Acesse o conteúdo

Como criar um plano de estudos para estudar em casa?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Como criar um plano de estudos para estudar em casa?

Seja para passar no vestibular, concursos públicos ou mandar bem na hora da prova no seu curso de graduação, para ter bons resultados, é preciso muito foco e dedicação. Nesse sentido, um plano de estudos é uma ótima opção para quem quer se organizar e não perder nenhum assunto!

Com um bom plano para começar a estudar em casa, você define quantas horas precisa dedicar para cada disciplina e que atividades deve fazer primeiro. Caso você ainda não tenha feito o seu ou esteja se perguntando como montar um plano de estudo, tenho ótimas notícias para lhe contar: nós vamos ajudar você!

É isso mesmo, hoje, preparamos um post especial para você que precisa estudar e quer criar um cronograma para fazer as suas tarefas em casa. Vem com a gente e aprenda a montar um plano de estudos em quatro passos!

Plano de estudos: quais os benefícios? 

Cá entre nós, com a correria do dia a dia e as distrações que aparecem ao longo do caminho, nem sempre é fácil se concentrar nos estudos. Por isso, montar um cronograma o ajudará  a manter o foco no que realmente importa e não ficar para trás em nenhum assunto. 

Ter tudo organizado e bem anotado facilita muito, não é mesmo? Mas essa não é a única vantagem de criar o seu cronograma de estudo. Além de ajudar você a manter a concentração e organização, uma rotina bem elaborada pode contribuir para sua produtividade e motivação.

Sem contar que um plano de estudos ajuda você a aproveitar melhor o seu tempo. Por meio dele, você define os momentos certos para se dedicar às aulas remotas, aos exercícios ou ter um momento de descanso. 

Como montar o cronograma de estudos?

Ok, você já está por dentro das vantagens de criar o seu próprio cronograma, agora, vamos colocar a mão na massa e montar o seu? Você pode construir o seu planejamento de estudos em uma planilha do excel, em um planner, no aplicativo do trello ou, até mesmo, anotar no seu caderno. O importante não é onde ele será feito e sim como.

Para ajudar você a criar o seu cronograma personalizado, separamos um passo a passo bem detalhado de tudo que você precisa fazer para criar um bom plano. Vamos lá?

1 passo: divida o seu tempo!

Já falamos aqui que o cronograma de estudos pode ser uma grande vantagem na gestão do seu tempo.  Por isso, o primeiro passo é dividir os seus horários. Chegou o momento de definir os dias de estudos e quantas horas você pode dedicar para algumas matérias. Antes de criar o seu plano, uma dica valiosa é se fazer algumas perguntas, como:

  • Você vai estudar todos os dias da semana?
  • Quanto tempo você vai dedicar aos estudos por dia?
  • Esse tempo é suficiente para estudar os assuntos e fazer as suas atividades ou trabalhos?
  • Que horas você vai começar a estudar?

Nesse ponto, não se esqueça de levar em consideração outras atividades da sua rotina na hora de montar o seu plano, como trabalho, curso ou algum compromisso que tenha agendado. Com isso em mente, você pode criar o seu calendário e determinar quais horários do seu dia você irá dedicar para realizar as suas tarefas em casa.

Outro ponto importante é sinalizar no seu plano um horário para começar e terminar o seu ciclo de estudos e, claro, um tempo para os intervalos. Caso o assunto seja muito extenso, dentro do seu tempo de estudo, faça pequenas pausas para descansar a sua mente. 

Veja também:

E-book Reserva Financeira

2 passo: separe as suas disciplinas!

Antes de dedicar horas ao estudo, primeiro é preciso definir quais os conteúdos. Separe todas as matérias que você está estudando para o concurso ou que fazem parte da grade curricular das suas aulas presenciais.

Com sua planilha de estudos montada com os horários e as datas bem definidos, é hora de colocar quais disciplinas você estudará por dia. Por exemplo: segunda-feira – português e matemática; terça – história e geografia. Seja por disciplina ou por tema, divida todos os conteúdos que você estudará ao decorrer da semana.

3 passo: definia quais as atividades que são prioridade!

Agora você já tem horários e disciplinas definidas. Mas ainda falta um item para finalizar o seu cronograma! É hora de falar dos seus trabalhos e exercícios. 

Depois de estudar o assunto, é hora de colocar seu conhecimento em prática. Dedique um espaço dentro do seu plano somente para exercitar o que você aprendeu ou adiantar aquele trabalho passado pelo professor na última aula.

Nesse ponto, lembre-se de organizar as atividades por prioridade e prazo. Caso você tenha algo para entregar amanhã, essa deve ser sua prioridade número um, coloque em destaque no seu plano de estudos! Aqui, vale fazer uma lista com todas as suas tarefas antes de colocar na sua planilha para não se esquecer de nada.

4 passo: escolha um método de estudo. 

Você já tem um método de estudo? Mesmo com toda a organização do seu plano, é necessário ter um método para colocá-lo em prática, dessa maneira, você conseguirá organizar a sua forma de estudar e potencializar seu processo de aprendizado.

Caso você ainda não tenha pesquisado a respeito, temos uma dica para você, o método pomodoro. Seja vestibulando, concurseiro ou estudante de pós-graduação, o método pode ser utilizado por todos que querem otimizar o seu tempo nos estudos. Mas como funciona esse método de estudo? Vamos lhe explicar a seguir! 

O método pomodoro é simples, você só precisa de um cronômetro e determinação. No primeiro momento, você tem 25 minutos para se dedicar a uma atividade ou assunto. Quando o relógio marca o final do tempo, você tem cinco minutos para descansar a sua mente. 

Após terminar o seu momento de lazer, é hora de voltar para mais 25 minutos de estudo e assim sucessivamente. Geralmente, o recomendado são quatro ciclos de 25 minutos com intervalos de 5 minutos entre eles. Após o último ciclo, você é recompensado com um momento de descanso de 15 a 30 minutos. 

Lembre-se de ficar atento ao tempo, ok? É importante que você se mantenha dentro desse tempo estipulado pelo método de estudo. Dessa forma, você aumenta seu foco, estimula sua produtividade e passa a identificar e controlar as distrações ao redor. 

Dica extra: prepare-se para imprevistos e atualize o seu cronograma!

Por mais que você esteja se organizando e planejando a sua rotina, sabemos que imprevistos acontecem, um dia você pode não conseguir fazer tudo que havia estipulado ou novas prioridades podem surgir ao longo do caminho, por isso, fique tranquilo! 

É normal precisar fazer pequenos ajustes no seu plano de estudos ao decorrer das suas tarefas, então, nada de preocupações! Apenas pare um pouco, respire fundo e reorganize o seu cronograma. Mantenha-o sempre atualizado e lembre-se de que você está se adaptando a uma nova rotina! 

Caso haja algum trabalho em cima da hora ou você tenha notado uma maior dificuldade em determinada área, ajuste seu cronograma e dê mais foco a essas disciplinas, combinado?

Pronto, com essas dicas você já está preparado para desenvolver o seu próprio cronograma. Agora é o momento de colocar em prática o que você aprendeu e montar o seu! Mas antes de ir, temos uma dica para você que está em dúvida sobre a graduação. 

Se você, como muitos brasileiros, sonha em ingressar no ensino superior, mas ainda não sabe qual instituição escolher, estamos aqui para te ajudar nessa missão também! Acesse o nosso post sobre  Como uma faculdade de qualidade pode impactar a sua formação e descubra como a escolha de uma instituição pode mudar a sua jornada acadêmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *