Arquitetura e Design de Interiores: entenda a relação

Arquitetura e Design de Interiores: entenda a relação

Arquitetura e Design de Interiores são áreas de conhecimento com muitas características em comum. Há semelhanças durante a faculdade e também no mercado, quando esses dois profissionais devem trabalhar juntos para alcançarem melhores resultados. Entenda qual é a relação entre o arquiteto e o designer de interiores nesse post:

O que é Design de Interiores?

Design de interiores é a área técnica responsável por projetar espaços internos combinando funcionalidade e estética. Um designer de interiores é muito mais que um decorador, pois embora a decoração faça parte do seu trabalho, ele precisa considerar muitos outros fatores além da aparência.

Para entender o que é design de interiores, lembre-se de que o profissional dessa área considera questões como acústica, conforto térmico, luminosidade e ergonomia, além de estar atento à tendências e novidades na área. Seu papel é entender as necessidade do cliente e projetar o espaço ideal para ele.

Nova call to action

A relação entre arquitetura e design de interiores

arquitetura e o design de interiores são complementares. Ambos são focados na necessidade do cliente e na criação de residências e empresas funcionais. Entretanto, enquanto o designer de interiores se ocupa do layout do ambiente, o arquiteto é responsável por questões estruturais.

Em muitas empresas, esses dois profissionais trabalham juntos, como em construtoras e escritórios de arquitetura. O arquiteto tem conhecimento para propor mudanças como demolição e construção de paredes, por exemplo. É ele quem assina o laudo técnico do projeto e tem responsabilidade legal sobre qualquer acidente.

Tanto o arquiteto quanto o designer de interiores têm competência para definir o material usado em acabamentos e revestimentos, a disposição dos móveis e as fontes de iluminação. Ambos podem também projetar móveis sob medida e propor esquemas de cores para o ambiente.

Porém, normalmente é o designer de interiores quem gerencia o projeto, fazendo orçamentos, negociando com fornecedores, calculando prazos e visitando lojas. Ele também costuma ter um olhar mais atento para peças decorativas, como quadros e esculturas.

O ideal é trabalhar de forma colaborativa.  Suas formações diferentes, fazem com que o trabalho em equipe enriqueça o projeto, com duas visões diferenciadas para o mesmo ambiente.