Como criar um plano de estudos para estudar em casa?

Como criar um plano de estudos para estudar em casa?

Seja para passar no vestibular, concursos públicos ou mandar bem na hora da prova no seu curso de graduação, para ter bons resultados, é preciso muito foco e dedicação. Nesse sentido, um plano de estudos é uma ótima opção para quem quer se organizar e não perder nenhum assunto!

Com um bom plano para começar a estudar em casa, você define quantas horas precisa dedicar para cada disciplina e que atividades deve fazer primeiro. Caso você ainda não tenha feito o seu ou esteja se perguntando como montar um plano de estudo, tenho ótimas notícias para lhe contar: nós vamos ajudar você!

É isso mesmo, hoje, preparamos um post especial para você que precisa estudar e quer criar um cronograma para fazer as suas tarefas em casa. Vem com a gente e aprenda a montar um plano de estudos em quatro passos!

Plano de estudos: quais os benefícios?

Cá entre nós, com a correria do dia a dia e as distrações que aparecem ao longo do caminho, nem sempre é fácil se concentrar nos estudos. Por isso, montar um cronograma o ajudará  a manter o foco no que realmente importa e não ficar para trás em nenhum assunto.

Ter tudo organizado e bem anotado facilita muito, não é mesmo? Mas essa não é a única vantagem de criar o seu cronograma de estudo. Além de ajudar você a manter a concentração e organização, uma rotina bem elaborada pode contribuir para sua produtividade e motivação.

Sem contar que um plano de estudos ajuda você a aproveitar melhor o seu tempo. Por meio dele, você define os momentos certos para se dedicar às aulas remotas, aos exercícios ou ter um momento de descanso.

Como montar o cronograma de estudos?

Ok, você já está por dentro das vantagens de criar o seu próprio cronograma, agora, vamos colocar a mão na massa e montar o seu? Você pode construir o seu planejamento de estudos em uma planilha do excel, em um planner, no aplicativo do trello ou, até mesmo, anotar no seu caderno. O importante não é onde ele será feito e sim como.

Para ajudar você a criar o seu cronograma personalizado, separamos um passo a passo bem detalhado de tudo que você precisa fazer para criar um bom plano. Vamos lá?

1 passo: divida o seu tempo!

Já falamos aqui que o cronograma de estudos pode ser uma grande vantagem na gestão do seu tempo.  Por isso, o primeiro passo é dividir os seus horários. Chegou o momento de definir os dias de estudos e quantas horas você pode dedicar para algumas matérias. Antes de criar o seu plano, uma dica valiosa é se fazer algumas perguntas, como:

• Você vai estudar todos os dias da semana?
  • Quanto tempo você vai dedicar aos estudos por dia?
  • Esse tempo é suficiente para estudar os assuntos e fazer as suas atividades ou trabalhos?
  • Que horas você vai começar a estudar?

Nesse ponto, não se esqueça de levar em consideração outras atividades da sua rotina na hora de montar o seu plano, como trabalho, curso ou algum compromisso que tenha agendado. Com isso em mente, você pode criar o seu calendário e determinar quais horários do seu dia você irá dedicar para realizar as suas tarefas em casa.

Outro ponto importante é sinalizar no seu plano um horário para começar e terminar o seu ciclo de estudos e, claro, um tempo para os intervalos. Caso o assunto seja muito extenso, dentro do seu tempo de estudo, faça pequenas pausas para descansar a sua mente.