Avaliando a qualidade do seu doutorado

Avaliando a qualidade do seu doutorado

Então agora você quer fazer um doutorado. Essa é uma ótima e necessária escolha para quem deseja investir em uma carreira acadêmica. Mas você sabia que é necessário averiguar a qualidade do programa antes de inscrever-se para ele?

Neste post vamos ajudar você a compreender como um curso de doutorado pode ser avaliado. Fique conosco!

Como devo escolher onde cursar meu doutorado?

É importante escolher uma instituição e um programa de pós-graduação stricto sensu que tenha qualidade. Por quê? Não basta que minha tese seja excelente por si mesma?

Não é bem assim. Um bom programa de pós-graduação possui uma infraestrutura de professores e espaços de pesquisa que serão fundamentais para que você desenvolva seu potencial acadêmico.

Portanto, o primeiro ponto a ter em mente é pesquisar uma instituição que tenha um bom programa alinhado aos seus interesses.

Como saber se o doutorado é bom?

Todo programa de pós-graduação stricto sensu do país passa por uma avaliação. Essa avaliação é feita pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão responsável do Ministério da Educação (MEC) por fiscalizar os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado).

É por meio da avaliação CAPES que o programa de pós-graduação é avaliado e recebe uma “nota”, o chamado “Conceito CAPES”.

Essa nota permite saber se o programa de pós-graduação é bem qualificado. Isso porque a CAPES analisa vários critérios, como a infraestrutura da instituição, a titulação e o número de professores qualificados e a produção científica realizada e publicada em periódicos bem conceituados.

Como é feita a avaliação CAPES?

A avaliação é realizada por comitês de cada área de pesquisa (Engenharia, Direito, Administração, etc), formados por grupos de consultores acadêmicos com comprovada competência, bem como com a participação da comunidade acadêmico-científica do país. A Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (Avaliação CAPES) foi estabelecida em sua forma atual em 1998 e é orientada pela Diretoria de Avaliação\Capes.

O objetivo é garantir a qualidade da pós-graduação stricto sensu brasileira e permitir a identificação das diferenças regionais, para que sejam constituídas referências para a distribuição de bolsas e recursos de pesquisa, bem como orientar estratégias para desenvolvimento de novos programas de pós-graduação.

A avaliação é trienal e dá notas de 3 (três) a 7 (sete) para cada programa de pós-graduação, sendo que três é a nota mínima e sete a nota máxima. Os cursos que não atingem a nota mínima são descredenciados.

A CAPES é também responsável por avaliar revistas e periódicos científicos por meio do programa QUALIS.

Afinal, como avaliar a qualidade do doutorado?

O principal meio de saber isso é investigar qual é o conceito CAPES do programa de ensino que você está interessado. Esse é o grande quesito que você deve utilizar para avaliar a qualidade de um doutorado. Procure saber também dos professores e os artigos científicos que eles produziram, e se suas linhas de pesquisa tem a ver com o que você quer realizar.

Dessa forma, ao iniciar um doutorado você terá certeza que terá todas as ferramentas e condições para realizar uma pesquisa de qualidade que irá ajudar no crescimento da ciência e de sua própria carreira.

Quer saber mais sobre o doutorado? Leia o e-book Doutorado: uma formação, várias opções de atuação!