Acesse o conteúdo

6 coisas que você aprende em Gestão de Recursos Humanos

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

6 coisas que você aprende em Gestão de Recursos Humanos

Atuar na gestão de recursos humanos é, sem dúvidas, trabalhar com pessoas. Se não diretamente com elas, o trabalho envolve questões ligadas ao capital humano: perfil comportamental, motivação e liderança, comunicação, além das obrigações e direitos trabalhistas.

Para desempenhar um papel eficiente nesse universo, é fundamental obter uma formação completa em Gestão de Recursos Humanos. Mas você sabe o que se aprende em um curso de RH? É o que trazemos agora neste post! Acompanhe:

1. Legislação trabalhista

Esse é um dos conhecimentos mais importantes que você vai aprender na graduação em Gestão de Recursos Humanos. Afinal, compreender a legislação trabalhista no Brasil permite que o profissional aplique-a nas empresas, garantindo os direitos dos colaboradores e cumprimento dos deveres por parte dos patrões.

E-book do curso de Tecnologia em Recursos Humanos

2. Liderança

Há uma notória diferença entre ser chefe e liderar. O primeiro papel consiste somente em dar ordem às pessoas e garantir o cumprimento delas. O segundo, que é ser líder, envolve o alcance de objetivos por meio da inspiração das pessoas. E noções de liderança e motivação é uma habilidade que se aprende na Gestão de Recursos Humanos.

3. Recrutamento e seleção

Definir estratégias de atração, recrutamento e seleção de profissionais adequados ao perfil da vaga e da empresa é papel da Gestão de Recursos Humanos. Para isso, o estudante tem acesso a conhecimentos teóricos e práticos sobre como conduzir processos seletivos para garantir um perfil alinhado às metas organizacionais.

Além desses saberes, a formação ainda contempla informações para uma boa gestão de pessoas: rotinas do departamento pessoal, folha de pagamento e plano de cargos e salários.

4. Desenvolvimento de pessoas

Além de atrair e selecionar o capital humano, quem conclui uma faculdade de RH está apto a proporcionar um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento de pessoas. Isso inclui análise de competências, políticas de educação e treinamento de modo a contribuir para o crescimento do potencial do colaborador dentro da empresa.

Aliás, essa área da Gestão de Recursos Humanos também está ligada à probabilidade da retenção de talentos nas organizações.

Veja também:

5. Comunicação

Um bom profissional de RH necessariamente sabe se comunicar com as pessoas. Portanto, essa é uma habilidade contemplada na graduação em Gestão de Recursos Humanos. O estudante tem acesso a matérias como Comunicação e Endomarketing (área que se dedica à comunicação interna); e Comunicação e Expressão.

6. Conhecimentos de Psicologia e Sociologia

Ao nascer, um indivíduo já está inserido em determinada cultura e sociedade. Também já carrega aspectos psicológicos próprios e singulares. Logo, a Gestão de Recursos Humanos não poderia deixar de contemplar conhecimentos que versam sobre estas áreas: Psicologia e Sociologia.

Afinal, para lidar com pessoas dentro das organizações, é fundamental compreender minimamente esse contexto de onde elas estão inseridas e como se relacionam com o mundo.

Em uma faculdade de Gestão de Recursos Humanos você aprende desde os processos burocráticos, como registro de funcionários e legislação, até habilidades de comunicação com as pessoas. É uma formação humanística e multidisciplinar.

E agora que já sabe o que aprenderá na área, que tal começar a investir nos estudos para se tornar um profissional de Recursos Humanos?

Conheça o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Tuiuti do Paraná!

Tecnologia em Gestāo de recursos humanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *