7 curiosidades que os estudantes de Psicologia têm que saber

7 curiosidades que os estudantes de Psicologia têm que saber

Você faz parte do grupo de estudantes de Psicologia (ou está pensando em ter uma formação acadêmica na área) e quer saber um pouco mais sobre ela? A verdade é que existem muitas informações equivocadas sobre a área, o que pode desanimar algumas pessoas a seguir esse caminho profissional.

Neste post, conheça 6 curiosidades sobre essa área que os estudantes de Psicologia precisam saber para entender melhor esse caminho profissional que encanta e se faz necessário em nossa sociedade.

Boa leitura!

1. Há alta procura por profissionais de Psicologia no mercado

Conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 59% dos seus associados perceberam um aumento de até 25% nas consultas durante o período da pandemia, inclusive de pacientes que já receberam alta.

Somado a isso, é possível perceber uma preocupação maior por parte da sociedade com relação à sua saúde mental e, por consequência, estão buscando por profissionais das áreas de psicologia e psiquiatria para a realização de tratamentos.

Dessa maneira, a área de atuação dos psicólogos aparenta estar em crescimento e, por isso, conseguir uma carreira na área não será uma missão impossível, principalmente para os estudantes que contam com uma base educacional superior de uma faculdade de Psicologia EaD ou presencial.

Sendo um profissional altamente capacitado e que busca inovar no mercado de trabalho, você conseguirá se destacar e ter uma boa base de clientes ou, até mesmo, conseguir um emprego em uma boa clínica.

2. É uma área que oferece variadas oportunidades de atuação para os estudantes de Psicologia

Você já parou para pensar sobre qual o objeto de estudo da Psicologia? Essa é uma área responsável por estudar os processos mentais, e esse conhecimento pode ser utilizado de diversas maneiras profissionalmente.

Veja, a seguir, algumas das possibilidades de atuação e pós-graduação para quem quer atuar de maneira diferenciada na área de Psicologia:

Psicologia Ambiental

Para quem ama a mente humana e o meio ambiente, a Psicologia Ambiental é uma área interessante de ser explorada. Nela, o profissional estudará o comportamento humano em relação ao meio ambiente.

Psicologia do Trabalho

Essa é uma área da Psicologia que é comumente vista em organizações dos mais diversos setores, pois atua nas avaliações psicológicas dos candidatos que estão prestando para vagas nas instituições, estudo das ações humanas nas empresas, desenvolvimento e análise organizacional, entre outras atuações.

Neurociência

A área de Neurociência realiza um estudo mais aprofundado da mente humana, inclusive da sua parte física: medula espinhal, cérebro e demais nervos periféricos. Assim, o profissional pode seguir na carreira acadêmica ou atuar de maneira prática com pacientes que tenham necessidades diferenciadas.

Psicologia Educacional

Se você ama crianças, vale a pena investir na área de Psicologia Educacional. O profissional atua no diagnóstico de transtornos, intervenções individuais ou coletivas às crianças, além de realizar pesquisas na área.

3. Permite atuação remota

Nos últimos anos, cresceram as possibilidades de diferentes áreas profissionais atuarem de maneira remota, inclusive a de Psicologia, ampliando, ainda mais, as oportunidades de crescimento nessa carreira.

Mesmo que você tenha feito uma faculdade no Paraná e ainda more na região, poderá atender a pacientes de outros estados e países por meio dos teleatendimentos, que já são possíveis para os psicólogos.

De acordo com dados divulgados pelo ePsi, um portal que lista os profissionais autorizados pelo Sistema Conselhos de Psicologia a realizar atendimentos on-line, o número de novos cadastros cresceu 450%.

A tendência é que, mesmo com a flexibilização do trânsito de pessoas pelas cidades, os serviços de psicologia à distância ainda sejam uma alternativa interessante, principalmente para quem quer economizar tempo, mas não abdicar da sua saúde mental.

Estudo remoto também é tendência

A praticidade não começa apenas no trabalho: também já é possível fazer cursos de Psicologia EaD ou de outras áreas, o que acaba oferecendo mais conforto e dinamismo para os estudantes.

Conforme o Censo da Educação Superior 2020, o número de matrículas em graduações na modalidade a distância superou o presencial. Estudar a distância foi a opção de 53,4% dos alunos.