Afinal, o que é um mestrado?

Afinal, o que é um mestrado?

Terminou a graduação e agora está pensando em investir numa especialização, mas não entende muito bem a diferença entre as suas opções? Neste post, nós explicamos o que é mestrado e o que você precisa saber para tomar a melhor decisão para sua carreira. Continue acompanhando e saiba mais:

O que é mestrado?

O mestrado é um grau acadêmico com ênfase na formação de pesquisadores e professores universitários. Também conhecido como mestrado acadêmico, seu objetivo é primordialmente científico.

No Brasil, dentro dos cursos stricto sensu, o mestrado é o primeiro degrau de especialização. Em seguida, você pode fazer um doutorado para aprofundar seu nível de erudição e instrução. Ainda é possível se dedicar ao pós-doutorado e/ou à livre-docência.

Stricto sensu lato sensu: o que é isso?

Existem dois tipos de cursos de especialização: stricto sensu e lato sensu. As expressões latinas significam, respectivamente, “sentido estrito” e “sentido amplo”. Mas isso ainda não diz muito sobre eles, não é mesmo?

Quem deseja seguir carreira acadêmica precisa, obrigatoriamente, obter titulação em cursos de pós-graduação stricto sensu. Além do mestrado acadêmico, isso inclui mestrados profissionais, doutorados e pós-doutorados.

Se você deseja especializar-se em um determinado assunto ou precisa adquirir competências específicas, o ideal são os cursos lato sensuAlém da conhecida pós-graduação, isso inclui o Master in Business Administration (MBAs).

Como escolher onde fazer mestrado?

O primeiro passo é verificar se o curso que você pretende fazer é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O segundo passo é observar a matriz curricular do mestrado e avaliar a relevância dos conteúdos ministrados para sua linha de pesquisa. Se você faz Biotecnologia, por exemplo, ter laboratórios equipados e uma biblioteca com grande acervo faz toda a diferença.

Tente conversar com ex-alunos para ouvir e aprender com quem já passou por essa experiência e não tenha receio de contatar a instituição para fazer perguntas e solucionar suas dúvidas.

Mestrado vs. pós-graduação: quais são as vantagens?

mestrado é um requisito para atuar na área acadêmica, representando a porta de entrada para níveis elevados de pesquisa e docência. Já se imaginou lecionando em uma universidade ou conduzindo experimentos que levem a descobertas importantíssimas? O mestrado é o primeiro passo para isso.

Já a pós-graduação permite que você aprenda coisas que poderá usar na prática. Esse conhecimento pode ajudá-lo a conquistar um cargo melhor, adaptar-se às demandas do mercado de trabalho e até mesmo mudar completamente de área. Você trabalha com Administração? Que tal se especializar em Finanças ou Logística?

Onde fazer mestrado em Curitiba?

Na Universidade Tuiuti do Paraná, você pode investir no seu futuro profissional com qualidade e valores acessíveis. Oferecemos tanto especializações (pós-graduação lato sensu) quanto programas de doutorado e mestrado em Curitiba (pós-graduação stricto sensu).

Os egressos da instituição têm desconto em todos os cursos e, caso você não estudado conosco, há outras facilidades, como financiamento estudantil. Acesse nosso site e descubra qual é a melhor opção para você.

Este post te ajudou a descobrir o que é mestrado? Então aproveite para curtir a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos com exclusividade