Acesse o conteúdo

Como fazer um currículo perfeito durante a faculdade

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Como fazer um currículo perfeito durante a faculdade

O currículo representa tudo o que você já conquistou e ainda quer conquistar profissional e academicamente. Ele tanto pode ser o cartão de embarque quanto o obstáculo que fica entre você e a conquista de uma oportunidade.

Seja o currículo tradicional, em uma página de empregos ou um perfil no LinkedIn, é dessa forma que você se apresenta para o mercado de trabalho. Portanto, ele deve demonstrar suas habilidades, competências e os diferenciais que fazem de você a melhor escolha para preencher uma vaga.

Entendeu a importância de um currículo bem feito? Então aprenda como fazer o currículo perfeito e conquistar os seus sonhos profissionais!

Escolha o modelo de currículo ideal para o seu caso

O currículo não é um documento tão padronizado quanto se imagina. Existem diversos modelos de currículo e qual deles escolher depende do seu objetivo profissional. Confira algumas dicas para os principais tipos de currículo!

Currículo para o primeiro emprego

Quem está tentando montar seu currículo para o primeiro emprego costuma ter dificuldade em encontrar informações para fornecer. Neste caso, não há experiência anterior, mas isso não quer dizer que você não tenha nenhuma habilidade.

Insira um campo de informações extras ou formação complementar para descrever trabalhos voluntários, projetos ou vivências que podem ser úteis na contratação. Enfatize o que foi realizado e as competências que essas experiências demandaram.

Cuidado para não ser muito vago, não é porque é o seu currículo para o primeiro emprego que você está aceitando qualquer coisa. Demonstre que você tem um objetivo indicando, pelo menos, quais são as suas áreas de interesses e cargos preferenciais. Caso queira, sinalize na carta de apresentação que está “aberto a oportunidades” para ampliar suas opções.

Currículo para estágio

Um dos tipos de currículo mais comuns durante a faculdade é aquele utilizado para conquistar um estágio. Neste caso, enfatize a sua formação acadêmica, inclusive atividades extracurriculares, como cursos de extensão e eventos.

Também especifique em qual campo de atuação profissional você deseja estagiar. Sempre que possível, peça cartas de recomendação aos professores que são especialistas nesse ramo. Assim, você oferece um “atestado” de que possui habilidades diferenciais para atuar nesse campo.

Veja também:

Currículo Lattes

Um modelo bem específico de currículo e que deve ser conhecido por quem tem interesse na área acadêmica é o Currículo Lattes. Esse é um currículo virtual, sediado em uma plataforma que concentra informações sobre acadêmicos e pesquisadores, indicando seus vínculos institucionais e publicações científicas.

Como você deve ter percebido, como fazer um Currículo Lattes não é tão simples. Além das informações pessoais básicas, você deve informar toda sua formação acadêmica e experiência profissional em detalhes. Inclusive, indicando com quais instituições e empresas tem ou teve vínculo e com qual regime de contratação.

Você ainda deve fornecer dados sobre cursos e eventos que participou, linhas de pesquisa que estudou ou tem interesse, pode incluir seu contato profissional, etc. Esse é um dos modelos mais completos de currículo e obrigatório no Mestrado e Doutorado. Por isso, vale a pena começar a construir o seu ainda na graduação.

Saiba como fornecer informações e incrementar o seu currículo

Todo currículo começa com uma apresentação objetiva de quem você é e como entrar em contato. O ideal é fornecer o nome completo, idade, e-mail, telefone e, caso queira, endereço ou link do perfil no LinkedIn. Agora, não tem como fazer um currículo perfeito com um e-mail que contenha apelidos inadequados. Crie um e-mail profissional para não causar impressões negativas.

A falta de informações também é um problema. Deixar muitas áreas em branco pode indicar que você não é um candidato comprometido ou não possui nada a oferecer. Faça cursos certificados online, eles aprimoram suas habilidades, seu currículo e são bastante acessíveis.

No caso de quem quer seguir carreira acadêmica, não tem como fazer o Currículo Lattes sem nenhuma formação complementar. Portanto, invista nos cursos de extensão, congressos acadêmicos e, principalmente, na iniciação científica. Ela é o primeiro passo da sua carreira em pesquisa e docência.

Quer mais dicas de como fazer um currículo perfeito, ir bem em entrevistas de emprego e melhorar suas chances no mercado de trabalho? Faça o download do e-book e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *