6 informações sobre o curso e a profissão de designer gráfico

6 informações sobre o curso e a profissão de designer gráfico

A profissão de designer gráfico está cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, especialmente com os avanços tecnológicos e o uso cada vez maior das mídias sociais, tanto por consumidores quanto por empresas. Por isso, fazer uma faculdade de Design Gráfico é uma boa ideia para construir uma carreira bem-sucedida.

Sendo assim, saiba 6 informações sobre o curso e a profissão de designer gráfico e decida agora mesmo se essa é a graduação e o futuro profissional ideal para você!

1- O que é Design Gráfico

O Design Gráfico é uma forma de comunicação estética e harmoniosa. Ou seja, é o uso organizado e atraente de textos, imagens e ilustrações. Sabe aquela embalagem bonita de um produto que você comprou no mercado? Foi um designer gráfico quem fez.

Por isso, é papel do profissional de Design Gráfico selecionar e distribuir as cores, as fontes do texto, as imagens e outros elementos de uma peça gráfica. Logo, o designer gráfico é quem desenvolve a comunicação visual de embalagens de produtos, outdoors, catálogos, revistas, websites, logos e toda a identidade visual de uma marca.

Já deu para perceber que estamos o tempo todo olhando para o trabalho de um profissional de Design Gráfico, não é mesmo? Portanto, fica claro o que é Design Gráfico e qual a importância dessa profissão.

2- O mercado para o designer gráfico

O mercado para o designer gráfico está cada vez mais aquecido. Afinal, estamos vivendo a era digital e as mídias sociais são parte da nossa rotina diária. Sendo assim, empresas e até mesmo o setor público precisam alimentar sua presença nas redes sociais, o que exige a produção de peças gráficas constantemente.

Porém, a profissão de designer gráfico está longe de se limitar apenas à produção de peças gráficas para as redes sociais. Dessa forma, listamos algumas das áreas de atuação para o profissional de Design Gráfico:

1. editoras;
  2. agências de publicidade;
  3. emissoras de TV e empresas de comunicação;
  4. estúdios especializados em design;
  5. empresas de embalagens;
  6. produtoras de vídeo;
  7. gráficas;
  8. empresas cinematográficas.

Essas são algumas das possibilidades da profissão de designer gráfico, existem ainda outras.

3- O profissional da área pode ser autônomo ou empreendedor

Além de todas as áreas de atuação já citadas, a profissão de designer gráfico também permite que o profissional tenha uma carreira autônoma ou empreendedora.

Quem atua na área pode realizar trabalhos como freelancer, recebendo demandas de diferentes empresas. Dessa forma, o profissional se torna autônomo, ou seja, sem vínculo empregatício com nenhuma empresa específica. Isso permite uma maior flexibilidade de horário e a possibilidade de home office.

Além disso, é possível empreender e construir a sua própria empresa, seja um estúdio especializado em Design Gráfico, seja uma gráfica ou até mesmo uma empresa de embalagens, ou seja, as possibilidades no mercado para o designer gráfico são muitas.

Design Gráfico EaD

4- O dia a dia da profissão de designer gráfico

O profissional da área deve criar e manter a identidade visual de uma marca. Portanto, o dia a dia dessa profissão é de muita criatividade. Afinal, ele deve analisar projetos, estudar e escolher cores, formatos e fontes, com o intuito de criar logotipos e tudo o que envolve o visual de uma empresa.

O trabalho costuma ser feito em programas de edição de imagem e vídeo. Por isso, o profissional passa boa parte do seu dia sentado em frente ao computador. Porém, isso não significa que o designer gráfico está preso a um escritório, pois por se tratar de um trabalho criativo, é comum buscar inspiração em ambientes diferentes. Com um notebook, o profissional pode trabalhar em diversos lugares, como cafeterias e parques, ou até mesmo em sua própria casa.

5- O curso de Design Gráfico em Curitiba

A Universidade Tuiuti do Paraná oferece a faculdade de Design Gráfico EaD. Na graduação, o aluno aprende tudo o que é preciso para desenvolver um trabalho de comunicação visual eficiente.

Sendo assim, o estudante conhece noções de estética, entende sobre construções textuais e estuda até mesmo sobre psicologia e comportamento do consumidor. Além disso, o curso de Design Gráfico em Curitiba conta com disciplinas sobre técnicas de desenho, softwares para ilustrações e edição de imagem, e outros assuntos relacionados ao exercício prático da profissão.

A faculdade de Design Gráfico EaD na Tuiuti foca na aprendizagem prática, permitindo que os alunos conheçam determinados conceitos e os pratiquem por meio de atividades sugeridas pelos professores.

6- Como ingressar em uma faculdade na área

Existem diferentes formas de ingressar na faculdade de Design Gráfico EaD na Universidade Tuiuti, entenda cada uma delas e escolha a melhor para você!

Vestibular digital

O vestibular digital é muito prático e acessível. Para realizá-lo e garantir sua vaga no curso de ensino superior, você deve fazer uma prova online. O resultado sai em até 24 horas!

Nota do ENEM

Caso você tenha feito o ENEM, não é preciso realizar uma nova prova. Com nota do ENEM é possível se inscrever no vestibular da Universidade Tuiuti e começar o seu curso de Design Gráfico EaD.

Segunda graduação

Caso você já tenha um diploma de nível superior e está em busca da realização da sua segunda graduação, basta requisitar a obtenção do segundo título na Tuiuti e iniciar a conquista de mais esse sonho, sem precisar fazer o vestibular novamente.

Então, agora você já sabe 6 informações importantes sobre o curso e a profissão de designer gráfico e está pronto para decidir se essa é a área ideal para o seu futuro profissional.