Acesse o conteúdo

5 dicas para escolher o curso ideal que combine com você

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

5 dicas para escolher o curso ideal que combine com você

Chegou um dos momentos mais importantes e decisivos da sua vida: escolher qual carreira seguir. Na passagem do ensino médio para ingressar no nível superior, diversas decisões precisam ser tomadas e uma delas é a escolha do curso ideal.

É o seu futuro profissional em jogo e há um leque de opções para escolher. Se você está lendo esse post e pensando eu não sei qual área combina comigo”, não se preocupe! 

Cá entre nós, tomar essa decisão não é uma das mais fáceis e ficar em dúvida é normal, afinal, você está escolhendo o seu futuro profissional. Mas, para te ajudar nessa decisão, nós separamos cinco dicas que vão te auxiliar na hora de escolher um curso. 

Como descobrir as minhas habilidades?

Quando o assunto é como escolher o curso certo, o primeiro passo para decidir a sua futura profissão é fazer uma autoanálise. É hora de pensar na sua personalidade e nas suas habilidades. Tem algo que você faz diariamente e sabe que é muito bom nisso? No que você tem mais afinidade? 

Pense com calma, pode ser algo simples que faz parte da sua rotina e você nem se deu conta que é o indício de um grande talento. Por exemplo, se nas aulas de matemática você é sempre o primeiro a responder às questões ou  ama as aulas de redação, saiba que essa habilidade pode ser um sinal das áreas que você tem mais afinidade. 

Analise suas características positivas e negativas, e pense fora da caixa. Busque pensar além do seu gosto pessoal, foque no que você faz bem, nas suas maiores habilidades e também naquelas coisas que você já não leva jeito, isso ajudará a eliminar algumas áreas.

Uma dica extra: faça um teste de orientação de carreiras! Com certeza você já ouviu falar sobre o teste de carreira, se você não fez ainda, saiba que ele pode te ajudar bastante na hora de traçar o seu perfil e descobrir as suas áreas de afinidade.

O que você se imagina fazendo?

Na segunda dica, começo fazendo uma pergunta: onde você se vê daqui a 10 anos? Já falamos que ter habilidade é um passo importante, mas para escolher a sua carreira profissional, é preciso ir além, você precisa amar aquela área e se imaginar fazendo aquilo pelos próximos anos. 

Coloque tudo no papel, comece pelo que você gosta de fazer e o que não gosta. É hora de pensar no futuro e listar tudo, desde os seus objetivos, quais suas prioridades e até expectativas. O seu foco é atuar em uma área que você ame, independente do salário, ou sua prioridade é o retorno financeiro? Coloque tudo em pauta!

Veja também:

E-book - Educação à Distância

Conheça alguns dos cursos de cada área

Se você chegou até aqui, já deve ter eliminado algumas áreas e começado a ter preferência por outras. Nesse ponto, separe as áreas entre biológicas, exatas e humanas, e analise quais você tem uma maior afinidade.

Com isso em mente, é importante que você conheça os cursos superiores de cada uma. Pesquise as profissões, possibilidades de atuação, especialização, o que se estuda ao decorrer da graduação e a grade curricular. Lembre que em um curso de ensino superior, você não estuda somente o que gosta. Por isso, é importante se certificar a respeito das disciplinas ao longo da graduação.

Dedique tempo a pesquisar sobre as áreas! Quanto mais você conhece, mais fácil se torna decidir se ela é a escolha certa para você!

Converse com os profissionais 

Já que estamos falando sobre conhecer mais a respeito das profissões, uma dica de ouro é conversar com profissionais da sua área de interesse. Não dá para ficar só nas pesquisas e na parte teórica, é preciso conhecer a prática, o dia a dia dos profissionais e para isso não há nada melhor do que conversar com alguém que tem experiência e pode te mostrar a realidade da profissão.

É nesse contato que você conhecerá mais sobre a rotina, quais as dificuldades e pode tirar todas as suas dúvidas. Com uma boa conversa, você poderá mergulhar mais na área e se enxergará ou não nesta profissão. 

Para encontrar profissionais da área também não é uma missão difícil, você pode entrar em contato com ex-alunos, perguntar à sua família ou até amigos. Depois de conseguir conversar com um profissional, veja a possibilidade de acompanhá-lo em um dia de trabalho. Melhor ainda é passar um dia acompanhando a rotina e vivenciando um pouco da sua futura profissão, hein? Vale a pena perguntar! 

Como anda o mercado de trabalho?

Agora que você já começou a se encontrar e deve ter em mente algumas profissões, é hora de pensar além dos cursos de graduação, chegou o momento de pesquisar como está o mercado de trabalho da sua futura profissão. É promissor a sua área? Há uma grande procura por profissionais capacitados? 

Pesquise sobre oferta e demanda, vagas de emprego, perspectiva da profissão para o futuro, possibilidades de atuação, carga horária, piso e teto salarial atualmente. Estude a fundo o mercado de trabalho porque em breve você estará ingressando nele. 

Com essas dicas, você está a um passo de começar sua faculdade. Seja qual for a modalidade, imagino que a decisão de escolher uma graduação ficou mais fácil, não é? 

E já que estamos falando em profissão e mercado de trabalho, aí vai uma dica extra: confira o nosso último post sobre o crescimento na busca de profissionais da saúde atualmente e descubra quais as áreas promissoras para os próximos anos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *