Acesse o conteúdo

4 dicas de capacitação para o mercado de trabalho atual

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

4 dicas de capacitação para o mercado de trabalho atual

Quem nunca sonhou em conquistar aquele emprego dos sonhos na sua área de atuação, com um bom salário e uma posição de destaque? Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, para alcançar essa meta é necessário ter um grande diferencial.

Se você quer ter uma carreira de sucesso, mas ainda não começou a pensar na sua capacitação, aí vai um conselho: é hora de rever seus planos. Não dá para ser só mais um no cenário atual, é preciso se destacar em meio aos concorrentes e manter-se sempre atualizado com as novidades da sua área.

Caso você não saiba como começar a se preparar para o mercado de trabalho, estamos aqui para te ajudar! A seguir, vamos te apresentar a importância da qualificação profissional e quatro dicas para você se capacitar.

Qual a importância da capacitação?

Quando falamos de mercado de trabalho, você já sabe que o mercado está cada vez mais exigente, como citamos acima. Mas ele também está mais competitivo, com um enorme volume de concorrentes para apenas uma vaga. São milhares de pessoas tentando diariamente conseguir um emprego e mostrar a sua importância para a empresa.

Para conquistar seu espaço em meio a competitividade no mercado de trabalho e ser referência na sua área, o grande segredo é a qualificação profissional.  Uma empresa quando olha o seu currículo quer ter certeza que você tem domínio na área e busca se especializar no assunto. 

A capacitação não só traz um diferencial que enriquece o seu currículo, como também faz você conquistar mais experiência, mais visibilidade, além de  possibilitar que você alcance cargos mais altos e salários maiores. Quanto mais capacitado, maior o seu valor para a empresa e, consequentemente, aumenta suas chances de empregabilidade. 

Quer se destacar? Confira 4 dicas de capacitação! 

Nesse ponto do texto, já deve ter ficado claro que a palavra chave para uma carreira de sucesso, é a qualificação profissional. Se entrar no mercado de trabalho é o seu maior objetivo, é hora de sair da sua zona de conforto e começar a capacitar-se nas suas áreas de atuação. Para te auxiliar a conquistar a tão sonhada vaga, separamos quatro dicas que vão ajudar você a se destacar no mercado de trabalho.

Veja também:

CTA Newsletter

Por que investir em uma graduação?

Se você ainda não fez uma graduação ou está em dúvida sobre o assunto, saiba que o nível superior pode abrir um leque de oportunidades para você. Esse é o primeiro passo se você quer entrar no mercado de trabalho com o pé direito e se destacar.

É por meio da graduação que você se prepara para o mercado de trabalho, conquista o diploma e adquire conhecimento sobre a sua área. Estudar em uma instituição de ensino que é referência no Estado e tem uma metodologia prática e teórica, também faz diferença no seu currículo, pois você conquista experiência ainda na  graduação.

Curso técnico: quais as vantagens?

Mas, não basta apenas estar formado em determinada área. É preciso buscar constantemente aperfeiçoar as suas técnicas, atualizar seus conhecimentos e aprender novos ensinamentos.  Afinal, não dá para ficar parado no tempo, não é?

Por isso, na lista de itens que vão te ajudar a se destacar, não podem faltar os cursos profissionalizantes. São eles que vão fazer você conquistar mais experiência e um diferencial atrativo para a empresa. Além disso, é por meio do curso técnico que você aprende na prática a profissão e se prepara para o que vai enfrentar no mercado de trabalho. 

Os cursos não só trazem uma formação voltada para atividades práticas, como dão um upgrade no seu currículo. É sua chance de aprimorar sua atuação profissional! Seja um curso técnico, uma pós-graduação ou uma segunda graduação EaD, é essencial para alavancar a sua carreira e mostrar que você está sempre evoluindo profissionalmente. 

Qual o segredo para se destacar no mercado?

Se você acha que após concluir um curso técnico, é hora de parar, saiba que está errado! O grande segredo para conquistar seu espaço, é nunca parar de estudar. Um bom profissional sempre está se atualizando. 

Hoje em dia, você nem precisa sair de casa para isso, existem diversos cursos online com certificado que você pode fazer mensalmente. Se você quer conquistar aquele emprego dos sonhos que falamos lá no início do texto, é preciso ser referência na sua área e para se tornar uma, é preciso estudar constantemente.

Caso você já tenha feito vários cursos da sua área, então saia da sua zona de conforto! Busque novos aprendizados, áreas diferentes que vão agregar ao seu currículo ou até mesmo um curso de idiomas, que também é essencial.

Já pensou se surge uma oportunidade de trabalho naquela empresa dos sonhos e você tem todos os cursos técnicos requisitados, mas é exigido dominar um outro idioma? Sem saber o básico do inglês, você poderá perder uma grande chance.

O que é Soft Skills?

Apesar das competências técnicas serem muito cobradas pelo mercado, essa não é mais a única exigência. Se você nunca ouviu esse termo antes ou até leu em algum lugar, mas não conhece o seu significado, saiba que ele é essencial para sua inserção no mercado. Traduzindo, soft skills significa habilidades interpessoais. 

Mas, que habilidades são essas? Os soft skills se referem ao seu comportamento na empresa, como você trabalha em equipe e age com as pessoas ao seu redor. Afinal, para ter um bom ambiente de trabalho, é necessário um grupo que funcione bem em conjunto, sem conflitos. 

O mercado está em busca de profissionais que saibam lidar com suas emoções após um conflito ou um dia de trabalho sob pressão. Alguns exemplos de soft skills exigidas pelo mercado, são: a resiliência, boa comunicação, colaboração e flexibilidade.

Agora que você chegou até aqui, deve está pensando por qual dica deve começar. Aí vai um conselho extra: aposte na sua formação. Se você tem uma rotina corrida, o EaD pode ser a solução ideal. Falando nisso, temos diversos conteúdos sobre a metodologia de ensino a distância,  aproveite para conferir o nosso último post sobre a  Educação a distância: Como criar um planejamento de estudos de qualidade.

E-book - Educação à Distância

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *