Acesse o conteúdo

Acabei a faculdade de Direito, e agora? Invista em uma especialização!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Acabei a faculdade de Direito, e agora? Invista em uma especialização!

Curso de Direito é uma das graduações que mais oferece opções no mercado de trabalho para quem se forma. Por essa razão, também é um dos que mais tem atraído alunos. São diversas as áreas para atuação do Direito, tanto na iniciativa privada, quanto na carreira pública. E como a concorrência também tem crescido, quem quer se diferenciar depois de acabar a faculdade deve buscar uma especialização em Direito.

Além da grande concorrência do mercado de trabalho, outro motivo para continuar estudando depois de se formar na graduação é se manter atualizado na área, já que a velocidade da produção de conhecimento em todas as áreas aumenta cada vez mais – e com Direito não é diferente. Novas leis são aprovadas, jurisprudências são criadas, mudam as relações comerciais, de trabalho e outros tipos de relacionamentos familiares surgem, e tudo isso em virtude do dinamismo social e das tecnologias mais recentes. Nesse contexto fazer uma especialização em Direito é uma ótima escolha para seguir com uma carreira de sucesso e não ficar para trás.

Uma pós-graduação é interessante para quem quer atuar como advogado na iniciativa privada e também para quem pretende prestar concurso público. Nos dois cenários, a pós em Direito é uma forma de se aprofundar em uma  área específica e, dessa maneira, sair na frente dos concorrentes. No caso dos concursos para Direito, a especialização tem ainda a vantagem de contar pontos na prova de títulos, aumentando as chances de aprovação e, em alguns casos, servindo como critério de desempate para a ocupação da vaga. 

Áreas promissoras para fazer uma especialização em Direito

São várias as áreas possíveis para se fazer uma especialização em Direito. Entre elas podemos citar Investigação Forense, Direito Civil, Ambiental, Comercial, Digital, do Consumidor, Contratual, Penal, Trabalhista, Tributário, Imobiliário, Eleitoral e Administrativo. Quem faz faculdade pode começar a se especializar já no final do curso, escolhendo disciplinas da área que mais lhe interessa, e depois se aprofundar com uma pós em Direito. 

Com isso, no  post de hoje vamos falar de quatro áreas que estão em alta no mercado de trabalho para que é formando em Direito. Confira abaixo: 

Investigação Forense

Área em que a atuação mais comum é como perito criminal, geralmente através de concurso público. Nessa especialização em Direito, o estudante estudará disciplinas como Vestígios e Evidência Biológicas, Química e Toxicologia Forense, Criminalística, Engenharia Forense, Datiloscopia e Revelação de Impressões Digitais. 

CTA Banner - Direito

Direito Digital (ou da Tecnologia da Informação)

Envolve questões ligadas à tecnologia, incluindo casos como furto de dados, sites falsos com o objetivo de fraudar o consumidor, uso indevido de imagem e desrespeito aos direitos autorais. Com a popularização da internet, dos computadores e dos smartphones, é uma área cada vez mais em alta. 

Direito Penal

É a área de atuação do profissional chamado criminalista ou penalista, que trabalha na acusação e na defesa em ações penais relativas a crimes e contravenções, tanto em face de pessoas físicas quanto de jurídicas. É uma disciplina frequente em concursos para Direito, logo, para quem pretende seguir carreira pública é uma área de especialização interessante. 

Veja também:

Direito Trabalhista

Envolve ações e disputas entre empregado e empregador, questões sindicais e relacionadas à Previdência Social (tema extremamente atual). É uma especialização que interessa tanto quem quer ser advogado quanto a procuradores, membros do Ministério Público e da Magistratura.

Você que acabou ou está finalizando a faculdade, já sabe qual especialização em Direito fazer? Se ainda está em dúvida sobre questões relacionados ao curso, confira nosso e-book

Fique à vontade também para deixar comentários e sugestões de novos temas para abordarmos aqui no blog.   

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *