7 curiosidades sobre o EaD e sua relevância no mercado

7 curiosidades sobre o EaD e sua relevância no mercado

Seja qual for a área que você almeja adentrar no mercado de trabalho, o diploma EaD do ensino superior deixou de ser apenas um diferencial entre os concorrentes no momento de uma seleção de emprego para uma vaga e passou a ser uma necessidade para conquistá-la.

E isso mostra o quão importante é estar atento às tendências do mercado e iniciar uma graduação para trilhar, da melhor maneira, uma carreira sólida, afinal, o mercado competitivo está sempre em busca dos melhores profissionais, e, para se manter dentro dele e conquistar estabilidade financeira, é necessário se tornar um profissional qualificado.

Mas sabemos que na correria do dia a dia, manter uma rotina na qual você consiga conciliar o trabalho ao ensino presencial pode ser fatigante, e muitas pessoas acabam optando por fazer a graduação EaD.

Essa modalidade, que se popularizou ainda mais nos últimos anos, fez com que muita gente se questionasse sobre seu surgimento “repentino”, a dúvida da falta do professor no momento da educação e a não frequência na sala de aula presencial geraram desconfianças sobre a sua relevância no mercado de trabalho.

Mas esse método tão revolucionário não surgiu de uma hora pra outra, ele também possui suas próprias particularidades.

Curiosidades sobre o ensino a distância

Engana-se quem acha que o ensino a distância começou há poucos anos; há muito tempo ele já despertava atenção dos órgãos públicos, das IES e da mídia, afinal, sempre foi necessidade do ser humano otimizar o seu tempo. Por isso, trouxemos algumas curiosidades sobre esse método de ensino tão inovador:

O Ensino a distância existe há mais de 200 anos

O primeiro registro que temos de um ensino realizado a distância aconteceu em Boston, Estados Unidos, em 1728, quando o professor Caleb Phillips ofereceu cursos de técnicas de Taquigrafia (habilidade para escrever mais rápido à mão) com o uso de códigos e abreviações.

O mais interessante é que, mesmo naquela época, ele já pretendia realizar o curso em todo território nacional americano, e os materiais seriam enviados semanalmente, via correspondência.

É repleta de leis que apoiam e garantem a qualidade da modalidade

A legislação brasileira tem cada vez mais se adaptado às novas possibilidades de ensino, criando leis e regulamentações que servem como base para o EaD, e isso não aconteceu recentemente, desde 1996, por exemplo, existe uma lei que apoia essa modalidade:

“Art. 1º. Para os fins deste Decreto, considera-se educação a distância a modalidade educacional que busca superar limitações de espaço e tempo com a aplicação pedagógica de meios e tecnologias da informação e da comunicação e que, sem excluir atividades presenciais, organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação ´peculiares´.”

O primeiro curso EaD no Brasil foi de datilografia

O primeiro curso EaD no Brasil, por incrível que pareça, também tem mais de 100 anos.  Em 1904, um curso de datilografia (habilidade de digitação com máquinas de escrever) foi oferecido por meio dos classificados do Jornal do Brasil.

A tecnologia sempre foi um parceiro do ensino a distância no mundo e no Brasil

Logo após o surgimento do primeiro curso EaD no Brasil, não demorou muito para que as tecnologias das mídias digitais entrassem em ação para oferecer uma mais otimizada oferta de ensino.

20 anos depois dos cursos de datilografia os rádios entraram em cena; os cursos eram guiados e mediados por meio do locutor. Algumas décadas depois, essa forma de ensino também migrou para a TV e se popularizou com a transmissão dos telecursos, transmitidos nas maiores emissoras de televisão.

E com o surgimento da internet, fazer um curso EaD se tornou mais prático e acessível, pois ele não te prende a apenas um horário, como na rádio ou TV, e é o método mais popular do cursos EaD até hoje.