Afinal, quanto custa uma faculdade de agronomia?

Afinal, quanto custa uma faculdade de agronomia?

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é natural que muitas pessoas demonstrem vocação para as atividades no campo. Mas você já parou para pensar quanto custa uma faculdade de Agronomia?

Muitos estudantes acabam considerando o valor da mensalidade como o principal critério na hora de escolher uma instituição de ensino. Não que o fator financeiro deva ser deixado completamente de lado, mas será que esta é mesmo a melhor conduta?

Nós acreditamos que existem outros parâmetros que também devem ser considerados para que você possa tirar o máximo proveito da vida acadêmica. Descubra quais são eles em nosso post de hoje!

Infraestrutura

Uma instituição que esteja comprometida com a excelência de ensino deve realizar investimentos constantes em infraestrutura, oferecendo aos alunos todos os recursos necessários para potencializar o processo de aprendizado. Muitas instituições revertem parte do valor da mensalidade em melhorias que vão beneficiar o estudante.

No caso do curso de Agronomia, além de uma biblioteca e de laboratórios, destaca-se a manutenção de uma Fazenda Escola, espaço onde o aluno pode aplicar, na prática, os conceitos aprendidos em sala de aula.

Nova call to action

Qualificação de professores e grade curricular

Igualmente importante na hora de escolher uma faculdade é se informar sobre a qualificação dos professores: são eles que vão ensinar a você tudo sobre Agronomia. Além da titulação acadêmica – especialização, mestrado ou Doutorado – o ideal é que uma parte deles também possua uma passagem pelo mercado.

Da mesma maneira, é importante que o projeto pedagógico do curso e a grade curricular de Agronomia estejam plenamente alinhados às demandas e expectativas de mercado. A atenção a essas demandas é crucial para acelerar a absorção dos egressos no mercado.

Nesse sentido, vale verificar se a própria instituição oferece algum suporte aos formandos, como convênios com empresas para a seleção de programas de estágio, por exemplo. Na Tuiuti, vale a pena conhecer o Start Carreiras.

Alternativas para reduzir o valor da mensalidade

Embora o fator financeiro não deva ser analisado isoladamente, ele também não pode ser menosprezado. Dispor de alternativas para reduzir o valor da mensalidade é tão importante quanto saber quanto custa uma faculdade de Agronomia.