5 dúvidas sobre Pós-Graduação que você sempre quis tirar

5 dúvidas sobre Pós-Graduação que você sempre quis tirar

Manter-se ativo no mercado de trabalho significa enfrentar um ambiente altamente competitivo. Entre os maiores problemas citados pelos profissionais, estão o desemprego e o despreparo para alcançar melhores oportunidades. Uma das possibilidades de solucionar o problema é investir em uma pós-graduação ou especialização em Curitiba, por exemplo.

Antes de tudo, é importante destacar que não adianta iniciar o curso pensando que apenas a nova formação faz a diferença em sua vida profissional. As vagas e promoções não aparecerão automaticamente só porque você fez uma especialização, terá que utilizar seus novos conhecimentos para identificar as oportunidades e agarrá-las.

Entretanto, para escolher sabiamente seu curso, existem algumas questões que precisam ser respondidas. Confira a seguir quais são elas!

1. Especialização e pós-graduação são iguais?

Ao contrário do que se acredita, uma pós e uma especialização são termos utilizados para se referir a diferentes modalidades. Chamamos de pós-graduação todos os cursos superiores feitos após a graduação. Já a especialização consiste nos cursos lato sensu e MBAs (Master of Business Administration, ou Mestre em Administração de Negócios), ou seja, aqueles focados no aperfeiçoamento profissional.

Por falar nisso, além dos cursos lato sensu, existem os stricto sensu, destinados aos profissionais que desejam construir uma carreira acadêmica — docência, pesquisa e desenvolvimento de projetos —, que são os mestrados e doutorados. Tais cursos possuem uma duração média de 3 a 5 anos. Por outro lado, os lato sensu duram, no máximo, 2 anos.