Acesse o conteúdo

Arquitetura e Design de Interiores: entenda a relação

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Arquitetura e Design de Interiores: entenda a relação

Arquitetura e Design de Interiores são áreas de conhecimento com muitas características em comum. Há semelhanças durante a faculdade e também no mercado, quando esses dois profissionais devem trabalhar juntos para alcançarem melhores resultados. Entenda qual é a relação entre o arquiteto e o designer de interiores nesse post:

O que é Design de Interiores?

Design de interiores é a área técnica responsável por projetar espaços internos combinando funcionalidade e estética. Um designer de interiores é muito mais que um decorador, pois embora a decoração faça parte do seu trabalho, ele precisa considerar muitos outros fatores além da aparência.

Para entender o que é design de interiores, lembre-se de que o profissional dessa área considera questões como acústica, conforto térmico, luminosidade e ergonomia, além de estar atento à tendências e novidades na área. Seu papel é entender as necessidade do cliente e projetar o espaço ideal para ele.

Nova call to action

A relação entre arquitetura e design de interiores

arquitetura e o design de interiores são complementares. Ambos são focados na necessidade do cliente e na criação de residências e empresas funcionais. Entretanto, enquanto o designer de interiores se ocupa do layout do ambiente, o arquiteto é responsável por questões estruturais.

Em muitas empresas, esses dois profissionais trabalham juntos, como em construtoras e escritórios de arquitetura. O arquiteto tem conhecimento para propor mudanças como demolição e construção de paredes, por exemplo. É ele quem assina o laudo técnico do projeto e tem responsabilidade legal sobre qualquer acidente.

Tanto o arquiteto quanto o designer de interiores têm competência para definir o material usado em acabamentos e revestimentos, a disposição dos móveis e as fontes de iluminação. Ambos podem também projetar móveis sob medida e propor esquemas de cores para o ambiente.

Porém, normalmente é o designer de interiores quem gerencia o projeto, fazendo orçamentos, negociando com fornecedores, calculando prazos e visitando lojas. Ele também costuma ter um olhar mais atento para peças decorativas, como quadros e esculturas.

O ideal é trabalhar de forma colaborativa.  Suas formações diferentes, fazem com que o trabalho em equipe enriqueça o projeto, com duas visões diferenciadas para o mesmo ambiente.

Veja também:

As diferenças na formação profissional

A primeira diferença entre Design de Interiores e Arquitetura é o tipo de curso. A faculdade de Design de Interiores da Universidade Tuiuti é um curso tecnológico, isto é, tem foco na atuação prática e proporciona uma formação acadêmica mais rápida. São apenas dois anos de curso. A graduação em Arquitetura e Urbanismo é um bacharelado com 5 anos de duração.

O curso de Arquitetura é mais abrangente, pois inclui aprendizado sobre planejamento urbano, construções e paisagismo. Ao longo do curso há muitas matérias teóricas. O arquiteto tem uma formação generalista que permite ingressar em vários setores no mercado de trabalho.

Já o designer de interiores é focado em uma atividade mais especializada, sendo o curso mais indicado para quem já sabe exatamente o que quer fazer depois que se formar. O estudante dessa graduação é preparado para ingressar imediatamente no mercado de trabalho, em uma função específica.

Na faculdade de Design de Interiores são abordados conteúdos que também estão na grade curricular de Arquitetura, como Desenho de Observação, História da Arquitetura e Conforto Ambiental. Os dois aprendem a elaborar plantas e maquetes e tem muitas aulas em laboratórios. A diferença está no foco do aprendizado e na aplicação práticas desses conteúdos para cada um deles.

Arquitetura e o Design de Interiores são boas opções de carreira, com bons salários e oportunidades no mercado de trabalho. Na prática, são profissões complementares, que devem trabalhar juntas em benefício do cliente.

Se interessou por uma carreira na área? Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail!

UTP Ebook Arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *