Como está o mercado de trabalho da área de Gestão de TI?

Como está o mercado de trabalho da área de Gestão de TI?

A resposta para esta e outras perguntas você vai encontrar neste artigo. Confira!

Com o advento da tecnologia, muitas carreiras têm surgido para suprir as necessidades de adequação do mercado a tempos tão modernos. A adaptação das empresas para a era digital levou à criação de muitos cargos especializados em Tecnologia da Informação. Como consequência, surgiram os cursos de Gestão de TI, que formam profissionais capacitados para atuar neste mercado que é cada vez mais promissor.

O que é o curso de Gestão de TI e quais são as suas principais disciplinas?

curso EaD de Gestão de TI forma profissionais capacitados para atuar como gestores da infraestrutura lógica e física e dos serviços relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Sabemos que a informação é primordial para as empresas e organizações, portanto, é indispensável ter à disposição um profissional que ficará encarregado de auxiliar os processos de gestão. Para isto, ele precisará coletar, armazenar e relacionar dados, transformando-os em informações de forma rápida e significativa para os negócios.

Pilares da Gestão de TI

A Gestão de Tecnologia da Informação é a administração dos recursos tecnológicos. Ela está sustentada por 3 pilares. São eles:

– Pessoas: participam do processo de tratamento da informação;

– Processos: estruturam a área de TI;

– Tecnologia: fundamental por dar suporte aos processos.

Entre as atribuições da gestão de TI, estão:

1. Manter o desempenho de serviços;
  2. Promover a transformação digital na empresa;
  3. Manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços;
  4. Fazer a gestão da equipe de TI;
  5. Gerenciar riscos que a TI pode causar ao negócio;
  6. Dar suporte aos processos organizacionais;
  7. Alinhar o uso da TI aos objetivos estratégicos da empresa.

Como você pôde perceber, são muitas as responsabilidades atribuídas a um gestor de TI, não é mesmo? Por isso ele é um profissional indispensável, o que valoriza a área e infla as oportunidades do mercado de trabalho.

Grade curricular do curso Gestão de TI

Durante a graduação, o aluno vai ter acesso ao conteúdo de formação básica da área de TI e, especialmente, aos tópicos de gestão relacionados a essa área. Entre eles, estão:

• Organização de Computadores;
  • Algoritmos;
  • Entrega e Suporte em TI;
  • Gestão de Serviços em TI;
  • Banco de Dados;
  • Custos e Gestão Financeira;
  • Engenharia de Software;
  • Estratégias em Tecnologia da Informação;
  • Ferramentas de Desenvolvimento para Web.

Vale ressaltar que o curso de Gestão da Tecnologia da Informação é do tipo tecnológico, pode ser feito em dois anos e na modalidade EaD. Ou seja, em pouco tempo você estará preparado para atuar no mercado de trabalho e recuperar todo o investimento que fez durante a graduação.

Tecnologia da Informação: mercado de trabalho

O profissional formado em Gestão da Tecnologia da Informação vai encontrar oportunidades em organizações públicas e privadas de qualquer setor que utilize TI como diferencial em seus produtos e serviços.

Essas empresas podem ter ligação direta com a tecnologia – entre elas, desenvolvedores de software e equipamentos e empresas que prestam serviços terceirizados para operadoras de telefonia – ou não, como bancos, seguradoras, indústrias e hospitais, apenas para citar alguns exemplos.

O mercado de trabalho é vasto, por isso a procura pelo curso vem crescendo, especialmente na modalidade EaD.

A Gestão de TI está entre as carreiras mais promissoras da atualidade

Pesquisas recentes colocam a carreira de gestor de TI entre as que mais crescem no Brasil. É preciso considerar esta informação na hora de escolher o curso que você pretende fazer, assim como é devido observar também a média salarial de um gestor de TI.

Gestão da Tecnologia da Informação: salário

Afinal, quanto ganha um gestor de TI?

As profissões relacionadas à área de TI ainda não são regulamentadas por um Conselho específico, desta forma, o mercado se autorregula. Isto não significa que você não vai encontrar salários atraentes. Pelo contrário, eles estão entre os principais motivos que levam pessoas de todo Brasil a buscarem essa qualificação.

Áreas da Gestão de TI e faixas salariais

• Analista de Tecnologia da Informação: de R$ 3.500 a R$ 5.000;
  • Coordenador de Sistemas de TI: de R$ 5.000 a R$ 8.000;
  • Gerente de Projetos em Tecnologia da Informação: de R$ 5.000 a R$ 12.000.

Lembrando que, quanto mais qualificado o profissional, maiores são as chances de atingir faixas salariais melhores. Por isso é muito importante a formação continuada para se manter atualizado, já que o mercado de tecnologia é bastante volátil.

Curso de Gestão da Tecnologia da Informação em Curitiba

O curso de Tecnologia da Informação a distância permite que muitos alunos possam realizar o sonho de ser um profissional da área, conciliando seus estudos com outras atividades diárias.

Em Curitiba, o EaD da Tuiuti oferece uma formação tecnológica para você ocupar posições estratégicas em empresas em um período de 36 meses. E o que é melhor: você faz uma graduação EaD com o mesmo padrão de qualidade da Tuiuti e por um preço bastante acessível. Entre em contato para conhecer nossos valores especiais de lançamento!

Em apenas três anos você estará com seu diploma em mãos para ingressar no mercado de trabalho e ser um profissional de sucesso. Agarre esta oportunidade!

Ficou interessado? Então faça agora mesmo a sua inscrição!