Acesse o conteúdo

As 6 vantagens de um fazer uma faculdade semipresencial

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

As 6 vantagens de um fazer uma faculdade semipresencial

A escolha certa da modalidade de ensino é essencial para o seu bom desempenho acadêmico no ensino superior. Logo, é importante conhecer as vantagens da faculdade semipresencial para descobrir se essa é a melhor escolha para a sua formação acadêmica e profissional.

Quem opta por uma faculdade semipresencial aproveita o melhor do ensino presencial e do ensino a distância de uma só vez. Por isso, escolher essa modalidade de ensino é uma ótima ideia para potencializar o seu desempenho no ensino superior.

Mas será que uma faculdade semipresencial é mesmo ideal para você? Para responder a essa pergunta, conheça as 6 principais vantagens de se fazer uma faculdade semipresencial em Curitiba e entenda como é essa modalidade de ensino. Confira agora!

Maior flexibilidade de horário

Na Universidade Tuiuti do Paraná, os cursos semipresenciais contam com 60% de aulas presenciais e 40% de aulas EaD. Dessa forma, além dos encontros presenciais, o estudante conta com conteúdos online em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Portanto, essa modalidade de ensino permite uma maior flexibilidade de horário para o aluno, uma vez que os estudos online — que correspondem a 40% da carga horária do curso — podem ser realizados quando e onde o estudante desejar. O aluno organiza a sua rotina acadêmica e acessa os conteúdos virtuais quantas vezes quiser, respeitando o seu tempo e encaixando os estudos nos seus horários disponíveis.

A faculdade semipresencial representa mais economia

Um curso de graduação é um investimento. Ou seja, é importante se planejar financeiramente para a conquista do diploma de ensino superior. A boa notícia é que a faculdade semipresencial é uma opção que cabe no seu bolso e representa um maior controle de gastos na hora de se qualificar e se destacar no mercado de trabalho.

Isso porque as mensalidades das faculdades semipresenciais são mais econômicas do que as mensalidades dos cursos presenciais. Mas as vantagens financeiras não param por aí! Afinal, sem a necessidade de locomoção diária até o campus, o estudante também reduz o tempo e dinheiro com transporte, assim como com alimentação.

Logo, a modalidade de ensino semipresencial é vantajosa para o seu bolso, pois é uma opção bastante vantajosa financeiramente se comparada ao ensino presencial.

Autonomia no processo de ensino-aprendizagem

A forma como a faculdade semipresencial acontece garante protagonismo ao aluno, tirando o professor do papel principal do processo de ensino-aprendizagem. Ou seja, na modalidade semipresencial, o estudante não cumpre uma função passiva, sendo apenas um ouvinte do professor que ensina. Ao contrário, na faculdade semipresencial, o aluno atua de forma ativa, pois é ele quem deve acessar o conteúdo online e realizar o seu momento de estudos.

Sendo assim, a faculdade semipresencial proporciona autonomia ao aluno no seu processo de ensino-aprendizagem. Isso acontece porque, com o acesso aos materiais online, o estudante determina como e quando realizar os seus estudos. Logo, o aluno se torna protagonista do seu aprendizado e o professor atua como um guia ao conduzir as aulas presenciais de forma que o aluno coloque em prática o que aprendeu.

Dessa forma, a união entre aulas presenciais e online também proporciona uma melhor relação entre teoria e prática, pois, uma vez que o estudante acessa os conteúdos teóricos no ambiente virtual, os encontros presenciais são mais destinados para o aprendizado prático do conteúdo.

Aproveitamento da infraestrutura do campus

Os alunos da Universidade Tuiuti do Paraná podem acessar o campus sempre que desejarem. Ou seja, quem faz faculdade semipresencial em Curitiba não precisa esperar os encontros presenciais para usufruir da infraestrutura do campus.

Portanto, além do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os estudantes da Tuiuti também contam com bibliotecas, laboratórios, centros de pesquisa, clínicas, atelier multiuso e outros ambientes da universidade para potencializar o aprendizado. Essa é mais uma das vantagens de uma faculdade semipresencial em Curitiba.

Desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado

O ensino superior é fundamental para uma boa colocação no mercado de trabalho. Por isso, o desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado é uma das principais vantagens de um curso semipresencial.

Afinal, o aluno dessa modalidade de ensino precisa desenvolver competências que vão além dos conhecimentos técnicos da profissão, como:

  • capacidade de adaptação;
  • flexibilidade para lidar com diferentes situações e projetos;
  • facilidade para utilizar novos equipamentos e tecnologias;
  • familiaridade com o online;
  • autonomia;
  • disciplina;
  • organização;
  • proatividade.

Todas essas habilidades são cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho e, sem dúvidas, o aluno de uma faculdade semipresencial desenvolve essas competências ao longo do curso. Portanto, uma graduação semipresencial pode ser um diferencial competitivo no seu currículo e garantir as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Vale ressaltarmos que o diploma da faculdade semipresencial da Tuiuti é autorizado pelo MEC e reconhecido pelo mercado de trabalho. Ainda que alguns pensem que o diploma de um curso semipresencial é menos valorizado no mercado, isso é um grande mito. Afinal, como dissemos, o aluno da modalidade de ensino semipresencial possui competências muito requisitadas no mercado.

Possibilidade de networking

networking é muito importante para uma boa colocação no mercado de trabalho. Por isso, a possibilidade de realizar networking nos encontros presenciais com colegas e professores é uma das grandes vantagens dessa modalidade de ensino.

Com a chance de construir uma rede de contatos profissional na faculdade, é possível ser indicado por um colega para uma vaga de trabalho que é perfeita para você. Além disso, ao longo do curso, você pode formar parcerias e sociedades. Afinal, durante a formação, é possível encontrar um colega em quem confiar e, ao final do curso, decidir empreender juntos. Incrível, não é mesmo?

Dessa forma, está claro como é a faculdade semipresencial de Curitiba e quais são as 6 principais vantagens dessa modalidade de ensino. Portanto, você já pode decidir se um curso que une o melhor do ensino EaD e do ensino presencial é o ideal para a sua formação acadêmica e profissional.

Já decidiu qual é a melhor modalidade de ensino para você? Então, faça, agora mesmo, a sua inscrição no vestibular da Tuiuti!

Quero fazer a inscrição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *