5 principais dúvidas sobre o mercado de trabalho em Pedagogia

5 principais dúvidas sobre o mercado de trabalho em Pedagogia

A área da educação é muito abrangente, por isso, o mercado de trabalho em Pedagogia é mais amplo do que você possa imaginar! Logo, é normal ter algumas dúvidas e se perguntar se o curso de Pedagogia (Semipresencial ou EaD) é ideal para você e seu futuro profissional.

Sendo assim, respondemos as 5 principais dúvidas sobre o mercado de trabalho em Pedagogia e explicamos os diferentes setores em que um pedagogo pode atuar. Dessa forma, você pode tomar uma decisão consciente sobre se tornar um profissional de Pedagogia. Confira!

1- Para qual nível de ensino o profissional de Pedagogia pode dar aulas?

Em escolas públicas e particulares, o pedagogo está apto a lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Portanto, é papel desse profissional alfabetizar e educar o aluno para uma boa interpretação textual, expressão escrita e oral, entre outros conhecimentos básicos e fundamentais.

Sendo assim, o pedagogo pode dar aula para crianças e também para jovens e adultos que não tiveram acesso ao estudo básico.

Caso exista o interesse em lecionar no ensino superior, o profissional deve investir na carreira acadêmica e cursar uma pós-graduação stricto sensu.

2- Em uma escola, o pedagogo pode atuar somente como professor?

A resposta para essa pergunta é: não! As áreas de atuação de um pedagogo, até mesmo dentro do ambiente escolar, são amplas. Ou seja, o profissional de Pedagogia pode atuar tanto como professor em uma escola quanto como gestor da mesma.

Sendo assim, o pedagogo desempenha uma função muito importante dentro do ambiente escolar, seja dentro da sala de aula ou fora dela. Pois, é o profissional da área quem cuida da administração escolar, definição dos planos de aula, estratégias de ensino e aprendizagem e cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

3- Existe mercado de trabalho em Pedagogia além das escolas?

Sim! Existe mercado de trabalho na área da educação em muitos setores além do ambiente escolar. Por isso, vamos listar alguns deles para você entender quais são as ofertas de trabalho para Pedagogia.

Organizações não governamentais (ONGs)

O pedagogo pode atuar em ONGs por meio do desenvolvimento de projetos pedagógicos e também como professor, colaborando com a melhora da educação em comunidades carentes.

Pedagogia hospitalar

O profissional de Pedagogia tem como opção o trabalho em hospitais, auxiliando as crianças que precisam de um longo período de internação. Dessa forma, o pedagogo garante que as crianças não vão perder o ano letivo e também colaboram com o bem-estar dos pacientes durante esse momento delicado.

Editoras

A área da educação necessita de materiais didáticos de qualidade. Sendo assim, é necessário um profissional qualificado para o planejamento e análise dos materiais didáticos produzidos pelas editoras. Por isso, esse ramo é mais uma oportunidade de trabalho para Pedagogia.

Empresas produtoras de cursos a distância

Devido ao avanço tecnológico, uma forte tendência na atualidade são os cursos a distância. Dessa forma, essa é mais uma área do mercado de trabalho em Pedagogia. Afinal, as empresas que oferecem os cursos precisam de um profissional apto a desenvolver os planos e estratégias educacionais.

Pedagogia empresarial

A Pedagogia empresarial é uma forte tendência do mercado de trabalho na área pedagógica. Pois, as empresas buscam cada vez mais educar e capacitar os seus colaboradores. Sendo assim, o pedagogo pode atuar dentro de organizações empresariais, junto ao setor de Recursos Humanos, desenvolvendo e executando treinamentos de pessoas e equipes.

Dessa forma, o trabalho na área Pedagogia pode ser por meio de um contrato fixo com a empresa ou de forma autônoma, prestando consultoria a diversas organizações. Sendo que, a possibilidade de ser um profissional autônomo permite uma maior flexibilidade de horário.

Essas são algumas das opções de atuação do profissional formado no curso de Pedagogia. Provavelmente, é um mercado mais abrangente do que você imaginava, não é mesmo?

Curso de Pedagogia

4- Qual é a média salarial do pedagogo?

Como você já percebeu, as oportunidades para o pedagogo no mercado de trabalho são muitas. Por isso, a média salarial desse profissional depende muito do ramo no qual ele atua. Porém, o piso salarial de professores da educação básica em 2020, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), é de R$2.886,24.

Vale lembrar que, esse é o piso salarial de pedagogos que lecionam na rede pública da educação básica e estão em início de carreira.

5- Qual é a tendência no mercado de trabalho em Pedagogia?

O avanço tecnológico proporcionou fortes tendências para o mercado de trabalho na área da educação. Afinal, o ensino a distância ganhou muito espaço, especialmente durante o período de isolamento social causado pela pandemia do COVID-19.

Mas, a tecnologia não permite apenas a modalidade de educação a distância como também implementa novas maneiras de engajamento e aprendizagem dos alunos. Por isso, essa tendência atinge diversos setores do campo da Pedagogia.

Por exemplo, os profissionais que trabalham em editoras devem considerar a criação de materiais didáticos virtuais, como livros digitais. Os pedagogos que atuam como gestores de escolas, podem implementar o uso de plataformas de ensino interativas e também utilizar a tecnologia para otimização da gestão. Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia é uma tendência no mercado atual.

Agora que suas dúvidas sobre o mercado de trabalho em Pedagogia foram respondidas, você pode decidir se essa é a carreira que pretende seguir.

Mas, dentre tantas opções no mercado de trabalho para essa profissão, qual é a escolha ideal? Descubra agora mesmo lendo o post Curso de Pedagogia: conheça as principais áreas em alta!