado para cada matéria para melhorar sua produtividade nos estudos. Assim, não é preciso estudar por tanto tempo até realmente aprender.

Estude em local(is) apropriado(s)

Esse é um ponto extremamente importante, ao qual muitas vezes não damos tanta importância, mas que é crucial. O local de escolhido para estudar pode ser o responsável direto pela produtividade dos estudos.

Um local barulhento e/ou com muitas distrações e interrupções dificulta muito a concentração e prejudica seu aprendizado.

Tenha atividades extras

“Consegui estudar sem sacrificar o resto da minha vida”.

Essa foi a afirmação de uma estudante aprovada em cinco universidades. 

Isso mostra que não é preciso deixar de viver e de fazer o que se gosta. Pelo contrário, é necessário ter passeios, hobbies e principalmente praticar exercícios físicos para aprender melhor e manter a rotina de estudos sem enlouquecer. 

Afinal, como estudar para vestibular?

Adotar formas de estudo e aprendizado diferentes proporciona uma grande vantagem em relação aos outros candidatos. Seguindo essas instruções citadas acima você terá muito mais chances de passar no vestibular.

Curtiu as dicas? Aproveite para conhecer o vestibular da Universidade Tuiuti do Paraná. Temos mais de 30 cursos de graduação. 

Veja nossos artigos para conhecer as possibilidades de curso, financiamento estudantil, bolsas de estudo e muito mais que temos a oferecer na Universidade Tuiuti do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *