A importância dos grupos de pesquisa na pós-graduação Stricto Sensu

A importância dos grupos de pesquisa na pós-graduação Stricto Sensu

O que é pós-graduação Stricto Sensu?

Segundo o Ministério da Educação (MEC), uma pós-graduação stricto sensu é aquela que compreende os programas de mestrado e o doutorado. Estes tipos de programas são indicados para quem deseja seguir carreira acadêmica e são oportunidades incríveis para desenvolver suas habilidades adquiridas até aqui.

Para cursá-la, o candidato deverá ter um diploma válido em um curso de graduação. Por exemplo, se a instituição de ensino superior onde você estudou não for devidamente credenciada junto ao MEC, o seu diploma corre o risco de ser invalidado.

Acesse o e-mec e confira agora mesmo se a sua faculdade ou curso está devidamente registrado.

O que são grupos de pesquisa?

De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um grupo de pesquisa é um conjunto de pessoas organizadas hierarquicamente, considerando-se líderes aqueles com mais experiência ou destaque em seu campo.

O intuito de um grupo de pesquisa é compartilhar e debater ideias, além de desenvolver trabalhos em torno de linhas comuns de pesquisa e envolver-se profissionalmente com a atividade de pesquisa.

Como ingressar em grupo de pesquisa?

Se você está pensando em seguir carreira acadêmica, entrar em um grupo de estudos pode ser uma boa oportunidade para colocar suas ideias em movimento. Convencionalmente, não há uma formalidade ou processos que devem ser seguidos para ingressar em grupos de pesquisa.

Caso você esteja apenas curioso, procure os seus professores da faculdade e pergunte sobre a existência de grupos de pesquisa relacionados àquilo que você deseja estudar. Eles são as melhores pessoas para dar esse tipo de informação.

Se você já tem uma pesquisa em andamento, contate o seu orientador e pergunte sobre a possibilidade de participar de um grupo já existente ou até mesmo de criar um novo.

Tenha em mente que os grupos de pesquisa são espaços de trocas profissionais e que há certas responsabilidades a serem seguidas, como leituras, encontros e debates. Assegure-se de sua disponibilidade antes de se comprometer com uma atividade como essa.

Por que um grupo de pesquisa é importante?

Mais do que pessoas que se reúnem regularmente e debatem assuntos de interesse mútuo, um grupo de pesquisa pode ser uma ferramenta poderosa em sua formação acadêmica. Vejamos quais os benefícios de ingressar em um grupo de pesquisa:

Num grupo de estudo, você entra em contato direto com pesquisadores com interesses similares aos seus, mas em diferentes níveis de conhecimento. É a chance perfeita para construir uma sólida rede de contatos, onde vocês podem se beneficiar mutuamente.

Como mencionamos, uma das atividades comuns aos grupos de estudo são as leituras. Por serem realizadas regularmente, você aprende a fazê-las de maneira sistemática, exercitando assim a sua capacidade de compreensão e interpretação de texto. Isso é uma característica fundamental para o seu sucesso na carreira acadêmica.

Seja um grupo de pesquisa de mestrado, seja um grupo de pesquisa de doutorado, participar de atividades voltadas à prática acadêmica é ótimo estímulo intelectual e produtivo.