Análise e desenvolvimento de sistemas: mercado de trabalho e perspectivas

Análise e desenvolvimento de sistemas: mercado de trabalho e perspectivas

Um dos segmentos que vem demonstrando crescimento constante nos últimos anos é o de Tecnologia da Informação (TI), o qual pode ser segmentado em várias carreiras, como a de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O analista de sistemas é o profissional responsável por solucionar problemas por meio do desenvolvimento de softwares e hardwares, os quais são usados intensamente no mercado de trabalho, por pequenas, médias e grandes empresas.

Você se identifica com a área? Saiba mais sobre o mercado de trabalho em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e amplie suas perspectivas para um futuro profissional de sucesso!

Um breve panorama do mercado de trabalho para o analista de sistemas

Ocupando o 9o lugar no ranking mundial de investimentos em tecnologia da informação, o Brasil se destaca pelo desenvolvimento de hardwares (51,2%). No entanto, a produção de softwares também é representativa (21,4%). A região Sul do Brasil é responsável por 13% do mercado, figurando em segundo lugar nacional, atrás do Sudeste.

Nova call to action

São mais de 17 mil empresas atuando no desenvolvimento, produção e distribuição de softwares, o que significa que a demanda por analistas de sistemas só tende a crescer. Prova disso são as incontáveis empresas que buscam por profissionais qualificados.

Duas grandes tendências na Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Podemos destacar dois caminhos promissores para o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o mercado de startups e a crescente emergência da internet das coisas (IoT). Entenda!

O mercado das startups

As startups são empresas de rápido crescimento que desenvolvem serviços ou produtos inovadores. Os sistemas são importantes ferramentas nas startups, sejam por ter relação direta com o serviço oferecido, seja por ajudarem a empresa a otimizar seus projetos.

Esse modelo de negócio é um dos destaques no mercado de tecnologia, segundo levantamento da Robert Half. A área de desenvolvimento, principalmente para ambientes iOS e Android, é citada como a de maior oportunidade. Ainda de acordo com a pesquisa, nesse setor, os analistas de sistema que dominam tendências como as metodologias ágeis de desenvolvimento são valorizados.