6 passos para escolher uma profissão

6 passos para escolher uma profissão

O fim do ensino médio é um pesadelo para alguns que ainda não decidiram que profissão escolher. Têm também aqueles que já finalizaram a primeira graduação e querem ampliar as oportunidades de ação, mas agora não sabem se optam por uma segunda graduação ou iniciam uma especialização ou mestrado.

Como escolher uma profissão? Para trilhar uma carreira de sucesso, nós vamos te ajudar com alguns passos para escolher a profissão certa. Desejamos que você termine essa leitura mais confiante para tomar a decisão.

1. O que você gosta de fazer?

Autoconhecer é o primeiro passo. Saber quais são suas afinidades e o que gosta de fazer ajuda a definir suas tendências e condições para desenvolver a profissão. Mas atenção, não é apenas o que você gosta de fazer no dia a dia, mas também qual tipo de livro você lê com mais frequência, quais assuntos tem mais interesse, que habilidades mais tem e consegue praticar.

2. Não seja influenciado por sonhos de infância ou opinião de familiares

Todos nós já sonhamos com uma profissão quando criança ou tivemos algum familiar que sempre decidiu por nós. Na escolha de qual carreira trilhar, você não pode deixar que essas referências de infância ou dos familiares influenciem na sua escolha. O famoso sonho “o que quero ser quando crescer” muitas vezes é reinventado quando nos desenvolvemos.