Arquitetura e Urbanismo: tradicionalismo e inovação em um único curso

Arquitetura e Urbanismo: tradicionalismo e inovação em um único curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo é muito procurado por estudantes que desejam ter uma formação ampla, versátil e sempre atual. A arquitetura e o Urbanismo preservam, em edificações, o patrimônio histórico e cultural de uma geração enquanto constrói os vislumbres do futuro em projetos inovadores.

O que torna a área tão atraente é justamente essa dualidade que mescla tradicionalismo e inovação. Em primeiro lugar, compreender e respeitar os padrões estéticos, históricos e culturais que fundamentam qualquer projeto de valor. Por outro lado, também incorporar novidades arquitetônicas e tecnológicas, como poucas outras áreas são capazes.

Em meio a conceitos aparentemente contraditórios, a área de Arquitetura e Urbanismo impõe o charme e funcionalidade em obras à serviço do homem. Gostou da premissa? Então conheça outros aspectos do curso que unem o tradicionalismo e a inovação e saiba mais sobre essa carreira.

A complementaridade das disciplinas

O primeiro aspecto da Arquitetura e Urbanismo onde é possível observar a copresença de conceitos novos e antigos é na própria grade curricular do curso. A disciplina de História da Arquitetura e das Artes, por exemplo, é uma das bases técnico-teóricas que molda o senso estético e arquitetônico do profissional.

Por outro lado, o desenho técnico, que antes tornava as habilidades manuais do arquiteto e urbanista indispensáveis, hoje migrou para as tecnologias informatizadas. Softwares de criação são as ferramentas mais utilizadas pelo profissional tanto para elaborar projetos inovadores quanto para compreender construções da antiguidade.

As duas vertentes complementam-se para possibilitar novas perspectivas ao profissional, seja com o objetivo criar algo inédito ou de oferecer um novo olhar ao passado. Em muitas áreas, as raízes e as mudanças que levaram a sua atual configuração são os conhecimentos de relevância. Em Arquitetura e Urbanismo, também são ferramentas do dia a dia.

Nova call to action

Sustentabilidade: inovação que preserva a tradição

Um movimento inovador que prima pelo tradicionalismo é, talvez, o exemplo mais claro da dualidade presente no curso e na profissão. A sustentabilidade é uma corrente cada vez mais relevantes dentro dos cursos que envolvem construção civil. Em Arquitetura e Urbanismo, no entanto, esse conceito vai além.

Na área, sustentabilidade não refere-se apenas ao fator de preservação ambiental, mas também engloba aspectos econômicos, sociais, espaciais e, principalmente, culturais. O crescimento desenfreado das cidades leva à massificação das representações culturais locais, que perdem espaço entre as construções urbanas.

A sustentabilidade cultural procura resgatar as tradições arquitetônicas que representam a cultura e história locais. Seja na concepção de novas construções ou pela restauração e preservação das antigas. O conceito é ainda novo, mas que cresce em importância na preservação de uma herança cultural que mantém a identidade do povo.

Em outras palavras, a sustentabilidade cultural não deixa de ser o resgate da concepção que dá valor ao espaço urbano como centro da existência humana. O arquiteto e urbanista passa a ser visto muito mais do que mero construtor de um espaço físico, mas também com um escritor da História.