Chegue ao sucesso fazendo um planejamento de carreira!

Chegue ao sucesso fazendo um planejamento de carreira!

Você já deve ter percebido que passar no vestibular está longe de ser o último grande desafio do estudante. Ao chegar na faculdade, muitas outras dúvidas e dificuldades surgem. “Não sei o que fazer da vida profissional” ou “estou mesmo na profissão certa?” são alguns dos questionamentos dos graduandos.

Não é à toa que os alunos de graduação são os mais afetados pela ansiedade. Muitos caminhos a seguir e vontade de construir, logo, uma carreira de sucesso são alguns dos motivos.

Como combater isso? Trilhando um caminho profissional desde a faculdade! Afinal, fazer um planejamento de carreira é a chave para o sucesso profissional.

Entenda, agora, como planejar sua carreira profissional!

Como fazer um planejamento de carreira?

O planejamento de carreira começa com a determinação de um objetivo. Se ainda não sabe o que quer fazer da vida profissional, não se preocupe, os passos a seguir ajudam.

Passo 1: que tipo de profissional gostaria de ser em 10 anos?

A partir do seu perfil, gostos e afinidades, pense em que tipo de profissional você gostaria de ser em 10 anos. Um profissional com uma grande bagagem teórica e capaz de transmitir seu conteúdo? Um gestor em uma grande empresa? Alguém com ampla experiência de mercado e referência em sua área de atuação?

O perfil de profissional que você gostaria de ser tem a ver com o seu objetivo de carreira. Ele envolve, também, as coisas que você gostaria de ter conquistado. Estabilidade profissional, prestígio, nome no mercado ou sucesso financeiro, por exemplo.

Para definir isso, além do perfil, avalie o mercado de trabalho, as oportunidades e tendências de sua profissão.

Passo 2: determinando metas para o objetivo principal

Imagine que, no passo anterior, um estudante determinou que o seu objetivo de carreira é tornar-se professor universitário com uma sólida carreira acadêmica na área de Psicologia.

Para isso, ele deve estabelecer metas que se relacionam com o seu objetivo principal. Essas metas devem guiar o estudante desde a faculdade. Nesse exemplo, as metas poderiam ser:

• ingressar na faculdade de Psicologia;
  • participar de um programa de iniciação científica dentro da universidade;
  • dominar a língua inglesa escrita;
  • realizar estágio na área de interesse;
  • realizar uma especialização em Neuropsicologia até 2 anos após a conclusão do curso;
  • iniciar um mestrado em Psicologia até 2 anos concluída a especialização.

Esse é apenas um exemplo. Se você é estudante de Administração e tem como objetivo ser o gestor de uma grande empresa, terá metas específicas como realizar estágios diversos, realizar cursos extracurriculares na área, dentre outros.