Aprenda a fazer currículo para o primeiro emprego sem mentiras!

Aprenda a fazer currículo para o primeiro emprego sem mentiras!

O currículo é a porta de entrada para conseguir um emprego ou estágio. Afinal, ele é o primeiro contato do recrutador com os candidatos. Esse documento pode fazer com que uma entrevista seja marcada, aumentando as chances no processo seletivo. Assim como também pode resultar em um “não” antecipado.

Por isso, é normal que muitas pessoas tenham dúvidas sobre como montar o currículo profissional. O que colocar e o que não colocar são questões que preocupam ainda mais aqueles que ainda não têm experiência profissional.

Se esse é o seu caso, então não perca este post. A seguir, apresentamos algumas dicas para ajudá-lo a fazer o currículo para o primeiro emprego da melhor maneira e ter mais chances de conquistar uma vaga. Confira!

Seja sincero

Uma das características importantes para ter mais chances em uma seleção de emprego é a sinceridade. O recrutador é uma pessoa experiente e pode facilmente identificar  contradições no seu currículo ou entrevista. Isso pode ser determinante para eliminar um candidato ou mesmo demitir um funcionário, caso a contratação já tenha sido feita.

No primeiro emprego ou estágio, é normal que você ainda não tenha experiência profissional no currículo. Afinal, sua carreira está apenas começando. Mas isso não significa que você deve acreditar que essa situação pode impedi-lo de conseguir a vaga.

Por isso, de forma alguma apresente informações incorretas no currículo. Nada de informar cargos que nunca ocupou, dizer que já é formado quando ainda está cursando a faculdade ou afirmar que está na graduação caso tenha trancado o curso, por exemplo.

Coloque apenas informações necessárias

No momento de procurar a primeira experiência profissional, muitas pessoas acreditam que não têm o que apresentar e acabam colocando informações desnecessárias para que o currículo não pareça tão pequeno, mas isso é um erro.

Afinal, é importante que esse documento chame a atenção do recrutador rapidamente. Para isso, ter menos informações pode ser melhor. Quanto mais objetivo você for, mais fácil será para o recrutador encontrar as informações de que precisa.

Nome, endereço, telefone, e-mail, formação, previsão de conclusão da graduação, cursos de extensão e idiomas são os mais importantes. Lembre-se de manter essas informações sempre atualizadas.