Acesse o conteúdo

5 motivos para cursar uma faculdade de Fonoaudiologia

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

5 motivos para cursar uma faculdade de Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é um campo da área da saúde que trata e previne as disfunções que afetam a capacidade de comunicação. Ou seja, os problemas que prejudicam a fala, a escrita e até a motricidade oral, que são os são os movimentos de sucção, deglutição e respiração.

O profissional dessa área tem a importante missão de fazer as pessoas se comunicarem melhor, por isso, a Fonoaudiologia é fundamental para o desenvolvimento humano, promovendo a autonomia e qualidade de vida para a população. Portanto, se você deseja abraçar uma profissão que realmente faça a diferença na sociedade, a Faculdade de Fonoaudiologia pode ser um ótimo caminho!

Vamos mostrar outros cinco motivos pelos quais você deve conhecer  — e fazer — esse curso!

1. A faculdade de Fonoaudiologia é abrangente

Na faculdade de Fonoaudiologia você poderá adquirir conhecimentos não só nas Ciências Biológicas, mas também nas Ciências Humanas. Isso porque a formação humanista é muito necessária para a atuação desse profissional, que estará em contato permanente com as pessoas, muitas vezes em situação de vulnerabilidade.

Nova call to action

2. As especializações dentro da área são variadas

O fonoaudiólogo tem quatro áreas de especialização à sua escolha:

  • Audiologia: tratamento e diagnóstico de problemas auditivos;
  • Linguagem: lida especificamente com distúrbios de fala e escrita, podendo auxiliar no desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizado ou adultos com sequelas neurológicas causadas por acidentes ou doenças.
  • Voz: o fonoaudiólogo especializado nessa área trabalha para aperfeiçoar a articulação da fala, melhorar a pronúncia, a entonação e a emissão vocal.
  • Motricidade oral: aqui, o profissional contribui para melhorar os movimentos do sistema oral, como mastigação, deglutição e até respiração.

3. O mercado está crescendo

Apesar de ser uma formação tradicional e ter muitos profissionais já estabelecidos, o mercado de Fonoaudiologia não para de crescer.

Algumas  razões para isso são o uso inadequado de aparelhos sonoros (fones de ouvido e afins) em volume acima do permitido, o que provoca problemas de audição e o aumento da população idosa no Brasil, que necessita de diversos tratamentos nessa área.

Veja também:

Além disso, muitos profissionais, como cantores, atores, palestrantes e outros do meio audiovisual procuram fonoaudiólogos para manter sua saúde vocal.

Sobre a remuneração, a média salarial de um fonoaudiólogo é R$ 2.600. Já um profissional experiente pode ganhar acima disso.

4. O fonoaudiólogo promove a inclusão social

A comunicação é a base para a nossa sobrevivência, possibilitando a interação, os relacionamentos, a realização de atividades, ou seja, o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Por isso, como dissemos no início, a Fonoaudiologia tem uma missão social importante: o fonoaudiólogo é responsável pela inclusão social de quem não consegue comunicar-se adequadamente sem ajuda — pessoas com autismo e outras deficiências —,  então, fazer uma faculdade de Fonoaudiologia significa contribuir para a igualdade entre as pessoas.

5. Há oportunidades nos setores público e privado

Você viu o quanto a fonoaudiologia é necessária. No entanto, ainda é comum pensar que os profissionais dessa área só trabalham em clínicas de saúde ou em consultório próprio. Mas eles podem ter cargos em escolas, instituições públicas, ONGs e até companhias de teatro, rádio e televisão.

E com a lei que obriga os planos de saúde a pagarem o tratamento fonoaudiológico, a profissão está ainda mais fortalecida e ganhando novos postos de trabalho!

Viu como essa é uma ótima opção para seu futuro profissional? Se você está buscando uma faculdade de Fonoaudiologia em Curitiba, conheça o curso da Faculdade Tuiuti do Paraná!

Ebook Fonoaudiologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *