Ainda vale a pena fazer Ciências Contábeis?

Ainda vale a pena fazer Ciências Contábeis?

A contabilidade surgiu junto com a invenção do dinheiro para suprir a necessidade de alguém que manipule adequadamente esse recurso. A História avançou e o capital ganhou uma importância considerada vital nas sociedades humanas. Consequentemente, o contador também passou a ser mais valorizado.

As Ciências Contábeis podem parecer obsoletas frente às tantas novas carreiras e oportunidades no setor financeiro, mas é bem o contrário. As bases do gerenciamento de recursos em qualquer empresa é o setor contábil, onde ainda concentram-se grandes oportunidades profissionais.

O que pode pegar muitos estudantes desprevenidos são as novas exigências do mercado que estão longe de corresponder ao estereótipo da profissão. Hoje, o contador deve ser tão dinâmico quanto as flutuações econômicas com as quais lida e atento às novidades que modificam seu Modus operandi.

Descubra como anda o mercado na área de Ciências Contábeis e qual é o do perfil profissional que faz sucesso no setor.

Curso de Ciências Contábeis

Por que fazer Ciências Contábeis ainda é uma boa aposta?

Após a crise de 2015, profissionais das Ciências Contábeis foram contratados aos montes na tentativa de amenizar os prejuízos do período. Passado esse momento crítico, as contratações perderam o ritmo acelerado, mas isso não quer dizer que o mercado na área esfriou.

Em muitos campos, pelo contrário, o profissional passou a ser ainda mais valorizado, alcançou cargos e salários mais altos. A mudança de ritmo é um reflexo da maior seletividade das empresas, que agora estão mais exigentes e buscam por um perfil mais atual.

Isso pode parecer um ponto negativo, mas para quem está em início de carreira é uma ótima notícia. Os cursos adaptam-se rapidamente às novas necessidades e favorecem a contratação dos recém-formados. Além disso, Ciências Contábeis está entre as profissões que oferecem os melhores salários iniciais.

Qual é o perfil do profissional desejado pelo mercado?

O setor de contabilidade hoje faz parte das estratégias comerciais. O contador agora é um analista contábil, pois não precisa mais fazer os balanços da empresa, os softwares fazem isso por ele. Sua função é descobrir como melhorar estes números.

Portanto, o profissional deve ser versátil e comunicativo para interligar os diversos setores da empresa com foco em um objetivo comum. Habilidades em negociação, pensamento estratégico e corporativo são também essenciais para fomentar novos negócios de modo a favorecer as finanças da empresa o máximo possível.

Guia do vestibulando

O domínio da língua inglesa é indispensável visto a globalização do setor econômico. No quesito técnico, é fundamental que o profissional tenha domínio dos softwares e outras tecnologias pertinentes. Os dados devem ser interpretados com maestria em relatórios que atinjam um alto padrão de qualidade. Além de obedecer às regulamentações que regem o setor.

Como escolher um curso que vai me destacar no mercado?

Uma formação técnica bem embasada não deixou de ser uma característica valiosa, mas sozinha ela não vale de muito. É como conhecer os procedimentos, mas não aplicá-los de forma útil. O outro extremo é igualmente ruim, ter um perfil competitivo, mas sem conhecimento técnico. É ter uma estratégia sem meio para concretizá-la.

Ao escolher um curso fique muito atento a sua grade curricular, que deve abraçar a teoria, as técnicas e procedimentos, inclusive as inovações tecnológicas. Porém, devem conter disciplinas aplicadas que levam o estudante a desenvolver um perfil profissional prático que corresponda às demandas atuais.

A Universidade Tuiuti do Paraná oferece um curso totalmente alinhado com as necessidades do mercado. O aluno aprende a profissão na prática no Laboratório Contábil, onde tem acesso aos softwares mais utilizados. Também o Centro de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo, onde o estudante pode desenvolver seu lado corporativo.

Todo esse esforço vale a pena?

Um Analista Contábil, em início de carreira, ganha em torno de R$ 4 mil. Quando a carreira já está consolidada e estabilizada os ganhos sobem para R$ 10 mil. Investindo na carreira e chegando ao cargo de gerência o valor sobe mais ainda para R$ 26 mil. Um Diretor Financeiro tem retornos três vezes maiores, segundo dados da Robert Half.

Então, ainda vale a pena fazer Ciências Contábeis? Inscreva-se agora no curso!

Ciencias Contábeis