Acesse o conteúdo

Como manter a empregabilidade durante a crise

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Como manter a empregabilidade durante a crise

Desemprego em alta, diminuição de postos e vagas de trabalho e sem perspectivas de melhora do quadro da crise. Enquanto empregado, dias de incerteza tomam conta da rotina. Sem trabalho a situação pode ficar bem desesperadora. O que é possível fazer para destacar-se e atrair a atenção das empresas em tempos difíceis para o mercado e para o desenvolvimento do país?

O que é empregabilidade?

Para que você tenha muito a oferecer aos olhos do mercado de trabalho, a lista de exigências e pontos de destaque cresce a cada ano. Foi-se o tempo em que uma simples graduação era um diferencial. Aliás, muito além da formação, que é essencial, uma série de características são necessárias para chamar a atenção dos recrutadores, possuindo um perfil sólido, versátil e desejado.

Para citar dois exemplos, a inteligência emocional e a ética fazem parte desse pacote. Mas não se resume a isso. A maneira como você faz a gestão de sua vida e carreira também contam muitos pontos. Isso significa quais e qual tipo de decisões você costuma fazer. O que acaba nos levando a um outro ponto fundamental: em situações de crise você fica estagnado ou progride?

Recolocação no mercado de trabalho

É preciso encarar questões-chave como investimento. Você não pode simplesmente pensar em atrasar o seu avanço acadêmico com o intuito de poupar dinheiro, exatamente no momento em que precisa agregar valor ao seu currículo. Quando é necessário destacar-se no mercado de trabalho, é a hora ideal para investir em uma pós-graduação em Curitiba.

Mesmo que as coisas não tenham saído como foi planejado, não abandonar a meta de continuar os estudos pode significar uma mais rápida recolocação no mercado de trabalho. As empresas e recrutadores inclusive valorizam os profissionais que se arriscam e têm atitude.

Se você almeja cargos estratégicos, o fato de ter uma ou até duas pós-graduações já não é mais considerado um diferencial, e sim uma exigência.

Leia também:

Elevando a sua empregabilidade

A competitividade no mercado de trabalho é grande. E ainda maior durante crises econômicas. Além de desempenhar bem o seu trabalho, cultivando sempre um bom networking e deixando a sua marca, é preciso habituar-se a fazer autoavaliações constantes. No papel de um recrutador, desejaria contar com você para a sua equipe?

Ser reconhecido e disputado por seus clientes e outras empresas enquanto empregado traz um certo conforto e é um indicador de que se está no caminho certo. A necessidade de possuir o perfil que todos procuram e fortalecer a sua empregabilidade a todo instante quando busca uma recolocação no mercado de trabalho é praticamente uma obrigação para a sua sobrevivência.

Como anda a sua empregabilidade? O que acha de tomar as rédeas da sua carreira a partir de hoje?

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *