Acesse o conteúdo

Saiba como organizar o seu tempo para fazer uma pós

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Saiba como organizar o seu tempo para fazer uma pós

Fazer um curso de pós-graduação traz benefícios tanto para a carreira, quanto para a vida pessoal. Ao decidir investir em uma pós, o primeiro passo é escolher a especialização ideal, a instituição de ensino, organizar o orçamento e o cronograma para assistir às aulas. Muitos acreditam que essa é a etapa mais árdua de todo o processo, contudo, conseguir conciliar a rotina de estudos com um trabalho integral é ainda mais difícil.

Pensando em lhe ajudar nessa questão, elaboramos este conteúdo com algumas dicas para que você consiga administrar melhor seu tempo e realizar as duas tarefas. Confira!

Faça uma lista de prioridades

Você resolveu apostar nos estudos para crescer profissionalmente e se destacar no mercado; ou seja, é uma grande prioridade no momento. Entretanto, o seu trabalho regular também exige bastante comprometimento, afinal, é com ele que você consegue pagar as mensalidades da sua pós. 

Desse modo, para conseguir dar conta das duas atividades sem negligenciá-las, a recomendação é organizá-las de forma que os horários não se choquem. Por exemplo: dê preferência aos cursos com aulas aos sábados para que possa se concentrar no trabalho durante os dias úteis.

Conheça e estabeleça limites

Reservar tempo de estudo é sempre uma grande dificuldade para quem possui um emprego formal. Somente assistir às aulas não é o suficiente para absorver as informações, portanto, é fundamental separar horários fixos para revisar o que foi visto em classe. 

Faça uma análise de todo o seu cronograma e identifique quando poderá se concentrar nos estudos. Porém, tome cuidado para não se sobrecarregar; evite lotar sua agenda de tarefas. O ideal é deixar sempre um “respiro” entre os compromissos.

Leia também:

Defina uma rotina 

Depois de agendar as aulas da pós-graduação e reconhecer quando consegue se dedicar às duas tarefas sem dificuldades, é hora de criar uma rotina. Definir horários certos para se levantar, comer, dormir e realizar outras atividades é essencial para manter um equilíbrio entre as obrigações profissionais e pessoais. 

Para ajudar nesta tarefa, vale a pena utilizar aplicativos para celular, agenda física ou mesmo um caderninho simples com horários fixos para cada tarefa. Tal medida ajuda a manter o foco e evita procrastinações.

Lembre-se do descanso

Uma boa organização de tempo é fundamental para não cair em exaustão. Além de criar uma rotina para seus compromissos, reserve também algumas horas do seu dia para o descanso. Noites maldormidas e falta de lazer comprometem muito a produtividade, causam estresse e outras enfermidades que prejudicam o seu aprendizado e desenvolvimento. Encontrar o meio termo entre diversão e obrigação é a chave para atingir o sucesso. 

Aposte em hacks de produtividade

Hacks de produtividade são, basicamente, atalhos que ajudam a tornar a rotina mais eficaz para que você consiga produzir mais e melhor. O intuito é aproveitar ao máximo o tempo de cada tarefa e alcançar um desempenho satisfatório. Alguns desses métodos podem ser aplicados em todos os aspectos da sua vida, como se alimentar bem e beber bastante água, praticar atividades físicas, evitar as redes sociais durante o trabalho, parar de tentar fazer atividades ao mesmo tempo ou criar recompensas ao concluir cada tarefa.

Estar matriculado em uma pós graduação enquanto precisa manter um trabalho integral não é nada fácil, mas as dicas que citamos aqui certamente lhe ajudarão bastante. Tenha em mente que tudo se baseia em ter disciplina para manter a rotina e nos cuidados com a saúde e bem-estar. Afinal de contas, sem qualquer um deles, dificilmente conseguirá concluir qualquer atividade.

Gostou das nossas sugestões? Acesse o site da Universidade Tuiuti do Paraná e descubra como podemos lhe ajudar a avançar em sua carreira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *