Como funciona a carga horária de um curso EaD? Entenda!

Como funciona a carga horária de um curso EaD? Entenda!

Ter um diploma de ensino superior é muito importante para construir uma carreira de sucesso e conquistar estabilidade financeira. Por isso, os cursos de graduação são oferecidos em mais de uma modalidade de ensino, democratizando a educação de nível superior no Brasil. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como é um curso EaD.

Dessa forma, entenda agora como funciona a carga horária de uma graduação a distância e saiba se essa é a modalidade de ensino é ideal para a conquista do seu diploma e sucesso profissional. Confira!

Qual é a carga horária de um curso EaD?

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educaçãoa grade curricular e a carga horária mínima dos cursos de graduação EaD e presencial são as mesmas. Por isso, não existe diferença entre o diploma de ensino superior a distância e presencial.

Sendo assim, o reconhecimento no mercado de trabalho é o mesmo para os cursos de graduação de diferentes modalidades de ensino.

No mais, a carga horária vai depender do curso. Por exemplo, a graduação EaD de Design Gráfico da Universidade Tuiuti do Paraná tem duração de 2 anos e carga horária de 1700 horas. Por sua vez, o curso EaD de Administração tem duração de 4 anos e carga horária de 3400 horas.

Agora que você já entendeu qual é a carga horária de um curso EaD, entenda como o aluno cumpre com as horas do curso na modalidade de ensino a distância.

Como são as aulas e as atividades a distância?

Para cumprir com a carga horária de um curso, presencial ou a distância, a instituição de ensino oferece aos alunos aulas e atividades de acordo com a grade curricular. No caso da graduação EaD, a instituição proporciona um ambiente de ensino-aprendizagem virtual para que os alunos tenham acesso ao conteúdo do curso de forma online.

A Tuiuti conta com uma plataforma própria que disponibiliza todos os recursos necessários para que o processo de aprendizado aconteça.

Dentro da plataforma, as aulas da graduação a distância são ministradas ao vivo, em horários marcados com antecedência. Uma vez que as aulas são ao vivo, os alunos podem interagir com os professores e colegas. Entretanto, caso o aluno não possa assistir à aula no horário marcado, é possível assistir à aula gravada posteriormente.

Além disso, as demais atividades acadêmicas, como trabalhos, provas, discussões e exercícios, também acontecem dentro do ambiente virtual exclusivo dos alunos da Tuiuti. Dessa forma, a plataforma online é a principal ferramenta utilizada pelos estudantes para cumprir com a carga horária do curso.

Porém, ao longo do semestre, os alunos também contam com um encontro presencial previamente marcado. Além desse encontro, a prova final é realizada presencialmente no Polo EaD da Universidade.

eBook - Graduacao EaD

Qual é a rotina de um aluno de ensino superior a distância?

A graduação a distância permite bastante flexibilidade de horário, afinal, o aluno determina a sua rotina de estudos. Por isso, essa modalidade é ideal para quem precisa conciliar faculdade, trabalho e família.

Entretanto, a flexibilidade aumenta a necessidade de disciplina e comprometimento do aluno. Dessa forma, o estudante deve ter uma rotina regrada para conseguir cumprir com a carga horária do curso.

É importante que o graduando se comprometa com uma carga horária semanal de estudos, a fim de conseguir assistir à todas as aulas e realizar todas as atividades, além de ter um tempo para leituras extras.

Uma vantagem da graduação EaD é ter acesso às aulas a qualquer momento dentro da plataforma de aprendizado. Portanto, é possível escolher o melhor horário para se dedicar aos estudos além de poder rever as aulas e ter maior fixação do conteúdo.

Outro fator a favor do curso EaD é a possibilidade de assistir às aulas em qualquer dispositivo eletrônico, desde que tenha acesso à internet. Sendo assim, o aluno pode aproveitar o tempo dentro do ônibus, na sala de espera do médico, e outras situações do dia a dia para ver ou rever as aulas gravadas ou até mesmo acompanhar a aula ao vivo.

Ou seja, a rotina de um aluno de ensino superior a distância é bastante flexível, porém, deve ser disciplinada. O estudante pode sim aproveitar o tempo dentro do ônibus para estudar, mas é importante também separar um tempo e um espaço apropriado só para a dedicação aos estudos. É necessário ser regrado e não se deixar levar pelas distrações, afinal, a carga horária de estudos deve ser cumprida para a conclusão do curso.

Vale a pena fazer um curso EaD?

Os cursos de graduação a distância têm a mesma grade curricular e carga horária dos cursos presenciais e proporcionam maior flexibilidade na rotina de estudos, apesar de exigir maior disciplina. Mas, será que vale a pena fazer um curso EaD?

Se a sua intenção é ter maior flexibilidade, autonomia e economia para conquistar o seu diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC e pelo mercado de trabalho, a resposta é sim, vale a pena fazer um curso EaD.

Afinal, os profissionais qualificados por meio da graduação a distância são cada vez mais valorizados pelo mercado de trabalho. Isso porque são profissionais tão bem preparados quanto os profissionais do ensino superior presencial, com a vantagem de possuírem bastante familiaridade com recursos virtuais, além de maior disciplina e facilidade com o home office, uma tendência do mercado de trabalho atual.

Lembrando que, a carga horária de um curso EaD funciona por meio de aulas online e atividades em uma plataforma virtual, sendo cumprida de acordo com a rotina de cada aluno. Além disso, se você é disciplinado e busca por autonomia no processo de ensino-aprendizagem, essa é a modalidade ideal para você.

Ainda tem dúvidas sobre a graduação a distância? Conheça agora os principais mitos sobre a modalidade EaD!

Quero saber quais são os mitos do EaD!