Acesse o conteúdo

Carreira jurídica: 5 áreas com forte crescimento, confira!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Carreira jurídica: 5 áreas com forte crescimento, confira!

Direito é um campo do conhecimento vasto. Uma vez que essa área é a responsável por mediar a relação entre as pessoas e o Estado, existem dezenas de campos de atuação possíveis — cada um com suas especificidades e exigências.

Por isso, saber qual carreira jurídica você quer seguir é um divisor de água. Uma vez que com essa orientação é possível definir, com certeza, que a formação é Direito combina com seu perfil e que as opções de atuação profissional são interessantes.

Por isso, separamos uma lista com as principais tendências de carreira do setor jurídico. Confira!

1. Advocacia Pública

A Advocacia Pública, como o nome sugere, é uma área do Direito focado na atuação do advogado em defesa do Estado. Em nível federal ela é feita pela Advocacia Geral da União (AGU), em nível estadual é de responsabilidade da Procuradoria do Estado e nos municípios pela Procuradoria do Município.

É o profissional do Direito atuante nesse campo que defende e faz valer os direitos dos CNPJs de Direito Público e interesses dos entes estatais.

Por ser um campo de atuação vinculado ao setor público, a estabilidade e a expectativa de uma carreira longa e próspera são excelentes benefícios.

CTA Banner - Direito

2. Defensor Público

O Defensor Público também atua no Estado, mas ele é um agente de manutenção da democracia que presta serviços jurídicos à comunidade necessitada que, por alguma razão, não pode arcar com as custas desse trabalho.

O modelo que prevalece no Direito brasileiro é conhecido como “staff model”. Nele, o Estado remunera um órgão composto por advogados que se dedicam ao atendimento do público citado. Em contrapartida, os Defensores Públicos não podem exercer a advocacia privada para garantir a eficiência de suas atividades.

aumento de estoque de processos no país aponta para a necessidade, cada vez maior, de Defensores Públicos para atender às demandas jurídicas.

3. Promotor de Justiça

O Promotor de Justiça é um profissional que atua na defesa da sociedade. O trabalho dele é garantir a ordem jurídica e democrática junto ao Ministério Público. Ele não defende nenhuma das partes, muito menos interfere nas decisões tomadas.

Desse modo, o Promotor de Justiça é quem faz a acusação em prol da sociedade (o melhor exemplo é no Direito Penal, quando ele faz a acusação, frente ao juiz, de alguém que cometeu um crime) e defende os direitos individuais (como no caso do Direito de Família, visando resguardar os direitos e interesses das crianças envolvidas).

Uma vez que o Promotor de Justiça é uma figura central no meio jurídico brasileiro, esse profissional sempre será requisitado. Somando isso com o fato de ser um cargo público e com remuneração atrativa, a carreira de Promotor de Justiça é mais uma alternativa interessante.

4. Direito Civil

Um dos maiores campos de atuação dentro do Direito Privado é o Direito Civil. Ele trata das normas que determinam o entendimento jurídico no meio privado sobre as pessoas, seus bens e suas relações.

Esse ramo do Direito é o responsável por diversos assuntos que permeiam a vida privada das pessoas que vivem em sociedade. Alguns dos principais exemplos de atuação desse campo são:

  • casamento;
  • separação;
  • herança;
  • direito do nascituro;
  • etc.

Quem busca um ingresso na advocacia privada e quer um campo rico de oportunidades para atuar, o Direito Civil é uma opção atrativa tanto pela variedade de casos quanto pela constante demanda na área.

Veja também:

5. Direito Digital

Olhando mais para o futuro e para as tendências tecnológicas que vêm ditando o ritmo das sociedades, outro campo do Direito tem se mostrado promissor: o Direito Digital. Ele cuida da relação entre as normas jurídicas e sua aplicação no meio digital.

Com o mundo migrando cada vez mais para o virtual é necessário que a regulamentação e a defesa de direitos e obrigações se estenda também para esse campo. Um dos grandes avanços na área é a adoção da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entra em pleno vigor em 1° de agosto de 2021.

As mudanças no entendimento jurídico sobre o meio digital estão obrigando pessoas físicas e jurídicas a adaptarem suas práticas, o que gera uma demanda completamente nova no Direito.

Como você pode ver, as carreiras jurídicas promissoras são vastas e é importante conhecer cada uma dessas áreas para fazer uma boa escolha. É por isso que no curso de Direito em Curitiba oferecido pela Universidade Tuiuti explora essa diversidade e mostra aos alunos quais portas podem ser abertas com essa graduação.

Quer entender um pouco mais sobre a formação necessária para assumir uma carreira jurídica? Então, leia nosso texto que explica sobre como é faculdade de Direito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *