3 dicas básicas para a entrevista do mestrado ou doutorado

3 dicas básicas para a entrevista do mestrado ou doutorado

Para ser aceito em um programa de pós-graduação strictu sensu, o candidato deve se submeter a um processo seletivo reconhecido por seu alto nível de exigência e complexidade.

Entre os itens avaliados estão a proficiência em língua estrangeira e a análise do currículo. Além disso, o aspirante deve formular um projeto de pesquisa e participar de uma arguição com a banca.

Mas você sabe como se agir em sua entrevista de mestrado ou doutorado? Que comportamentos são bem avaliados? Neste miniguia, damos algumas dicas para que você cause a melhor das impressões.

#01. Estude o seu projeto

Pode parecer redundante, mas estude cada detalhe do seu projeto. Não caia na tentação de, nos dias que antecedem esta etapa, fazer apenas uma leitura superficial do conteúdo.

Revise os principais argumentos, justificativas e dados utilizados. E, por melhor que seja o seu preparo, ainda sim você corre o risco de se confundir ou esquecer algum ponto importante por conta do nervosismo e ansiedade naturais provocados pela situação.

Por isso mesmo, é essencial que você possua amplo domínio sobre o problema proposto. Essa segurança é essencial até mesmo para que você possa construir o “roteiro” que idealizou em sua mente.

A mesma recomendação vale para as referências citadas em seu trabalho. Tenha a exata dimensão do legado das fontes para a área de estudo. Essa contextualização é útil na hora de ordenar as ideias.

#02. Conheça a dinâmica de um processo de pesquisa

Orientadores tendem a valorizar candidatos que possuem um conhecimento prévio sobre a dinâmica que envolve um projeto de pesquisa. Quando eles se dão conta de que não será preciso ensiná-lo todo o processo, você abre vantagem sobre os seus concorrentes.

Sob essa perspectiva, entenda, por exemplo, quais são os critérios para a publicação de um artigo, como funciona e qual a importância do sistema Qualis, entre outros procedimentos.

#03. Seja claro, conciso e humilde

Ainda como parte de nossas dicas para a entrevista de mestrado ou doutorado, foquemos agora nos aspectos comportamentais. Não seja audacioso a ponto de acreditar que o seu projeto é o melhor do mundo.

Por mais bem estruturado que ele esteja, há sempre algo que pode ser acrescentado ou revisto. Por isso mesmo, o ideal é que o candidato seja capaz de reconhecer as limitações com as quais se deparou.

Se a banca fizer alguma observação ou questionamento nesse sentido, não interprete como uma afronta. Lembre-se que eles têm vasta experiência e estudam esse tema há muitos anos.

Por outro lado, isso não abre margem para que você argumente de maneira inconsistente. Procure se antever aos pontos que podem originar questionamentos, e treine antecipadamente para respondê-los.

Se seguir as nossas dicas para a entrevista de mestrado ou doutorado, essa experiência pode ser bem menos assustadora do que parece. Se você tem o interesse em cursar uma pós-graduação strictu sensu, conheça os programas oferecidos pela Universidade Tuiuti do Paraná, acessando nosso site.