Acesse o conteúdo

6 passos para escolher uma profissão

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

6 passos para escolher uma profissão

O fim do ensino médio é um pesadelo para alguns que ainda não decidiram que profissão escolher. Têm também aqueles que já finalizaram a primeira graduação e querem ampliar as oportunidades de ação, mas agora não sabem se optam por uma segunda graduação ou iniciam uma especialização ou mestrado.

Como escolher uma profissão? Para trilhar uma carreira de sucesso, nós vamos te ajudar com alguns passos para escolher a profissão certa. Desejamos que você termine essa leitura mais confiante para tomar a decisão.

1. O que você gosta de fazer?

Autoconhecer é o primeiro passo. Saber quais são suas afinidades e o que gosta de fazer ajuda a definir suas tendências e condições para desenvolver a profissão. Mas atenção, não é apenas o que você gosta de fazer no dia a dia, mas também qual tipo de livro você lê com mais frequência, quais assuntos tem mais interesse, que habilidades mais tem e consegue praticar.

2. Não seja influenciado por sonhos de infância ou opinião de familiares

Todos nós já sonhamos com uma profissão quando criança ou tivemos algum familiar que sempre decidiu por nós. Na escolha de qual carreira trilhar, você não pode deixar que essas referências de infância ou dos familiares influenciem na sua escolha. O famoso sonho “o que quero ser quando crescer” muitas vezes é reinventado quando nos desenvolvemos.

Veja Também:

3. Pesquise sobre a profissão e converse com profissionais do mercado

Já conseguiu eliminar um pouco de profissões nas escolhas, mas ainda não se decidiu? Pesquise mais sobre as profissões que está em dúvida, as vivencie na prática, leia mais e converse com os profissionais do mercado. Essa troca de ideias e experiência vai te ajudar a conhecer melhor as profissões.

4. Visite universidades e conheça a grade curricular

Na visita à universidade, você conhece toda a estrutura física que o curso pode te oferecer para ajudar nas aulas práticas. Essas são importantíssimas e precisam te apresentar condições de vivenciar o que aprendeu na teoria, pois afinal, no mercado de trabalho, você precisa saber aplicar. Aproveite para saber mais sobre a grade curricular do curso e se sente mais afinidade.

5. Quais as profissões que estão em alta?

Ainda em dúvida? Pesquise um pouco e saiba quais as profissões que estão em alta. Veja aqui uma dica de quais são as profissões do futuro. Quem sabe uma delas está nesta lista e não te dá aquele empurrãozinho para a decisão final. Ah, mas não se preocupe se a sua profissão não estiver lá. Sabemos que há oportunidades para todos e você é quem faz a sua carreira.

6.  Momento de decisão

Acredito que até aqui já te ajudamos a fazer uma escolha com base nas suas decisões e já conseguimos te deixar mais confiante. Então chegou a hora enfrentar o vestibular e diga-se que não é esse “bicho de sete cabeças” que todo mundo fala. Você estudou durante todo o ano para chegar aqui, então agora que também decidiu sobre a sua profissão, chegou a hora de fazer a sua inscrição no vestibular.

Quer saber ainda mais? Então dá uma olhadinha nesse e-book que preparamos para você e veja como escolher o curso de graduação ideal!

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *