Como é o curso de Medicina Veterinária

Como é o curso de Medicina Veterinária

O fato de o Brasil ter um mercado de agronegócio bastante movimentado e produtivo, coloca a faculdade de veterinária como uma boa opção para quem quer seguir carreira na área e atuar como médico veterinário nos mais diversos setores.

Mas, mais do que a possibilidade de conquistar uma carreira estável e com um bom salário, na hora de escolher o curso certo para você, o importante é levar em consideração aquilo com o que mais se identifica.

Por isso, nesse artigo você vai poder conhecer melhor o curso de Medicina Veterinária, o que se estuda, além de oportunidades e desafios da carreira.

O que é a faculdade de Medicina Veterinária?

O curso de Medicina Veterinária possui a duração de cinco anos e é enquadrado como bacharelado, sendo disponibilizado apenas na modalidade presencial devido às suas especificidades.

Com a combinação de disciplinas teóricas e práticas, o egresso tem uma formação generalista, podendo atuar na fiscalização de produtos, na prevenção, controle, erradicação e no tratamento de doenças de animais (sejam eles domésticos ou silvestres).

Ainda, após a conclusão do curso, o aluno só estará apto a exercer a profissão mediante o credenciamento no CRMV (Conselho regional de Medicina Veterinária).

O que se estuda ao longo do curso?

Além de amar e respeitar os animais e o meio ambiente, você deve ter uma identificação especial com o estudo das ciências biológicas, que naturalmente faz parte de todo o curso, como:

• Anatomia;
  • Histologia;
  • Bioquímica;
  • Patologia;
  • Farmacologia;
  • Reprodução animal;
  • Técnicas cirúrgicas;
  • Entre outras.

É válido destacar que, aliado a essas disciplinas, também há algumas que trabalham a questão administrativa e ética.

Ao longo do curso, o aluno estuda questões referentes à anatomia e a fisiologia dos animais em geral, com o objetivo de pesquisar, compreender e apresentar soluções para as mais diversas doenças, atuando na sua prevenção e no seu tratamento e controle.

A maior parte da vida acadêmica do aluno da faculdade de veterinária é desenvolvida com base em aulas práticas em laboratórios e hospitais veterinários. Ao final do curso, além do trabalho de conclusão, é necessário realizar o estágio obrigatório e supervisionado, com o intuito de adquirir a experiência necessária.

Quais são as oportunidades para os egressos da faculdade de veterinária?

O mercado está em pleno crescimento e as possibilidades de atuação são muitas, tanto no setor de agronegócio, quanto no de pet. Para se ter uma ideia, de acordo com o próprio Conselho Federal de Medicina, são mais de 80 áreas de atuação.

O médico veterinário ainda pode escolher se quer atuar como profissional liberal, servidor público ou seguir carreira acadêmica e científica.