7 porquês da importância do nutricionista para a sociedade

7 porquês da importância do nutricionista para a sociedade

Se você pensa que o nutricionista é um profissional importante apenas para quem quer perder peso, então você está muito enganado. Saiba que esse profissional é imprescindível para a sociedade como um todo, promovendo a educação alimentar e proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.

Por isso, entenda 7 porquês da importância do nutricionista para a sociedade e surpreenda-se com o papel fundamental dessa profissão para o bem estar de toda a população. Além disso, conheça algumas das diferentes áreas de atuação possíveis ao profissional da área no mercado de trabalho. Confira a seguir!

1- A educação alimentar é essencial para os idosos

Os hábitos alimentares corretos são fundamentais para manter o corpo e a mente saudáveis. Portanto, os planos alimentares elaborados por profissionais qualificados são muito importantes para o bem estar dos idosos.

Sendo assim, o nutricionista é essencial para manter o idoso longe do risco de desnutrição ou de outras doenças associadas ao consumo em excesso de alimentos, proporcionando maior qualidade de vida e longevidade.

2- O nutricionista é fundamental para a saúde das gestantes

Assim como o profissional formado no curso de Nutrição é fundamental na fase final da vida, ele também é essencial no início dela. Dessa forma, o acompanhamento nutricional é muito importante durante o período de gravidez, trazendo benefícios tanto para as futuras mães quanto para os bebês.

Alguns dos benefícios da educação alimentar correta no período da gestação são a prevenção de diversas ocorrências negativas, fornecer os nutrientes necessários ao parto e pós-parto, a garantia da nutrição necessária para o período de amamentação e o ganho ideal de peso.

Além de ser essencial para as gestantes, o nutricionista também desempenha um papel importante para casais que desejam engravidar. Isso porque a nutrição correta pode ajudar na fertilidade masculina e feminina. Isso acontece porque determinados nutrientes estão diretamente ligados à produção e mobilidade dos espermatozóides e também para a ovulação e fecundação na mulher.

3- Os planos alimentares são importantes na luta contra a obesidade infantil

Após o acompanhamento nutricional antes e durante a gravidez, o nutricionista continua sendo essencial para a saúde da criança. Afinal, esse profissional atua na formação de hábitos alimentares saudáveis, prevenindo ou tratando a obesidade infantil.

O nutricionista deve cumprir o papel de orientar e guiar os responsáveis pela criança para que ela possa ter um estilo de vida saudável.

4- Uma alimentação adequada é essencial para a qualidade de vida de diabéticos e hipertensos

A hipertensão e a diabetes são doenças que devem ser levadas muito a sério, pois estão relacionadas a complicações cardiovasculares, cerebrais e renais, podendo até mesmo ser fatais. Por isso, quem sofre com essas doenças precisa constantemente do acompanhamento de um nutricionista.

Ou seja, hábitos alimentares adequados e o controle de peso são essenciais para quem é diabético ou hipertenso, fazendo com que o profissional formado no curso de Nutrição seja crucial para o bem estar dessas pessoas.

5- O nutricionista é necessário para a qualidade de vida de pessoas com alergias alimentares

Pessoas que sofrem com algum tipo de alergia alimentar precisam de uma dieta especial para suprir suas necessidades alimentares e proteger sua saúde e qualidade de vida. Por isso, é papel do nutricionista elaborar um plano alimentar e acompanhar o estilo de vida dos alérgicos, promovendo a inclusão social e o bem estar dos mesmos.