5 motivos para fazer uma especialização em Criação, Produção e Gestão Audiovisual

Não é novidade que, para conseguir boas colocações no mercado de trabalho, é essencial investir em uma especialização. Aos profissionais que atuam no ramo da comunicação, uma excelente alternativa é a especialização em Criação, Gestão e Produção Audiovisual, indicado para os formados em Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e outras áreas do audiovisual.

Entretanto, antes de iniciar o curso, é importante entender os principais benefícios que a nova formação trará para seu currículo. Então, continue acompanhando este artigo e confira a seguir!

1. Ampliar a capacidade de criação

Uma das habilidades mais desejadas para os profissionais de rádio e TV é a criatividade. Ao longo desta pós-graduação, você poderá exercitar seu lado criativo ao trabalhar no planejamento e elaboração de programas, vinhetas, roteiros e outros materiais. Desenvolver essa característica é essencial para atuar nos setor responsável pela ideia original de talk shows, spot de rádio, seriados etc.

2. Desenvolver as técnicas de direção

Outro conhecimento fundamental aos profissionais da área é a direção. Dirigir um projeto significa conduzir a produção, liderando a equipe envolvida no processo. Então, durante uma produção audiovisual, por exemplo, o diretor precisa monitorar cada time, com a finalidade de garantir que o projeto seja concluído da melhor maneira.

Portanto, é importante saber avaliar a qualidade de imagem, iluminação, sonorização, clima e outros aspectos que são responsabilidade da direção.

3. Aperfeiçoar as habilidades de gestão

Existem inúmeras empresas do setor de comunicação, cada uma com seu foco de atuação. Algumas trabalham voltadas para o rádio e televisão, outras se concentram em produzir ações promocionais, como vídeos corporativos, vídeo-aulas, campanhas de marketing etc.

Porém, o fator que todas têm em comum é a presença de um gestor que conhece o mercado e está familiarizado com os processos de produção. Portanto, uma especialização em Criação, Gestão e Produção Audiovisual lhe ajudará bastante a desenvolver tais conhecimentos.

4. Ganhar mais experiência com produção

Uma boa produção é crucial para o bom andamento de qualquer projeto audiovisual. É a equipe de produção que providencia os materiais de apoio, figurino, alimentação dos funcionários, além de acompanhar cada etapa, garantindo que os recursos necessários à realização da campanha estejam disponíveis.

5. Entender de coordenação e programação

Para que uma emissora de TV, rádio, vídeo, entre outras, funcione adequadamente, é essencial que existam profissionais capazes de planejar, controlar e realizar determinada programação. Saber coordenar tudo isso é uma habilidade bastante requisitada, pois é necessário muita atenção aos detalhes e experiência para conseguir colocar cada programa, vinheta ou notícia no momento adequado.

Esses são os principais motivos pelos quais é importante fazer uma especialização em Criação, Gestão e Produção Audiovisual. Trata-se de uma formação capaz de aprimorar seus conhecimentos nas áreas de produção e direção de produtos audiovisuais. Portanto, não perca tempo e inicie já a sua pós-graduação, de preferência, em uma instituição de ensino bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação).

Gostou deste conteúdo? Então, venha conhecer a especialização em Criação, Gestão e Produção Audiovisual da Universidade Tuiuti do Paraná!