Acesse o conteúdo

Como está a área de Educação Física atualmente? Saiba agora!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Como está a área de Educação Física atualmente? Saiba agora!

A área de Educação Física ganhou muito espaço no mercado de trabalho nos últimos anos. Afinal, novas modalidades de atividades físicas ganharam notoriedade e visibilidade, além de vivermos em uma época onde influenciadores digitais incentivam as pessoas a buscarem um estilo de vida melhor.

Por isso, a busca por cuidados com a saúde e a estética aumentaram em nossa sociedade e, por consequência, o profissional de Educação Física passou a ser mais valorizado e procurado. Sendo assim, as possibilidades de atuação do profissional estão cada vez mais amplas.

Pensando nisso, entenda quais as diferentes opções de atuação do profissional de Educação Física hoje em dia.

As possibilidades no mercado de trabalho na área de Educação Física

O profissional de Educação Física conquistou bastante autonomia e espaço no mercado de trabalho. Se antes esses profissionais tinham como única opção a carreira como professores em escolas ou academias, hoje essa já não é mais a realidade. Isso porque as possibilidades se expandiram com as mudanças sociais e tecnológicas.

As atividades físicas passaram a ser vistas e valorizadas como fundamentais para o bem- estar de todos. Ou seja, pessoas de todas as faixas etárias e gêneros começaram a se interessar pelo exercício físico por diversos motivos diferentes. Dessa forma, a atuação do profissional da área saiu do ambiente escolar e das academias e alcançou novas oportunidades.

Sendo assim, conheça algumas possibilidades no mercado de trabalho para profissionais de Educação Física.

Assessoria esportiva

Todo atleta precisa de um acompanhamento profissional. Portanto, o educador físico pode atuar como assessor esportivo, acompanhando o desempenho e desenvolvimento do atleta. Dessa forma, a função do profissional é planejar e acompanhar os treinos e competições do atleta e/ou equipe para quem presta assessoria, buscando um aumento de performance, prevenção e cuidado com lesões.

O interesse pelo esporte aumentou consideravelmente no Brasil após as Olimpíadas de 2016. Por isso, também aumentaram as oportunidades na área de assessoria esportiva.

Trabalho de reabilitação

O educador físico também pode atuar em hospitais e/ou clínicas médicas, afinal, é um profissional da área da saúde. Sendo assim, o educador físico atua junto com um fisioterapeuta na reabilitação de pacientes com alguma deficiência motora.

Personal Trainer

O trabalho do Personal Trainer é muito valorizado por quem busca uma vida mais saudável e quer realizar atividades físicas em um horário flexível, em uma academia ou fora dela, com um treino próprio e atenção exclusiva. Por isso, o Personal Trainer costuma firmar um contrato diretamente com o cliente. Ou seja, o profissional que atua nessa área geralmente é autônomo e possui flexibilidade no seu horário de trabalho.

Pesquisa

Com tantas inovações e mudanças na área de Educação Física, é necessário que novas pesquisas sejam feitas para manter o ritmo de crescimento e desenvolvimento da área. Portanto, profissionais que se dedicam à carreira acadêmica são extremamente importantes e valorizados. Sendo assim, após a graduação em Educação Física, não hesite em fazer também uma pós-graduação.

Empreendedorismo

Como dito anteriormente, o profissional de Educação Física conquistou muita autonomia no mercado de trabalho. Portanto, muitos estão investindo na área do empreendedorismo e abrindo suas próprias academias, tanto na área tradicional de musculação quanto nas diferentes modalidades, como CrossFit e treino funcional.

Além disso, existem ainda outras formas do educador físico empreender, o meio digital é um exemplo disso. É possível vender e-books, videoaulas, cursos, aplicativos, entre outros. Afinal, as áreas de saúde e estética estão entre as mais lucrativas no ambiente digital.

Veja também:

Academias e escolas

Apesar da expansão de oportunidades para o educador físico, o mercado de trabalho se mantém aquecido para a atuação em academias e escolas. Isso em razão de as academias continuarem sendo muito populares e o ensino da Educação Física em escolas necessário.

Portanto, as possibilidades de atuação do profissional de Educação Física atualmente são muitas! A prática da atividade física passou a fazer parte da rotina dos brasileiros, de forma que é normal ver pessoas se exercitando com acompanhamento profissional em praças, parques, praias e outros ambientes externos além das academias.

Para ser um profissional dessa área, é necessário cursar uma graduação em Educação Física. Logo, entenda como funciona o curso de ensino superior para educadores físicos.

A graduação em Educação Física

Se você quer ser um profissional de Educação Física, você deve se decidir entre um curso de ensino superior de bacharelado ou licenciatura.

bacharelado em Educação Física capacita o profissional para planejar e conduzir a prática de atividades físicas em diversos locais. Porém, essa modalidade não permite que o educador físico atue no ensino formal em escolas.

Por sua vez, a licenciatura permite que o profissional dê aulas formais em escolas e outras instituições. Portanto, o professor de Educação Física promove a educação e reeducação motora, possibilitando o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo e social.

A Universidade Tuiuti do Paraná oferece os cursos de graduação em Educação Física tanto na modalidade bacharelado quanto licenciatura. Sendo assim, quem faz o vestibular na Tuiuti e quer ser um educador físico, pode optar por qualquer uma das opções de acordo com o seu plano de carreira.

Dessa forma, fica claro que a área de Educação Física atualmente está bastante aquecida e cheia de oportunidades no mercado de trabalho, tanto para o profissional de bacharelado quanto para o profissional de licenciatura. Afinal, existem diversas possibilidades de atuação para o educador físico, seja de forma autônoma ou em academias, escolas e outras instituições.

Ainda está em dúvida se essa é a área ideal para você construir uma carreira de sucesso? Então saiba agora mesmo se vale a pena fazer faculdade de Educação Física!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *