Como a Pedagogia ensina a ensinar

Como a Pedagogia ensina a ensinar

Faculdade de Pedagogia é essencial para o acompanhamento do processo de evolução dos alunos. Digamos que esse profissional recebe a missão de cuidar de todo o processo de ensino aprendizagem da educação infantil até o mundo corporativo. Ficou surpreso?

Pedagogia compreende todas as dimensões relacionadas ao ensino. É uma atividade de esforço mútuo, enquanto o profissional se dispõe a ensinar, mais se aprende, tornando-se melhor e mais produtivo. Fascinante, não é mesmo?

Se você procura uma graduação que busca orientar, educar, ensinar e participar nos estágios de evolução de uma pessoa, a Pedagogia é o curso certo para você!

Quer saber mais sobre isso? Confira no texto os detalhes da formação, campo de estudo, mercado de trabalho e como é aplicada nas instituições.

Fundamentos da Pedagogia

curso de Pedagogia apresenta como fundamento a seguinte tríade: educação, ensino e instrução (aprendizado).

Nesse sentido, constitui uma importante ferramenta capaz de acompanhar no processo de desenvolvimento, desde o estágio infantil até o fim de sua vida. Aprimorando e desenvolvendo as habilidades necessárias para a formação enquanto humana e acadêmica.

Já pensou nos campos de estudo desta área do conhecimento?

Pedagogia: campos de estudo

Caracterizada como uma graduação extremamente versátil, pois dispõe de conhecimentos de diversas naturezas. Esta graduação permite ao estudante um melhor desenvolvimento das estratégias, técnicas e teorias que podem ser aplicadas ao ensino.

Durante a graduação, o aluno terá contato com as seguintes disciplinas:

• Psicologia aplicada à educação;
  • História da educação;
  • Economia aplicada à educação;
  • Sociologia;
  • Filosofia;
  • Língua Portuguesa;
  • Teorias da administração;
  • Didática.

Pedagogia: perfil profissional

Para identificar as principais habilidades que compõem o perfil deste profissional, confira abaixo as principais características que ajudam na formação do graduando em pedagogia.

• Gostar de aprender para ensinar

Uma característica essencial deste curso é a disposição do estudante em ensinar os conteúdos da melhor forma. É uma via de mão dupla, tanto para o aluno quanto para o pedagogo.

• Ter empatia

É importante que este profissional saiba se colocar no lugar de outros. Assim, poderá ajudar na compreensão das necessidades dos alunos.

• Transformar vidas

Ser apaixonado por transformar vidas através da educação. Afinal, quando fazemos por amor é bem mais fácil né?

• Ser criativo

A criatividade é essencial nesta profissão, pois com esta habilidade será capaz de desenvolver novas formas, estratégias e técnicas de ensino.