Como escolher uma faculdade de Arquitetura em Curitiba?

Como escolher uma faculdade de Arquitetura em Curitiba?

Em textos anteriores, ajudamos você a entender o curso de Arquitetura e Urbanismo e a saber se a área de Arquitetura pertence a Humanas ou Exatas. Agora, é o momento de definir a instituição de ensino que lhe dará suporte durante os 5 anos mais importantes de sua carreira!

A escolha da melhor faculdade de Arquitetura em Curitiba, a princípio, não é fácil, em decorrência da diversidade de instituições. No entanto, uma rápida olhada nos critérios que apresentamos a seguir torna a tarefa de escolher uma universidade de Arquitetura mais fácil para o estudante.

Perdido em qual faculdade de Curitiba cursar? É a hora da decisão!

1. Avalie a regularidade de faculdades de Arquitetura em Curitiba

O primeiro critério já deve eliminar, de cara, algumas universidades de Arquitetura que nem deveriam estar em sua lista: aquelas que não estão regulares com o Ministério da Educação.

Checar isso é simples, basta acessar a página do E-MEC e fazer uma busca pelo nome da instituição. Ela deve ser credenciada e ter autorização para oferecer o curso de Arquitetura em questão.

Nova call to action

Essas informações estão disponíveis nas abas de “ato regulatório” e “graduação”.

2. Confira os indicadores de desempenho da universidade de Arquitetura

Você já está na página do E-mec, então aproveite para checar os indicadores de desempenho da instituição e do curso superior.

Quanto à universidade, de maneira geral, existem dois indicadores que você deve observar: o índice geral de curso (IGC) e o conceito institucional (CI). Essas notas avaliam, em uma escala que vai até cinco, toda a instituição —  suas instalações, qualidade de cursos, corpo docente…

A nota do ENADE é outro critério relevante, já que a baixa avaliação acomete muitas instituições em todo o país. O estudante deve ficar atento e comparar o desempenho de cada curso. Em Curitiba, por exemplo, o curso de Arquitetura da Tuiuti é o com melhor nota, dentre as faculdades particulares, segundo o ranking da Folha de S. Paulo.

3. Examine a grade curricular de cada curso

A grade curricular do curso de Arquitetura deve atender ao disposto pelo Ministério da Educação. A ideia aqui é comparar as matrizes curriculares de faculdades de Arquitetura em Curitiba e confrontá-las com o que o MEC exige.